18de Setembro,2018

Geopt.org - Portugal Geocaching and Adventure Portal

Estrada Nacional 2

Espaço onde são apresentados e discutidos todos os temas relacionados com projectos geopt.org tais como mini-super liga, trackable race, projecto Geogare, GeoScouts, Floresta Viva, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive, migueis

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #191 a sábado 20 ago 2016, 01:12 

Re: Estrada Nacional 2

prodrive Escreveu:E que tal a experiência?

Muito interessante. Uma bela viagem pelo Portugal profundo que é muito mais imersiva se feita assim de forma contínua.
Teria ganho se tivesse reduzido as caches feitas a um terço ou vá lá metade. Muita cache dispensável que não quebrando demasiado o ritmo (pois fora dois ou três casos desistia muito rapidamente se não a encontrava) me fez parar por vezes com frequência demasiada.

O meu log genérico vai ser à base de um post que aqui hei-de escrever pelo que em breve descreverei melhor a viagem ;)

prodrive Escreveu:Gostaste de Picha? E de Venda da Gaita?

Não tinha ideia que ficavam mesmo de seguida :) Meti gasóleo na Picha e não notei nada de especial [:D]
Uma das curiosidades da N2 é atravessar dezenas de localidades com nomes interessantes.
Imagem Imagem Imagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: quinta 09 dez 2010, 13:38

Mensagem Post: #192 a sábado 20 ago 2016, 02:11 

jasafara Escreveu:Meti gasóleo na Picha e não notei nada de especial [:D]

Não seria mais interessante meter Gasóleo na Venda da Gaita? [:P]
Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #193 a sábado 20 ago 2016, 08:49 

IDILIO49 Escreveu:
jasafara Escreveu:Meti gasóleo na Picha e não notei nada de especial [:D]

Não seria mais interessante meter Gasóleo na Venda da Gaita? [:P]

Tens muita razão. Mas é em Picha que há a estação de serviço :)
Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #194 a sábado 20 ago 2016, 09:47 

Tenho de trocar umas impressões com o meu novo presidente :)

Em alguns poucos concelhos vêem-se já umas tarjas verticais publicitando a EN2 mas muito há a fazer para marcar condignamente a nossa route 66...

Embora não tivesse tido nenhum problema de navegação, muito à conta das caches mas também do óptimo guia do Autohoje em boa hora recomendado pelo @Bernardo70, sem dúvida que a estrada está bastante mal marcada nos pontos que podem suscitar mais confusão, para começar logo à saída de Chaves...

Também seria interessante que na rotunda do ponto 0 em Chaves fosse colocada placa similar à que existe em Faro a indicar a distancia para a outra extremidade além de um placard como deve ser a indicar todo o percurso.
Imagem Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: quarta 04 jul 2012, 00:23

Mensagem Post: #195 a domingo 21 ago 2016, 14:04 

Aguardo com grande expectativa o relato da viagem.

É um "passeio" que gostaria de fazer num futuro próximo.
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #196 a domingo 21 ago 2016, 22:01 

Dia 00 - De Lisboa a Chaves passando por Braga, Cevide e Vinhais.

Porquê ir a direito...

Imagem

se se pode ir por Braga e fazer um pequeno desvio...

Imagem

Objectivos da jornada

1) Passar pelo mega de Braga e fazer finalmente uma lab-cache.
2) Passar pelo ponto mais a norte de Portugal e fazer as duas caches que existem em Cevide.
3) Ir até Vinhais tentar fazer FTF's nas duas caches sem ser de D/T 5 há mais tempo publicadas sem founds.

Resultados

1) Era para ser mesmo uma visita de médico mas ainda lá estive um pouco mais do que contava. Acabei por encontrar muitos geocachers conhecidos entre os organizadores e participantes (de paragens tão distantes como os Açores :)). Ficou a promessa de para o ano no Porto ser com tempo. Estava também curioso em perceber como funcionavam as lab-caches. Ainda estive à procura dela até perceber que era virtual [:D]

2) Aqui explicado o contexto :) Desde essa altura que decidi que haveria de entrar para o "quadro" dos geocachers que fizerem as caches mais a norte e mais a sul de Portugal. O facto de o ter feito em metade do melhor tempo anterior foi apenas um pormenor potenciado por ter associado este desafio ao de percorrer a EN2 de seguida :)

3) FTF ainda por validar com o owner na (earth-) Marmitas da Ranca e desistência a uns metros do GZ na (tradicional-) Monte de Sanamêdio - Un. Freg. de Nunes e Ousilhão. Estava a escurecer, havia muitas silvas e a minha mulher tinha ficado à minha espera a umas centenas de metros no meio do nada. Foi pena não ter chegado a procurar a cache como deve ser (e por isso não ir fazer DNF) mas foi uma bela aventura num local perdido que recomendo fortemente a visita. Se continuar sem visitas um dia destes ainda lá volto para fazer o FTF [:D]
Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #197 a domingo 21 ago 2016, 23:43 

Dia 07 - Sul

Um salto temporal até hoje, dia em que fui até à ilha Deserta, ou Barreta ou do Cabo de Santa Maria para fazer a cache mais a sul de Portugal.
Muito giro o passeio de barco a partir de Faro e muito agradável a caminhada até ao GZ. Para lá pela praia e na volta pelo passadiço que começa no sítio onde está o "monumento oficial" ao cabo.

Ao contrário da cache que está na outra extremidade do país e está efectivamente no local mais a norte ou muito perto disso pois está por baixo do marco que identifica esse ponto de fronteira,

Imagem

a cache Sul poderia estar umas dezenas de metros mais a sul (eventualmente até junto ao tal monumento em N 36° 57.600 W 07° 53.217 e quase 200m mais a sul)

Imagem

Eu por mim estive ainda um bom bocado mais a sul (o ponto onde tirei esta foto fica em N 36° 57.420 W 07° 53.401 na extremidade de um pequeno istmo que na maré baixa me permiitiu ir até esse ponto com água com profundidade de não mais de 80cm. Está a mais de 500m a sul da Sul :)

Entre os dois pontos (mais a norte e mais a sul) distam 576,67km.
Eu fiz a ligação entre os dois pontos em 7 dias mas para quem quiser esmagar o record a ligação pode perfeitamente ser feita numa única jornada e curiosamente com uma quilometragem inferior à da EN2. Falta o barco (que pode ser lancha ou o ferry) e as caminhadas até ás caches o que no caso mais rápido acrescentaria pouco mais de uma hora ao trajecto.

De referir que o percurso acima faz a ligação entre Valença e Cevide pelo lado português porque eu coloquei as coordenadas de Cevide e não as da cache. Com as da cache o acesso proposto é por Espanha e foi o que eu fiz até porque depois era mais rápido para continuar para Vinhais. Embora a pé a ligação entre Portugal e Espanha se faça ali em poucos minutos e poucas centenas de metros se fosse de carro a volta era razoável.
Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #198 a segunda 22 ago 2016, 00:30 

Dias 01 e 05 - EN2 Extended

Além de ligar os pontos mais a norte e mais a sul também achei que a viagem de Chaves a Faro ficaria incompleta sem fazer os poucos kms que permitem complementar a jornada com a ligação a Espanha a norte e com o oceano a sul.

Assim parti para o km 0 da fronteira de Vila Verde da Raia (e respectiva cache) e depois de chegar ao km 738,5 fiz a ligação à marina de Faro (e à cache mais próxima).

A fronteira a norte de Chaves era a única das 10 fronteiras principais entre Portugal e Espanha (listadas na página da cache) onde nunca tinha passado.

Nota: A rota proposta pelo google maps para ligar estes dois pontos não passa nem um bocadinho pela EN2 (mesmo considerando as opções sem portagens e auto-estradas)...
A ligação mais rápida é como expectável desviada pelo litoral embora os pontos de partida e chegada estejam mais para este do que para oeste...
Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #199 a segunda 22 ago 2016, 01:07 

Para memória futura fica aqui a posição que tenho neste momento no ranking que mais gosto (rácio de favoritos, no momento escalão de mais de 4K caches portuguesas).

Imagem

Estava quase, quase a ultrapassar a Flora e eis que...
...quando logar as mais de 100 caches que fiz nestes dias (maioritáriamente da badge de EN2) me vou afastar um pouco.

Tenho agora de fazer um especial "esforço" para conseguir entrar no último escalão (>5k founds portugueses) em primeiro lugar :)

Quanto à badge tinha como objectivo o primeiro lugar, apenas como desafio pessoal pois é coisa que não me diz nada, mas fiz mal. Devia ter feito muito menos caches e bem escolhidas. Principalmente nos primeiro e último dias já estava um bocado farto de estar sempre a parar tanto que passei olímpicamente por cerca de uma dezena de caches sem parar.
Houve também uns tantos DNF's, mais algumas caches desactivadas ou que o deveriam estar. Pelo meio talvez uma dezena ou duas de boas caches que irei destacando troço a troço, juntamente com aquelas escolhidas de fora da badge (mas próximas) que fui fazendo.

Parti para este jornada apenas com 6 caches feitas e ainda não fiz bem a contabilidade mas deverei ter acabado com próximo de 100 o que me deverá colocar em terceiro/quarto lugar da badge. Enfim IAAN [:D]

Imagem

Ah. E algures pela EN2 fiz a minha cache 5K ;)
Imagem Imagem Imagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: terça 27 abr 2010, 13:57

Mensagem Post: #200 a segunda 22 ago 2016, 10:38 

Em algumas semanas faz-se 200km para procurar uma ou duas caches... noutras, uma ou duas caches a cada 2k. [SMILING FACE WITH OPEN MOUTH]

Enviado do meu SM-J500FN através de Tapatalk
Imagem Imagem Imagem Imagem
AnteriorPróximo

Voltar para PROJECTOS GEOPT

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes