02de Maio,2024

Geopt.org - Portugal Geocaching and Adventure Portal

17 July 2013 Written by  Rui Duarte

PR6 TVD - Rota da Luz (o Sul...)

À semelhança do que tenho feito nos últimos meses alternei os meus dois dias folga entre o BTT pelas Linhas de Torres e a caminhada por uma PR.
A escolhida desta semana foi a PR6 TVD... uma "pequena" Rota que terá no seu total algo um pouco superior a 23 km. Não sei bem qual o conceito de PR aqui aplicado, 23km??

Imagem

Este passeio é apresentado no site da CM de Torres Vedras como percorrendo na totalidade uma das freguesias, a da Carvoeira. Uma das mais antigas do concelho, repletas de encostas vinícolas.
Se me pedissem para resumir numa palavra o passeio, diria isso mesmo, Vinhas! E mais Vinhas! E mais Vinhas! [:D]
Por esta altura estão numa fase lindíssima, com diversas tonalidades de verde conforme o alinhamento escolhido, motivado pela orientação da encosta. Espetacular!

Imagem

Para este dia, abençoado pela meteorologia com tempo nebulado e fresco, escolhi percorrer a zona mais a Sul do proposto pela CM, utilizando a "escapatória" para fazer um percurso de 16km... a quilometragem total proposta ainda não é para mim. Mesmo assim, cheguei já um pouco moído ao carro. [:I)]

Decidido a começar o passeio o mais perto possível (como sempre) parei o carro na localidade da Zibreira onde abri logo as hostilidades, ao procurar uma cache junto da Igreja local.

Esta primeira parte do passeio leva-nos a percorrer duas pequenas localidades, contornando-as pela sua direita (o regresso é feito do outro lado das mesmas localidades evitando assim passar nos mesmos caminhos), a já referida Zibreira e um pouco mais adiante Almagra onde encontramos um pequeno mas muito bem arranjado largo/jardim, do outro lado da antiga escola primária (sempre bonitas, que saudades).

Imagem
Deixamos Almagra (seguimos as setas para Á-da-Rainha) e a estrada alcatroada para percorrer um único trilho que nos levará até Carreiras, são várias (muitas) centenas de metros em que acompanhamos sempre a cerca da (julgo eu) Quinta da Charneca até desembocarmos na zona mais baixa da localidade. Foi a aldeia mais interessante que vi, com os seus dois ribeiros serpenteando pelas ruas... gosto bastantes dos efeitos que provocam na construção e só tive pena da nora local estar completamente desfeita.

Aproveitei para tomar um retemperante café e coloquei-me a caminho para a ultima das zonas habitadas, Á-da-Rainha.

Nestes primeiros quilómetros (se se optar por fazer como eu) temos uma paisagem mista urbana/agrícola (caseira) fruto das quatro aldeias que percorremos (cerca de 4km) e depois passamos para a rural (cerca de 7km) sem vermos mais que as quintas e afins a espaços largos, invariavelmente enquadradas entre trilhos, vinhas e cereais.

Imagem
Pelos caminhos, pequenas aves insectívoras pululam à nossa passagem e aves de rapina varrem com o olhar as redondezas em busca dos coelhos que também vão dando um ar da sua graça. Nem todos os animais ficam indiferentes à nossa passagem como pude comprovar pelo olhar reprovador de algumas aves domésticas já à chegada à Carvoeira (local designado oficialmente para se iniciar/terminar a PR).

Daqui e para regressar ao carro a Rota leva-nos de volta ao rural... tão rural que o trilho/caminho que percorremos se confunde com a própria vinha e é um daqueles casos em que se não estivesse identificado, não ali passaria com receio de estar em propriedade privada.

Mais uma vez, e bem, a marcação do percurso permite que se opte por fazer a rota em duas vezes, utilizando um caminho rural para a variação (6.1).
É de longe a PR melhor marcada que já percorri e se não fosse pelas caches [:D] poderia ser feita totalmente sem GPS. Apenas uma encruzilhada dava azo a algumas dúvidas mas se levássemos connosco o flyer disponibilizado pela autarquia, não havia como falhar. Até porque essa falta é na ligação/variação e nessa zona temos à vista a localidade para onde nos devemos dirigir.

No que concerne ao Geocaching, este troço está mais que servido de "tupperwares" e temos oportunidade de a espaços tentarmos angariar mais um found para a contagem.
Estão "divididas" entre as que picam as localidades, as que picam os POIs (nomeadamente as duas igrejas assinaladas na PR), e as que povoam os trilhos (sem designação outra que um nº e o nome da rota).

Um passeio muito agradável por estes dias, com, as Vinhas em pleno, os campos de cereais a serem colhidos e as figueiras "madrugadoras" com um número muito generoso de frutos... do tamanho de peras!!! :o nham!

Login to post comments
Geocaching Authorized Developer

Powered by Geocaching HQ
Geocaching Cache Type Icons © Groundspeak, Inc.
DBA Geocaching HQ.
All rights reserved. Used with permission.