19de Outubro,2018

Geopt.org - Portugal Geocaching and Adventure Portal

BTRodrigues no seu melhor!

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

TB
TB

Registado: quarta 13 jun 2012, 09:32

Mensagem Post: #1 a domingo 16 set 2018, 12:33 

estou neste preciso momento na cache “farol do cabo (Sesimbra)” a cache está desactiva por este revisor, sem o mínimo motivo. como podem ver pelas fotos, tanto o container como o logbook, estão impecáveis e de perfeita saúde. ImagemImagem

não entendo, porque mantém a cache desactiva... enfim, é o BT. se eu fosse ele, arquivava a cache.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: quinta 09 dez 2010, 13:38

Mensagem Post: #2 a segunda 17 set 2018, 23:32 

Re: BTRodrigues no seu melhor!

Começa a ser um bocado ridículo as razões de desactivar muitas caches, talvez o algoritmo usado totalmente de forma automática precise de uma actualização ou mais inteligência.
Mas por outro lado também é importante o owner dar sinal de vida!
Imagem Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quinta 25 mar 2010, 12:14

Mensagem Post: #3 a terça 18 set 2018, 02:12 

O BTRodrigues no seu melhor estaria agora deitado a dormir.

A energia gasta no ataque pessoal exercido pelo Carlos era melhor empregue a mandar um email ao owner da cache a dizer que este está escusado de fazer uma visita de manutenção - que é a sua responsabilidade - porque a geocache está no seu local e em bom estado. Que pode, facilmente, fazer enable à mesma porque está em condições de ser procurada e que ele próprio (ou um proxy) garantiu isso.

O Carlos podia tê-lo feito - se calhar já o fez, espero que sim -, mas complementar ou substituir com a corrida em osso deste revisor em público dava muito mais gozo. E chegamos a este ponto.

Porque é que eu ainda não estou a dormir?

Voltemos atrás no tempo uns dias.

Porque é que a cache foi desactivada? O algoritmo analisou a página da cache e verificou que o owner não intervem aqui há mais de X dias. Que fez o último login na plataforma há mais de Y dias. Que uma cache "fácil" e de terreno acessível teve 4 DNF seguidos depois de uma sequência imensa de founds. Ou seja, um número de hits considerável numa lista extensa de "sintomas" programaticamente fáceis de avaliar. Assinalou-a como "suspeita".

Vai daí, o revisor de serviço (que podia ser outro qualquer) fez o que lhe é recomendado nestes casos. Desactivou-a e pediu ao owner para a verificar, como faz parte das suas responsabilidades:

https://www.geocaching.com/play/guidelines

Responsabilidades do criador da geocache
Manter a página da cache online (https://www.geocaching.com/play/guidelines#listingmaintenance)
Para manter a página da cache actualizada, o dono da cache deve:
  • > Monitorizar problemas reportados nos registos.
  • > Escrever um registo de Manutenção Efectuada após efetuar a manutenção.
  • > Actualizar a página da cache se as condições ou as coordenadas sofreram alterações.
  • > Desactivar a página da cache quando a cache não se encontra disponível ou se precisa de tempo para resolver os problemas reportados. A página de uma cache pode permanecer desactivada por um período de tempo razoável - geralmente por um período de quatro semanas.
  • > Eventualmente poderá assinalar os trackables como desaparecidos se eles não se encontrarem na geocache.
  • > Apagar registos que lhe possam parecer falsos ou inapropriados.

Manutenção do recipiente da geocache (https://www.geocaching.com/play/guidelines#cachemaintenance)

Para manter a geocache em ordem, o dono da cache deve:
  • > Visitar a geocache regularmente.
  • > Resolver os problemas reportados (tais como substituição de livros de registos cheios ou molhados, substituição de recipientes partidos ou desaparecidos).
  • > Certificar-se que o local é apropriado e mudar de local se necessário.
  • > Remover o recipiente da geocache e qualquer etapa física dentro de 60 dias depois da página da cache ter sido arquivada.

A nota de desactivação do revisor é clara e explica tudo isto > A cache necessita de intervenção do owner < e exactamente o que é necessário fazer.

Não percebo qual é o drama.

Volto a frisar. QUALQUER revisor (em Portugal ou no estrangeiro) faria exactamente o mesmo em relação a esta cache face aos alarmes gerados pela actividade na mesma.

O Idilio fala (e bem) que os owners tem que dar sinal de vida. Custa-me, pessoalmente, a ver geocaches consideravelmente antigas a serem abandonadas e negligenciadas. Existem dezenas de caches vulneráveis, em pior estado que esta, que podiam perfeitamente ser mantidas ou substituídas por outras com owners activos que cumprissem as suas responsabilidades. O geocaching de qualidade não passa só pelos prémios GPS, pelos Geotours e roteiros gourmet, pelas listings catitas e pontos favoritos. Passa também por garantir que as geocaches disponíveis não são pedaços de lixo abandonado e georeferenciado. De nada vale existir uma GC6 de um geocacher do século se o mesmo não aniquilar logs "fui lá mas não encontrei, mas como não volto mais deixo um found sujeito à avaliação do owner". De nada serve ter uma cache num local espectacular quando a manutenção é efectuada em best-effort por quem vai deixando pedaços de papel, só porque o owner vive a 500Km de distância. São caches que, perdoem-me a franqueza, mais valia não existirem.

Ao Carlos, peço só que a próxima vez que tiver alguma coisa contra alguma das minhas acções como revisor, que evite vir aqui fazer estas figuras ridículas (pode dar-se o caso de eu não dar por isso e não ter oportunidade de responder) e que em alternativa me contacte directamente ou que, melhor ainda, exponha a situação directamente à Groundspeak, através do seguinte formulário: https://www.geocaching.com/help/index.php?pg=request

Dormirei ainda mais tranquilo agora. Over and out.
--
BR

Geocoin
Geocoin

Registado: terça 27 ago 2013, 19:23

Mensagem Post: #4 a terça 18 set 2018, 23:16 

Eu juro que havia por aí um gif animado que se adequava na perfeição a esta resposta, mas acho que depois do que aqui foi escrito pelo Rodrigues, só vinha estragar.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #5 a quinta 20 set 2018, 13:42 

Quando li o título do tópico pensei que se referia a isto

Imagem
Imagem Imagem Imagem Imagem

Regular
Regular

Registado: terça 18 out 2011, 23:38

Mensagem Post: #6 a domingo 23 set 2018, 15:28 

Caso para dizer `` quem diz o que quer, ouve o que não quer ´´ [:)] [:)]

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: quinta 09 dez 2010, 13:38

Mensagem Post: #7 a domingo 23 set 2018, 23:47 

prodrive Escreveu:Quando li o título do tópico pensei que se referia a ...

Eu cá quando li o título pensei: finalmente o GeoPT volta a ter movimento! [:D] [:D] [:o)] [:D] [:D]
Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #8 a segunda 24 set 2018, 11:16 

IDILIO49 Escreveu:
prodrive Escreveu:Quando li o título do tópico pensei que se referia a ...

Eu cá quando li o título pensei: finalmente o GeoPT volta a ter movimento! [:D] [:D] [:o)] [:D] [:D]

Sim, é o género de tópico que atrai sempre muita clientela mórbida :)
Imagem Imagem Imagem Imagem

TB
TB

Mensagem Post: #9 a segunda 24 set 2018, 11:22 

o que é grave é a cache ainda estar ao dia de hoje, desactiva no site... enfim!

TB
TB

Mensagem Post: #10 a segunda 24 set 2018, 11:27 

os 4 dnf seguidos, eram com Geocacher’s dois com menos de 10 caches encontradas e os outros dois com menos de mil. BTRodrigues teve excesso de zelo, como não demonstra em inúmeras outras caches, que essas sim, deveriam ser arquivadas!

Próximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes