22de Outubro,2018

Geopt.org - Portugal Geocaching and Adventure Portal

Navegação de sofá...

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #1 a domingo 30 set 2018, 19:38 

Navegação de sofá...

Não são as primeiras caches "enigmas" para ser feitas com utilização do Google Maps mas são a série mais persistente :)

Imagem

Têm a desvantagem (ou vantagem dependendo da perspectiva) de estarem publicadas muito longe dos pontos finais.

Podem ir indicando aqui outras caches com o mesmo conceito que recordo nasceu aqui.
Imagem Imagem Imagem

TB
TB

Registado: segunda 09 jul 2012, 12:53

Mensagem Post: #2 a domingo 30 set 2018, 22:39 

Re: Navegação de sofá...

jasafara Escreveu:Não são as primeiras caches "enigmas" para ser feitas com utilização do Google Maps mas são a série mais persistente :)

As caches da série "Lés a Lés" não é suposto serem viagens de sofá, pois existem pontos onde o "street view" não passou :?

No entanto, e olhando para muitas multis que tenho procurado, grande parte enquadra-se no conceito "pode ser feitas com utilização do Google Maps" [:D]

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #3 a domingo 30 set 2018, 23:11 

A J Pombo Escreveu:[...As caches da série "Lés a Lés" não é suposto serem viagens de sofá, pois existem pontos onde o "street view" não passou :?...

A sério? É verdade que só olhei mais a sério para a primeira, mas pensei que as outras seguissem a mesma lógica.
E a (wig-) não é para fazer com fakeGPS? [:D]

edit: Também é verdade que a I é muito mais fácil geo-localizar a foto do Prodrive do que estar a navegar virtualmente pelo Alentejo [:D]
Imagem Imagem Imagem

Large
Large

Registado: segunda 03 set 2012, 20:13

Mensagem Post: #4 a segunda 01 out 2018, 12:38 

A J Pombo Escreveu:
jasafara Escreveu:Não são as primeiras caches "enigmas" para ser feitas com utilização do Google Maps mas são a série mais persistente :)

As caches da série "Lés a Lés" não é suposto serem viagens de sofá, pois existem pontos onde o "street view" não passou :?

No entanto, e olhando para muitas multis que tenho procurado, grande parte enquadra-se no conceito "pode ser feitas com utilização do Google Maps" [:D]

Estas caches do Lés a Lés, o conceito até pode ser muito bonito, o estranho é que alguns que fazem "found it" nessas caches não encontra as caches que estão nos pontos das multis, porque será? Só navegação de sofá? O objectivo é efectuar o percurso e encontrar várias caches e visitar determinados pontos, ou é para alguns terem encontradas em todos os distritos de Portugal?

Depois há a malta que encontra a cache porque o ponto no mapa ali ao pé de casa lhes faz comichão, mas vão a Lisboa de propósito para encontrar apenas uma cache... que cena engraçada, pelo menos assim cria-se uma lista online de malta que desvirtua completamente o conceito de multi cache.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #5 a segunda 01 out 2018, 16:58 

Não era o meu objectivo com este tópico polemizar sobre logs de sofá ou em geral sobre considerandos éticos ou motiviacionais sobre determinadas ocorrências.
Apenas sobre se os pontos virtuais das multi podem ser feitos via "navegação de sofá...".
Não faço considerandos sobre o que esteve por trás da criação destas caches mas o que acredito é que não houve um único geocacher que tenha feitos os founds em Lisboa que tenha ido ao ponto inicial e muito menos aos outros intermédios...Se há pontos que não podem ser descobertos via Street View então terão sido descobertos por outras técnicas :)
Em geral até acho que são "mistérios" interessantes. Pena a limitação das 2 milhas para as (unknown-) que os obrigam a ser (multi-) e acho questionável estarem publicadas em distritos que nada têm a ver com o ponto final...mas isto é outra questão.
Imagem Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: quarta 28 abr 2010, 08:32

Mensagem Post: #6 a segunda 01 out 2018, 17:20 

jasafara Escreveu:...
Em geral até acho que são "mistérios" interessantes. Pena a limitação das 2 milhas que os obrigam a ser multis e acho questionável estarem publicadas em distritos que nada têm a ver com o ponto final...mas isto é outra questão.

É exactamente este o problema destas caches. E não que atravessam vários concelhos, distritos ou até (podiam) países. É que de repente há quem tenha encontrado caches em locais onde nunca pôs os pés. Se calhar se o ponto inicial fosse na Lua ou no Everest de repente apareciam uns candidatos a exploradores do ano em Portugal.

E era tão simples: cache mistério e com pontos a visitar, virtualmente como no resto da multi. Assim não convidavam alguns a gastar a usar a imaginação e tempo em relatos fantasiosos e que podiam ser gastos em criar caches e relatos cuja leitura é apetecível e agradável.

Certamente quem colocou estas caches, não apreciariam que aparecesse uma multi, com ponto inicial perto da final de uma destas de Lés a Lés e que acabasse, depois de visitar todos os distritos, concelhos, freguesias do continente e ilhas, no fundo do mar junto ao submarino alemão encontrado ao largo de São Jorge.

Curiosamente a cache da semana é esta e quem a encontra tem mais para relatar do que: feita depois do evento em que jogámos dominó durante 15 minutos.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #7 a segunda 01 out 2018, 17:32 

Há uma multi-cache que termina no Samouco e começa no Brasil. Quem for directamente ao ponto-final [(como 100% dos visitantes até ao momento)(Disclaimer: ainda não fui mas eventualmente farei o mesmo)] ganha inclusivé o souvenir do Brasil. Não acho bem, nem mal, antes pelo contrário.
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #8 a segunda 01 out 2018, 17:34 

prodrive Escreveu:Há uma multi-cache que termina no Samouco e começa no Brasil. Quem for directamente ao ponto-final [(como 100% dos visitantes até ao momento)(Disclaimer: ainda não fui mas eventualmente farei o mesmo)] ganha inclusivé o souvenir do Brasil. Não acho bem, nem mal, antes pelo contrário.

Não sabes que não consigo resistir a estes enigmas (ao contrário de outros...)? [:D]
Logo mais já descubro qual é a cache.
Imagem Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: quarta 28 abr 2010, 08:32

Mensagem Post: #9 a segunda 01 out 2018, 17:43 

jasafara Escreveu:
prodrive Escreveu:Há uma multi-cache que termina no Samouco e começa no Brasil. Quem for directamente ao ponto-final [(como 100% dos visitantes até ao momento)(Disclaimer: ainda não fui mas eventualmente farei o mesmo)] ganha inclusivé o souvenir do Brasil. Não acho bem, nem mal, antes pelo contrário.

Não sabes que não consigo resistir a estes enigmas (ao contrário de outros...)? [:D]

A sério? E para além do souvenir também se obtém um nariz vermelho e t-shirt do Tiririca?

Depois a malta queixa-se que só há caches da tanga e que não há reconhecimento a quem coloca caches. E foi por essas e por outras que se acabaram as virtuais.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #10 a segunda 01 out 2018, 17:46 

jasafara Escreveu:

Esta: https://www.geocaching.com/geocache/GC7NCH8_capela-de-sao-francisco-de-assis
Imagem Imagem Imagem Imagem
Próximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes