19de Novembro,2018

Geopt.org - Portugal Geocaching and Adventure Portal

Desafios-G Julho 2018 - Diferenças de altitude


Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Small
Small

Mensagens: 33

Registado: segunda 06 ago 2012, 00:48

Mensagem Post: #31 a quinta 19 jul 2018, 01:34 

Re: Desafios

Olá! Para quem chegou agora ao Tópico, temos em aberto isto:
J.Greg Escreveu:Como entramos no verão (ou algo do género), o calor pode não ajudar a grandes aventuras geocachianas.. ou então sim, em busca de frescura!
E onde?
Em altitude, no topo das serras, junto à água em geral, junto ao mar em particular, debaixo de água, nas profundezas da terra, etc.

(enabled) Para entrar no desafio deste mês é necessário apenas encontrar duas geocaches entre o dia 1 e 31 de julho. Quaisquer.
(enabled) Deverás propor-te ao desafio com as duas caches que tenham a maior diferença de altitude possível, em metros, que correspondem a pontos.
(enabled) A idade das duas caches que escolheres (nº de anos completos desde a publicação) e pontos favoritos (à data prévia ao teu found) também vão fornecer pontos.
(enabled) Cada ano completo corresponde a mais 10 pontos, e cada ponto favorito corresponde a mais 1 ponto, a somar aos pontos principais das diferenças de altitude.
(enabled) Para superar o desafio será necessário chegar à barreira dos 1000 pontos.
(enabled) Para vencer o desafio será necessário apresentar a maior pontuação possível.

Exemplo: vais a passear cheio de calor, e tropeças nesta no pico Qomolangma. Boa, nos 8848 metros deve estar frescote.
A seguir apetece-te ir molhar os pézinhos, dás aquele mergulho refrescante e encontras esta nos -2300 metros.
Corres até à toalha, secas-te, fazes as contas, e estás com 11 148 pontos da amplitude de altitudes!
A primeira, com 8 anos e 2 PF dá-te mais 82 pontos, e a segunda, com 16 anos e 0 PF dá-te mais 160 pontos.
Total da tua candidatura: 11 390 Pontos! Está no papo! :)

Esta bookmark pode ajudar a listar umas 40 que te darão um bom avanço no desafio [não faço ideia se está atualizada, mas o que interessa é irmos ver as fotos das galerias!]

[Vamos deixar de fora esta geocache porque senão ia dar muita confusão nas contas! :)]

Por cá, temos este tópico interessante que pode dar algumas ideias de zonas onde ir:

Nas altitudes positivas perto de zero e de zero metros, não deve haver grandes dificuldades: é ir passar a tarde à beira-mar e 'cachar'! [acho que deve haver boas opções no Algarve, Jasafara ;)]

Para as altitudes negativas (profundidades), debaixo de água e debaixo de terra não tenho grande ideia do que existe (o Project-GC e GSAK devolvem altitudes negativas fiáveis?). O desafio também serve para isso mesmo, fazer pesquisar um bocadito, e 'viajar' nem que seja através das listings. Mas, se for necessário, podemos finalizar o cálculo à mão (exemplo: quem encontrar esta pode contabilizar -12 metros). Também no caso de caches com vários pontos (multis, unknown por exemplo, poderão usar a altitude do ponto, mais conveniente para a vossa pontuação).

Qualquer geocacher que encontre pelo menos duas quaisquer geocaches este mês a altitudes diferentes, já estará a participar no Desafio Geopt.org, portanto, não há mesmo desculpas para não participar! Vamos pondo as nossas propostas e atualizamos ao longo das semanas a progressão!

(announce) 3, 2, 1: Go! :D


Para a malta que já se está a desafiar:

Pena33, parabéns, 50% está feito! (enabled)

Jasafara, faz aí um report dos teus achados, só para animar isto! [vou esgotar o meu plafond mensal de posts no geopt.org só para me meter com o pessoal a ver se alguém avança aí mais umas propostas! :lol: ]

ZéSampa, confirma aí os founds no terreno, podes registar online lá para 2023 :)!

J.Greg, já abriu as "hostilidades", e confirmo dois achados que combinados totalizam acima de 1000 pontos. Com frescura em ambos os locais! [^]
A cache Capela da Boa Nova e VG ex-Farolim a levar com respingos do Atlântico, não deve ultrapassar os 15m, e apesar de ter nascido há pouco, levava 3 FP na altura. Encontrei outras em altitudes semelhantes nesse dia, algumas já a chegar à dezena de anos de idade, que também seriam cartadas fortes. O fino bebido junto ao GZ desta contribuiu para a frescura.
Hoje mesmo, proporcionou-se uma mini-incursão ao PNSE, uma cache Blue Trekkers com 8 anos, pelos 1050 metros, com vistas sobre o vale do Alva e médio Mondego desde o Cabeço dos Corvos. E soprava uma ligeira e fresca brisa com cheiro a montanha, coisa que se aprecia num mês quente de verão!

Ninigt, espreitei os teus achados registados com as tuas pistas Ria de Aveiro, <70, e já tens um bom trunfo a baixas altitudes, sugeri na imagem abaixo, vê se é a mais adequada. A cache Caramulinho já está encontrada? Não há problema se não houver ainda tempo para o found online, confirma entretanto se for o caso, o found na cache.

Lusitana Paixão, também espreitei os teus achados registados, e a baixa altitude não faltarão opções já encontradas e registadas! Vais nos deixar a 'sofrer' em suspense até ao fim para sabermos da tua participação, não é? ;)

Prodrive, espreitei os teus achados registados com as tuas pistas Gerês, início do mês, e já tens (pelo menos) um bom primeiro trunfo em altitude, sugeri na imagem abaixo, vê se é adequada. Para 2º trunfo, não te faltarão opções abaixo dos 100m, lembra-te aí de uma com combinação +Anos, +FP, que eu meto no quadro.

Por fim (para já), rmflobo: este mês manda aí duas caches que penses visitar, que eu meto no quadro das propostas, e depois... logo se vê! [8D]

Penso que posso prometer fazer novo ponto de situação nos últimos dias do mês.
Boas caches a todos!

Para já, segue o estado reportado dos participantes a esta altura:
Anexos
Desafio Geopt.org Julho 2018 - ponto de situação 18-07-2018.png

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagens: 28149

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #32 a quinta 19 jul 2018, 18:04 

Re: Desafios

J.Greg Escreveu:Prodrive, espreitei os teus achados registados com as tuas pistas Gerês, início do mês, e já tens (pelo menos) um bom primeiro trunfo em altitude, sugeri na imagem abaixo, vê se é adequada. Para 2º trunfo, não te faltarão opções abaixo dos 100m, lembra-te aí de uma com combinação +Anos, +FP, que eu meto no quadro.

Excelente. Como por aqui já encontrei todas as caches antigas, foco-me mais na questão dos favoritos e mais abonada é esta: https://www.geocaching.com/geocache/GC64A9B_halloween-a-noite-da-bruxa-night-cache?guid=413c945b-1c33-4926-8c64-66a3ee12b5b5

Podes considerar essas duas caches, porque este mês não irei muito mais além disto :)
Imagem Imagem Imagem Imagem
Avatar do Utilizador

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Mensagens: 7303

Registado: segunda 26 abr 2010, 18:49

Mensagem Post: #33 a quinta 19 jul 2018, 20:48 

Re: Desafios

J.Greg Escreveu:
Lusitana Paixão, também espreitei os teus achados registados, e a baixa altitude não faltarão opções já encontradas e registadas! Vais nos deixar a 'sofrer' em suspense até ao fim para sabermos da tua participação, não é? ;)



Nada disso! Não me esqueci do desafio deste mês e quero deixar-te os parabéns pela dinâmica que imprimiste no tópico com este challenge muito giro!
Infelizmente tenho tido muito pouco tempo disponível para trabalho de casa e o principal problema é que ainda não descobri como obter a informação da altimetria das caches. Espreitei o ProjectGC (não consegui fazer uma prospecção aprofundada e conheço muito mal as funcionalidades do site) mas não descobri. Se alguém me puder ajudar ficaria muito agradecida!

Quanto aos meus founds, este mês parece que estou mesmo condenada a caches de "rés-do-chão" :)
Não me queixo, pois já tive excelentes experiências em Julho do ponto de vista dos locais!
Assim à priori para já a mais forte candidata a baixa altitude é A View to the East com 11 anos de idade e 8 favoritos (o 9º foi meu!).
Ainda estão na calha para este mês A Torre do Bugio com 7 anos e 119 favoritos; e a Salty Pirate Island com 12 anos e 63 favoritos. Mas até que lhes crave as unhas em cima, são apenas "suponhamos" :)

Relativamente à mais alta altitude, não há previsões nesse sentido por isso acho que dificilmente cumprirei os mínimos.
De qualquer forma não deixarei de reportar o resultado :)
Imagem Imagem Imagem Imagem
Avatar do Utilizador

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagens: 28116

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Localização: Lisboa

Mensagem Post: #34 a quinta 19 jul 2018, 22:12 

Re: Desafios

Feito o segundo pico mais alto da serra do Caldeirão e o mais alto do lado do Alentejo. É também o mais alto do distrito de Beja.. mas não deixa de ser muito baixinho com os seus 577m.

Enviado do meu SM-G935F através do Tapatalk
Imagem Imagem Imagem

Regular
Regular

Mensagens: 77

Registado: domingo 02 dez 2012, 19:53

Mensagem Post: #35 a sexta 20 jul 2018, 21:24 

Re: Desafios

J.Greg Escreveu:Ninigt, espreitei os teus achados registados com as tuas pistas Ria de Aveiro, <70, e já tens um bom trunfo a baixas altitudes, sugeri na imagem abaixo, vê se é a mais adequada. A cache Caramulinho já está encontrada? Não há problema se não houver ainda tempo para o found online, confirma entretanto se for o caso, o found na cache.

Ainda não está e esquecida a ida ao Caramulinho para cumprir os serviços mínimos .
Espero ir lá esta semana e tentar ser o desafiante com os valores mais próximos de 1000 pontos visto esta e a bom trunfo a baixas altitudes serem caches com menos de um ano. [8D]

Sobre a dificuldade que alguns têm em saber a altitude das caches, pelo menos no meu GPSr aparece essa informação.
Na imagem seguinte, onde está o rumo, aparece também a altitude da cache.
Imagem
Avatar do Utilizador

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagens: 28116

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Localização: Lisboa

Mensagem Post: #36 a domingo 22 jul 2018, 00:34 

Re: Desafios

jasafara Escreveu:Feito o segundo pico mais alto da serra do Caldeirão e o mais alto do lado do Alentejo. É também o mais alto do distrito de Beja.. mas não deixa de ser muito baixinho com os seus 577m.

Enviado do meu SM-G935F através do Tapatalk

Hoje fiz uma cache a 8 metros de altitude com 2 favoritos. Assim máximo provisório...571.
Aqui perto de Tavira a baixinha que rende mais é a (virtual-) GENTES D'OLHÃO / PEOPLE OF OLHÃO a 6 metros e 49 favoritos.
edit: Ops! Afinal não. É uma lá ao pé a 5 metros e com 86 favoritos, a (tradicional-) Slaughterhouse - Matadouro Municipal. O que não me agrada é a D4...
Imagem Imagem Imagem
Avatar do Utilizador

Geocoin
Geocoin

Mensagens: 534

Registado: domingo 22 jul 2012, 18:14

Localização: Viseu/Mêda (Guarda)

Mensagem Post: #37 a domingo 22 jul 2018, 00:55 

Re: Desafios

Ao contrário do Joaquim, a minha maior dificuldade (por falta de tempo e morar nas terras altas) vai ser encontrar uma cache de baixa altitude com algum destaque...

Hoje à tarde encontrei 5 caches acima dos 1000 metros todas seguidas. Se tivesse feito melhor o trabalho de casa, teriam sido 6...

Amanhã com mais tempo já as indico. Também tenho de ver qual a altitude da cache menos elevada que encontrei até ao momento no mês de Julho. Dificilmente conseguirei ir a tempo de encontrar a GC6 da Pateira de Fermentelos... :(

Enviado do meu SM-G935F através do Tapatalk

Geocoin
Geocoin

Mensagens: 511

Registado: segunda 09 jul 2012, 12:53

Mensagem Post: #38 a domingo 22 jul 2018, 10:04 

Re: Desafios

https://www.geocaching.com/geocache/GC487RN_agt-40-vatican-obelisk - 640 favoritos e 4 anos // 31 metros = 711 pontos
Se encontrar uma cache a uma altitude superior a 289m já cumpro o requisito mínimo para o desafio (1000 pontos) [:D]

Estive no cimo da Serra da Estrela no mês passado. Obviamente que não vou lá voltar só para satisfazer este desafio.
Avatar do Utilizador

Geocoin
Geocoin

Mensagens: 859

Registado: terça 27 ago 2013, 19:23

Localização: Leiria

Mensagem Post: #39 a domingo 22 jul 2018, 16:56 

Re: Desafios

Ora vivam.
Começo por agradecer ao rmflobo pelo lançamento deste tópico, que, apesar de não ter ainda participado em nenhum desafio, tenho acompanhado desde o outro lado do Atlântico.
Este seria o primeiro mês em que poderia participar e assim fiz. [^]
Nas minhas recentes voltas, consegui cumprir os requisitos mínimos para o desafio deste mês. Aqui vão os dados, todos eles baseados no GSAK.

Cache a maior altitude:
(tradicional-) A casa do guarda - Porto Espinho [ 979 metros | 2 anos | 13 favoritos ]

Cache a menor altitude:
(unknown-) Problemas da Nazaré [ 0 metros | 6 anos | 12 favoritos ]

Fazendo as continhas, dá 1084 pontos. Prova superada! [:D]
Avatar do Utilizador

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagens: 28116

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Localização: Lisboa

Mensagem Post: #40 a domingo 22 jul 2018, 20:42 

Re: Desafios

AntMadeira Escreveu:Ora vivam.
Começo por agradecer ao rmflobo pelo lançamento deste tópico, que, apesar de não ter ainda participado em nenhum desafio, tenho acompanhado desde o outro lado do Atlântico...

Lá no Brasil poderias ter participado em quase todos os desafios :) Mesmo o meu das badges tinha-se arranjado forma.
Até diria que estavas bem colocado para alguns...
Entre esta e esta tens 214 caches. Já fizestes todas as que não és owner?
Imagem Imagem Imagem
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: AnaeAmílcar, FabiosaGeo, IDILIO49, jasafara e 5 visitantes

Powered by PHPBB - Geopt.org 2013

Newsletter