20de Setembro,2018

Geopt.org - Portugal Geocaching and Adventure Portal

E quando cachar dá direito a uma ida à polícia!?

Todos os assuntos relacionados com Geocaching.

Moderadores: hulkman, prodrive, ajsa

Geocoin
Geocoin

Registado: terça 07 jun 2011, 18:04

Mensagem Post: #31 a sábado 26 ago 2017, 00:24 

Re: E quando cachar dá direito a uma ida à polícia!?

clcortez Escreveu:
Não se chama labrego a ninguém, muito menos nesta situação. Quem estava a mais era o geocacher, não o contrário.
Passear no campo (meios rurais) não é normal hoje em dia. Já foi, já não é.

la·bre·go |ê|
(espanhol labriego)
adjectivo e substantivo masculino
1. [Informal, Depreciativo] Que ou quem vive no campo ou numa zona rural. = CAMPÓNIO
2. [Informal] Que ou quem é grosseiro ou malcriado. = LORPA

"labrego", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/dlpo/labrego [consultado em 25-08-2017].

Esse comentário é que me parece "estar a mais".
Tenho tanto direito de caminhar pelo espaço publico em qualquer lugar deste país como qualquer habitante local.

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: terça 27 abr 2010, 10:52

Mensagem Post: #32 a sábado 26 ago 2017, 00:42 

Vi ali em cima escrito "depreciativo".

Ai sim? É tudo nosso? Então quando levares com chumbo não te admires. O respeito pelas comunidades diz muito da nossa personalidade.

Não perceber o sentido de um comentário não é a mais, é de menos.
Re-lê o que escrevi sem pensares que te estou a atacar. É a maneira correta.

Enviado do meu SM-G360F através de Tapatalk
Imagem
Imagem Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Mensagem Post: #33 a sábado 26 ago 2017, 01:50 

Pois claro que está ali escrito "depreciativo", não é uma palavra que denote "apreciação". E depois, é proibido, tem de se gostar de tudo? Não é "normal"?

Tens que me explicar como caminhar no espaço público, num percurso até em grande parte coincidente com um traçado de caminhadas oficial (PR3 - LNH), é faltar ao respeito às comunidades, não consigo entender.

Estamos num fórum a argumentar e trocar pontos de vista civilizadamente, ao contrário de quem me denunciou de uma forma cobarde (ui, outra palavra depreciativa!) na quarta-feira. Porque é que haveria de pensar que me estás a atacar?

clcortez Escreveu:Não perceber o sentido de um comentário não é a mais, é de menos.

Subscrevo, não podia estar mais de acordo!

Small
Small

Registado: quinta 13 nov 2014, 01:33

Mensagem Post: #34 a domingo 27 ago 2017, 00:46 

Eu sou um borrado nessas cenas! Detesto fazer caches sozinho precisamente por esse tipo de conflitos! Faço geocaching com pessoal que é super descontraído nessas cenas mas eu não o consigo ser! Já deixei muitas caches por fazer à noite por ficarem junto a residências. E quando as faço, mesmo que acompanhado sinto um mau estar e um nervoso miudinho! Lá está! Sou um borrado! Talvez isto seja um sintoma de viver numa aldeia em que a maioria das pessoas tem uma mentalidade bastante lá atrás e por isso respeito bastante a paz dos outros! Nem toda a gente cresceu com uma educação ou mentalidade para tentar entender certas coisas e não culpo ninguém por reagir mal à presença estranhos em meios onde não é habitual que os haja. De lembrar que grande parte das pessoas das nossas aldeias ainda vivem numa cultura de medo! O que é desconhecido é sempre mau, o que é estranho é sempre ameaçador e a mudança é o mais temível dos medos. E depois há os incêndios, assaltos, vandalisno, etc etc. Na minha própria aldeia, que nem é muito isolada, não é normal passarem carros às 4h da manhã em certas estradas ou ouvir qualquer tipo de barulho na rua! Quando tal acontece, até eu vou à varanda ver o que se passa! Às vezes basta um cão a ladrar para as pessoas imaginarem logo o pior... Que isso nos afecte enquanto geocachers e seja revoltante para quem anda só à procura de um container e não tem intenção de fazer mal é perfeitamente compreensível. Mas não deixo de compreender também o outro lado!

Enviado do meu VTR-L09 através de Tapatalk

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #35 a domingo 27 ago 2017, 15:17 

Eu não sou "borrado" mas acho complemente estúpido ir-se fazer caches de noite para sítios habitados que não sejam completamente urbanos.
Como já foi dito tem de haver respeito pelas comunidades locais por boçais e labregas que sejam ou pareçam a um citadino.
Por norma e como o Gustavo disse um simples cumprimento ou uma troca de palavras resolve o problema.
Claro que há sempre "labregos de proporções Bíblicas" [:D]
Imagem Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Mensagem Post: #36 a domingo 27 ago 2017, 21:42 

Realmente, andar a fazer geocaching — ou outra actividade qualquer ao ar livre — a altas horas da madrugada em lugares habitados e afastados não me parece algo muito sensato, isso devia ser de senso comum.

Voltando à minha experiência do outro dia, gostaria de acrescentar que apesar de ter nascido numa grande cidade, como grande parte dos portugueses também tenho raízes rurais e conheço bem esse mundo, para o bem e para o mal [com isto quero dizer que não tenho nenhuma visão romantizada/citadina desse espaço e sei bem como as coisas funcionam, por experiência própria e até por formação académica (Antropologia Cultural)]. Tenho por hábito saudar e cumprimentar as pessoas quando me encontro em lugares mais isolados, especialmente no campo mas também nas cidades (que também os há nas cidades: parques, jardins ou ruas menos frequentadas).
Tal como o Gustavo, também já passei por algumas situações em que entrei inadvertidamente em propriedade privada e, no caso em que me cruzei com os proprietários, resolveu-se a ocorrência com uma troca afável de palavras, explicando o que estava a fazer e como vim ali parar. Curiosamente, na passada quarta-feira voltou a acontecer: num atalho por uma estrada de terra batida sem qualquer barreira ou vedação vim dar às traseiras de uma moradia; aproximei-me dum homem que vi ao longe, cumprimentei-o, pedi-lhe desculpa por me ter enganado no caminho e saí pela porta da frente enquanto ele segurava o cão de guarda. ;)
Nada do que se passou nesse dia, quer nos meus actos quer nas interacções que tive com as (poucas) pessoas que encontrei pelo caminho, pode ser visto como falta de respeito pelas "comunidades locais", por mais boçais e labregos que sejamos. Mas infelizmente, "labregos de proporções bíblicas" encontram-se em todas as latitudes e longitudes. :)

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: terça 27 abr 2010, 13:57

Mensagem Post: #37 a domingo 27 ago 2017, 22:05 

Já me aconteceu muitas vezes, mas a andar de bicicleta. É incrível a quantidade de locais, mesmo aqui à volta de Lisboa, onde se consegue aparecer nas traseiras das casas, vindos das matas e afins, sem se estar à espera. Por sorte nunca me dei de caras com câes de guarda mas já fui dar a verdadeiras fortalezas (na parte da frente das casas, por nas traseiras népias).
Imagem Imagem Imagem Imagem

Large
Large

Registado: segunda 03 set 2012, 20:13

Mensagem Post: #38 a terça 29 ago 2017, 23:09 

RuiJSDuarte Escreveu:Já me aconteceu muitas vezes, mas a andar de bicicleta. É incrível a quantidade de locais, mesmo aqui à volta de Lisboa, onde se consegue aparecer nas traseiras das casas, vindos das matas e afins, sem se estar à espera. Por sorte nunca me dei de caras com câes de guarda mas já fui dar a verdadeiras fortalezas (na parte da frente das casas, por nas traseiras népias).

parece-me que é necessário chamar a polícia...

Com polícia ainda não tive nenhuma experiência, mas com populares muitas vezes, também pelo facto de andar algumas vezes só na busca pelas caches... o entrar em terreno privados e ir ter onde não queremos, só não passou por isso quem nunca foi para o meio do monte em busca da cache.

Mas, já tive uma situação numa zona rural, eu estar agachado a fazer o registo, avistar um tractor agrícola que não vinha para aquela zona, mas como o condutor pareceu-lhe ver algo no meio do mato, veio averiguar o que se passava... lá lhe expliquei a lengalenga toda... no final ao que o senhor me responde: "esconda lá isso outra vez, que já sei o que isso é, às vezes tenho de ir aí esconder isso melhor, que quem cá vem deixa isso à vista".

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: terça 27 abr 2010, 13:57

Mensagem Post: #39 a quarta 30 ago 2017, 10:25 

O mais parecido com o referido pelo Paulo que me aconteceu foi na Margem Sul, a procurar algumas caches de um dos PTs da zona, não me lembro bem do local (sei que se acede pelos carris do comboio do gás ou lá o que é) mas sei que é numa zona de salinas que ali há e onde aproveitei mais para tirar fotos às aves do que a procurar caches e, eis que de um momento para o outro aparece um senhor a acelarar na sua carrinha (que se identificou como sendo o dono das ditas salinas) e que me aborda de uma forma um pouco agressiva pois tinha sido alvo de assaltos, tanto às máquinas na zona como aos peixes nas salinas propriamente ditos, e foram necessários uns minutos de amena conversa para lhe mudar o humor.

Não lhe disse que andava tb a fazer geocaching mas ele próprio falou no assunto... sabia das caches e tinha dado autorização mas, e há sempre um "mas", tinham-lhe dito que era uma atividade pedestre ou para fazer de bike e numa das noites anteriores ia tendo que tirar um jipe de dentro de uma das salinas!!! "Vêm para aqui de noite e uma destas noites ficam lá dentro" :D
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: quinta 09 dez 2010, 13:38

Mensagem Post: #40 a sexta 01 set 2017, 20:13 

RuiJSDuarte Escreveu:O mais parecido com o referido pelo Paulo que me aconteceu foi na Margem Sul, a procurar algumas caches de um dos PTs da zona, não me lembro bem do local (sei que se acede pelos carris do comboio do gás ou lá o que é) mas sei que é numa zona de salinas que ali há e onde aproveitei mais para tirar fotos às aves do que a procurar caches e, eis que de um momento para o outro aparece um senhor a acelarar na sua carrinha (que se identificou como sendo o dono das ditas salinas) e que me aborda de uma forma um pouco agressiva pois tinha sido alvo de assaltos, tanto às máquinas na zona como aos peixes nas salinas propriamente ditos, e foram necessários uns minutos de amena conversa para lhe mudar o humor.

Não lhe disse que andava tb a fazer geocaching mas ele próprio falou no assunto... sabia das caches e tinha dado autorização mas, e há sempre um "mas", tinham-lhe dito que era uma atividade pedestre ou para fazer de bike e numa das noites anteriores ia tendo que tirar um jipe de dentro de uma das salinas!!! "Vêm para aqui de noite e uma destas noites ficam lá dentro" :D

Mitrena.
Ai a situação é mais não dar jeito andar pessoas na zona, atendendo às actividades ilegais que o tipo pratica... [:o)]
Imagem Imagem Imagem
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING GERAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes