14de Novembro,2018

Geopt.org - Portugal Geocaching and Adventure Portal

Estrangeiros e/ou Portugueses honorários

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #1 a sexta 14 jan 2011, 13:12 

Estrangeiros e/ou Portugueses honorários

Para dar seguimento à questão de um geocacher ser ou não considerado português abro este tópico.

Tem como objetivo o registro dos atuais portugueses honorários e a discussão sobre o assunto, nomeadamente para novas 'admissões'. Também gostaria de refletir sobre alguns IAAN que podem ser interessantes ligados a geocachers estrangeiros.

Assim e para já dentro do meu limitado conhecimento da comunidade listo alguns geocachers que sendo estrangeiros estão suficientemente entrosados na comunidade para serem considerados portugueses.

Portokeil (Belga, globetrotter em versão executiva, a viver no Porto)
Shalmai (Eslovaca, actualmente em Berlim)
bacalhau (? Madeira)
macmurphy (? Madeira)
Team Carandache (? Algarve)
Torgut :D (Português, globetotter em versão low-cost, em tempos Checo mas agora e por enquanto Algarvio)

Haverá com certeza mais, contribuam...

Sobre os restantes assuntos, post later...
Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #2 a sexta 14 jan 2011, 14:10 

Re: Estrangeiros e/ou Portugueses honorários

Considero que todos esses estrangeiros que referiste fazem sentido estar na lista de portugueses. Mais do que o território onde nasceram, faz sentido uma lista onde estejam presentes os Geocachers da nossa comunidade, que procuram normalmente caches em Portugal.

Com o tempo, creio que deixará de fazer sentido ter nas nossas listas, os Golden Team e o KSBender. Apesar da afinidade que nos liga, e de continuarem nos nossos corações, deixa de ser notícia as caches que eles encontram diariamente na Alemanha, em locais que não nos dizem nada e escritos numa língua que já nem sequer nos é dirigida.

Da mesma forma, não faz qualquer sentido incluír nos Latest Logs os Geocachers portugueses emigrantes: 2Cachefix; MojitoPT; ZéMartelo; Dragoesfcp e uma lista infindável com quem não temos afinidade. Mas isto sou eu...
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #3 a sexta 14 jan 2011, 14:24 

prodrive Escreveu:Considero que todos esses estrangeiros que referiste fazem sentido estar na lista de portugueses. Mais do que o território onde nasceram, faz sentido uma lista onde estejam presentes os Geocachers da nossa comunidade, que procuram normalmente caches em Portugal.

Concordo. Para os referidos sabes as nacionalides? E conheces outros que estejam nas mesmas condições?

prodrive Escreveu:Com o tempo, creio que deixará de fazer sentido ter nas nossas listas, os Golden Team e o KSBender. Apesar da afinidade que nos liga, e de continuarem nos nossos corações, deixa de ser notícia as caches que eles encontram diariamente na Alemanha, em locais que não nos dizem nada e escritos numa língua que já nem sequer nos é dirigida.

Da mesma forma, não faz qualquer sentido incluír nos Latest Logs os Geocachers portugueses emigrantes: 2Cachefix; MojitoPT; ZéMartelo; Dragoesfcp e uma lista infindável com quem não temos afinidade. Mas isto sou eu...

Globalmente estou de acordo. Acho que se poderá fazer alguma coisa para relevar a sua participação em caches portuguesas. Tenho de pensar melhor e depois faço uma proposta.
De notar que por exemplo o 2Cachefix que deu origem a estas reflexões embora em percentagem não tenha muitas caches feitas em Portugal em valor absoluto estaria nos primeiros 300 (mesmo só considerando as seiscentas e tal caches feitas em Portugal...) e vem com frequência cá... Deve é ter umas coordenadas de home muito estranhas (pelas stats geocaching.com)...
Imagem Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quinta 25 mar 2010, 11:46

Mensagem Post: #4 a sexta 14 jan 2011, 14:30 

Acrescentaria o Team Espargosas e o Garri... e esclareço que nenhum dos 2cachefix é português, ainda que ela fale muito bem a nossa língua.
GEOREFERENCIANDO A AMAZÓNIA... e arredores :)

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: segunda 26 abr 2010, 18:49

Mensagem Post: #5 a sexta 14 jan 2011, 14:40 

Não sei se percebi muito bem o tópico, mas é para fazer referência a Geocachers de outra nacionalidade/naturalidade registados em Portugal?

Assim de repente lembro-me...de mim! Embora eu tenha dupla nacionalidade Franco / Portuguesa.
Julgo que também é o caso da Silvana e do Dar ao Pedal.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #6 a sexta 14 jan 2011, 14:41 

jasafara Escreveu:Concordo. Para os referidos sabes as nacionalides? E conheces outros que estejam nas mesmas condições?

Portokeil (Belga com segunda residência em Paris)
Shalmai (Eslovaca - Bratislava, temporatiamente em Berlim/regressa brevemente a Vila Real)
bacalhau (Creio que é inglês a viver na Madeira)
macmurphy (Desconheço/Madeira)
Team Caracache (Ingleses a viver no Algarve)

Para além destes há muitos estrangeiros a viver no Algarve dos quais destacaria os Espargosas e o RDohle. Creio que aparecem nas listas como portugueses, devido ao rácio de caches encontradas.

Em Lisboa tens a Família JViajante (AuroraBoreal, Geosauro e Geofada). São alemães mas estão a viver temporariamente em Portugal, tal como aconteceu com os Golden Team.

Há seguramente mais gente nas mesmas cinrcunstâncias que estatisticamente aparecem como portugueses devido aos rácios de caches encontradas em Portugal.

prodrive Escreveu:Globalmente estou de acordo. Acho que se poderá fazer alguma coisa para relevar a sua participação em caches portuguesas. Tenho de pensar melhor e depois faço uma proposta.
De notar que por exemplo o 2Cachefix que deu origem a estas reflexões embora em percentagem não tenha muitas caches feitas em Portugal em valor absoluto estaria nos primeiros 300 (mesmo só considerando as seiscentas e tal caches feitas em Portugal...) e vem com frequência cá... Deve é ter umas coordenadas de home muito estranhas (pelas stats geocaching.com)...

Os 2Cachefix vêm cá uma vez por ano. Creio que ela é portuguesa, ou descendente de portugueses. Têm raízes no nosso país. Tive oportunidade de trocar umas palavras com eles numa das edições da Geo-Chamuscada.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #7 a sexta 14 jan 2011, 16:22 

Lusitana Paixão Escreveu:Não sei se percebi muito bem o tópico, mas é para fazer referência a Geocachers de outra nacionalidade/naturalidade registados em Portugal?

É essa a ideia. Não digo registados em Portugal porque o geocaching.com não disponibiliza dados de nacionalidade/residência, mas marcados como portugueses pelo geopt, por passarem pelas regras automáticas definidas ou por serem considerados pelos seus pares portugueses como integrados na nossa comunidade.

Lusitana Paixão Escreveu:Assim de repente lembro-me...de mim! Embora eu tenha dupla nacionalidade Franco / Portuguesa...

Agora que disses parece-me que já tinha lido isso por aí algures. Mas faz sentido. Um português de gema, nunca teria tanto carinho pelo país que o levasse a ter um nick como o teu...

prodrive Escreveu:...
Os 2Cachefix vêm cá uma vez por ano. Creio que ela é portuguesa, ou descendente de portugueses. Têm raízes no nosso país. Tive oportunidade de trocar umas palavras com eles numa das edições da Geo-Chamuscada.

Pronto se calhar o grelhado estava um bocado chamuscado...mas estares a trocar o nome também não acho bem :D [nota: primeiro ainda pensei que fosse ignorância minha de algum evento na Chamusca...]
Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #8 a domingo 16 jan 2011, 13:15 

Para dar mais alguma visibilidade aos estrangeiros em Portugal e permitir eventualmente classificar alguns como portugueses sugiro.

Separar os Últimos logs em Portugal em dois. Portugueses e Estrangeiros.

Criar na secção Geocachers dois rankings para estrangeiros.

Total de founds Portugal/Distritos

Numero de visitas a Portugal (contar uma por cada 7 dias de descontinuidade de logs). Se tiver muitas possivelmente é residente. Se tiver algumas possivelmente é emigrante ou vem cá recorrentemente.
Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #9 a segunda 22 out 2018, 18:55 

Este tópico foi aberto numa altura em que não havia problemas na detecção de geocachers como portugueses e a questão principal era a dos portugueses honorários.

Agora que o problema é reactivar a marcação dos geocachers portugueses de forma automática tem de se relembrar/reinventar os critérios para isso...

Quanto a relembrar...nunca soube exactamente qual era o critério...
Uma pesquisa aqui no fórum por +considerar +portugueses devolve como relevante apenas este post logo do início do IAAN...que explicita claramente um critério que não faço ideia se se mantêm. Assim à primeira vista o maior problema que poderia ter seria considerar como portugueses, geocachers estrangeiros que decidam começar a sua actividade em Portugal...

Logo mais faço outros considerandos sobre o assunto, nomeadamente propondo alguns critérios só considerando os founds em Portugal e que terão a vantagem de apanhar também automaticamente os portugueses honorários...com a contrapartida de demorar um pouco mais a apanhar novos geocachers (pouco mais em relação à data em que o algoritmo do João estava a funcionar...agora qualquer algoritmo novo que se implemente será mais rápido, simplesmente porque o outro não está a funcionar :)).
Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #10 a terça 23 out 2018, 21:56 

Só estou à espera que esta query acabe...

Código:
select lby, min(ldate) from logs where lType in ("Found it","Attended","Webcam Photo Taken") group by lby order by lby,ldate

Não sei porque raio demora tanto tempo..O order não seria preciso mas coloquei-o depois de cancelar duas vezes a query ao fim de largas horas a ver se ajuda...
...é nestas ocasiões que tenho inveja do Idílio e do SQL Server [:D]
Não me está a apetecer duplicar a BD GSAK sqllite que até agora sempre foi mais do que suficiente mas já estou a ter volumetrias que precisam de um motor de BD mais optimizado...

Mas é estranho. Por exemplo a query abaixo que me pareceria mais pesada foi relativamente rápida. A grande diferença é que agrupa os registos em grupos mais pequenos...

Código:
select lby, count(distinct (substr (ldate, 1, 4))) as ano,  count(*), count(distinct (substr (ldate, 1, 7))) as meses, count(distinct (ldate)) as dias
from logs where lType in ("Found it","Attended","Webcam Photo Taken") group by lby, ano
Imagem Imagem Imagem
Próximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante