21de Agosto,2018

Geopt.org - Portugal Geocaching and Adventure Portal

Desafios

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: prodrive, hulkman

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #431 a sábado 07 jul 2018, 16:06 

Re: Desafios

prodrive Escreveu:
J.Greg Escreveu:prodrive, permite-me aguardar pela tua proposta de caches que já tenhas encontrado ou venhas a encontrar este mês, será (ou já esteja mesmo) desafio superado, com certeza! ;)

Vou estar o mês de Julho de férias no Algarve, pelo que as altitudes serão sempre muito baixas :)
Estive no início do mês do Gerês e encontrei algumas a cotas superiores. Tenho que ver se há lá alguma com altitudes generosas :)

Pois. No Algarve não deves ter muitas por fazer a mais de 500m. Talvez as do Paulo...

Código:
waypoint   cacheName   cacheOwner   Tipo   gps_distrito   gps_concelho   Data Publish   Status   altitude
GC31Q2X   Ponto mais alto do Algarve   Team Katara   Traditional   Faro   Monchique   11-08-2011   E   865
GC3CWQ0   Take a Walk on the Wild Side Cash Cache   zanzina   Multi   Faro   Monchique   19-02-2012   E   873
GCHRP5   Madrinha [Monchique]   Torgut   Traditional   Faro   Monchique   24-02-2004   E   774
GCHRJK   Picota [Monchique]   Torgut   Traditional   Faro   Monchique   23-02-2004   E   745
GC46FX8   Cécula   PINGUIM RIDER   Traditional   Faro   Monchique   06-03-2013   E   803
GC18WJ4   O Malhão e o Budismo   Pancinhas   Traditional   Faro   Loulé   27-01-2008   E   504
GC1AK22   Moinhos de Menta [São Brás de Alportel]   hugo.jesus   Traditional   Faro   Loulé   27-03-2008   E   508
GC1JWXC   O Algarve a meus pés    Campina82   Traditional   Faro   Loulé   15-12-2008   E   502
GC74EQD   Eye of Sauron I [Cauldron Mountains]   paulohercules   Mystery   Faro   Loulé   08-12-2017   E   587
GC74EQR   Eye of Sauron II [Cauldron Mountains]   paulohercules   Mystery   Faro   Loulé   28-12-2017   E   587
GC74EQX   Eye of Sauron III [Cauldron Mountains]   paulohercules   Mystery   Faro   Loulé   28-12-2017   E   587
GC4VHHP   VG - QUATRELAS   =-JTA   Traditional   Faro   São Brás De Alportel   27-12-2013   E   509
GC74MDA   One For The (road) Scenic View 3   paulohercules   Mystery   Faro   Loulé   28-12-2017   E   514
Imagem Imagem Imagem

Large
Large

Registado: quinta 28 ago 2014, 00:12

Mensagem Post: #432 a sábado 07 jul 2018, 17:36 

Boas tardes a todos,

Antes de mais queria pedir desculpa a todos por ter estado um bocado ausente, assim me obrigou a disponibilidade que tive estes tempos em que nem umas caixinhas pude visitar, e ter deixado esta iniciativa um pouco à deriva (mas que graças a todos os interessados sobreviveu e vejo que já está enraizada o suficiente para não parar e fico muito contente por isso (found) ). Apenas se sentiu a minha falta uma vez que durante os últimos desafios não houve imagem (banner) para o perfil [:-(]... Em relação a isso, também queria pedir ajuda a alguém que tivesse facilidade na elaboração dessas imagens pois eu não sou das áreas gráficas [:D].

Depois quero dar os parabéns a todos os que participaram no mês de Maio e de Junho e em especial aos membros do grupo que lançaram os desafios (Jasafara, ZéSampa e J.Greg) uma vez que têm levado estes desafios para áreas espectaculares com muito do que se pretende no geocachin - desde pesquisa, desafios, e bons locais). Vou tentar acompanhar um pouco mais agora, mas nem sempre o vou conseguir fazer. Mas é com bastante agrado que vejo que estes desafios têm mesmo tido óptimos resultados! [^]

Regular
Regular

Registado: domingo 02 dez 2012, 19:53

Mensagem Post: #433 a sábado 07 jul 2018, 18:07 

J.Greg Escreveu:Ponto de situação, corrijam-me se estiver enganado nas altitudes e/ou combinações a fazer:

Pena33, quando escolheres a combinação para a altitude inferior, diz algo!

Jasafara, noutra combinação o Pico do Mú seria para combinar com ? The Cave igualmente?

ZéSampa, para a maior altitude a que te permite pontuar melhor na zona da Freita é a São Pedro Velho, certo?

Lusitana Paixão, permite-me aguardar pela tua proposta de caches que já tenhas encontrado ou venhas a encontrar este mês, será desafio superado, com certeza! ;)

prodrive, permite-me aguardar pela tua proposta de caches que já tenhas encontrado ou venhas a encontrar este mês, será (ou já esteja mesmo) desafio superado, com certeza! ;)

Ninigt, o Caramulinho do alto dos seus 1075m, é para combinar com qual geocache a baixa altitude, tens ideia?

Também tenho uma proposta para concretizar, eventualmente, nos últimos dias do mês, na zona dos 1225m, e na ocasião, se vier a acontecer, espero ainda poder subir um pouco mais [o que dependerá de vários fatores, naturais, humanos, mix de motivações, e afins, para ser concretizável]! E aí deve estar mesmo fresco! :shock: :lol: Este Desafio é só uma motivação extra! [^]
A baixa altitude ainda não tenho escolhida a que melhor pontuação me dará.

Boas caches, e chutem mais propostas de frescura que parece que vem aí calor! [}:)]

Confiram o resumo, sff, a esta data:

Viva,
Para combinar com a do Caramulinho, qualquer uma abaixo dos 70m serve.
Qualquer uma na zona da Ria de Aveiro emparelha bem, e como digo é para fazer os "serviços mínimos".

Regular
Regular

Registado: quarta 26 mar 2014, 12:41

Mensagem Post: #434 a sábado 14 jul 2018, 23:03 

Já escolhi a cache para a altitude inferior, já a fiz só falta registar.
A escolhida foi a Saillor Boy é uma cache de 2009.
Esta cache é uma multi e o final a onde se faz o registo dá uma elevação de 8m no GPS.
O difícil vai ser fazer a da altitude superior.

Small
Small

Registado: segunda 06 ago 2012, 00:48

Mensagem Post: #435 a quinta 19 jul 2018, 01:34 

Olá! Para quem chegou agora ao Tópico, temos em aberto isto:
J.Greg Escreveu:Como entramos no verão (ou algo do género), o calor pode não ajudar a grandes aventuras geocachianas.. ou então sim, em busca de frescura!
E onde?
Em altitude, no topo das serras, junto à água em geral, junto ao mar em particular, debaixo de água, nas profundezas da terra, etc.

(enabled) Para entrar no desafio deste mês é necessário apenas encontrar duas geocaches entre o dia 1 e 31 de julho. Quaisquer.
(enabled) Deverás propor-te ao desafio com as duas caches que tenham a maior diferença de altitude possível, em metros, que correspondem a pontos.
(enabled) A idade das duas caches que escolheres (nº de anos completos desde a publicação) e pontos favoritos (à data prévia ao teu found) também vão fornecer pontos.
(enabled) Cada ano completo corresponde a mais 10 pontos, e cada ponto favorito corresponde a mais 1 ponto, a somar aos pontos principais das diferenças de altitude.
(enabled) Para superar o desafio será necessário chegar à barreira dos 1000 pontos.
(enabled) Para vencer o desafio será necessário apresentar a maior pontuação possível.

Exemplo: vais a passear cheio de calor, e tropeças nesta no pico Qomolangma. Boa, nos 8848 metros deve estar frescote.
A seguir apetece-te ir molhar os pézinhos, dás aquele mergulho refrescante e encontras esta nos -2300 metros.
Corres até à toalha, secas-te, fazes as contas, e estás com 11 148 pontos da amplitude de altitudes!
A primeira, com 8 anos e 2 PF dá-te mais 82 pontos, e a segunda, com 16 anos e 0 PF dá-te mais 160 pontos.
Total da tua candidatura: 11 390 Pontos! Está no papo! :)

Esta bookmark pode ajudar a listar umas 40 que te darão um bom avanço no desafio [não faço ideia se está atualizada, mas o que interessa é irmos ver as fotos das galerias!]

[Vamos deixar de fora esta geocache porque senão ia dar muita confusão nas contas! :)]

Por cá, temos este tópico interessante que pode dar algumas ideias de zonas onde ir:

Nas altitudes positivas perto de zero e de zero metros, não deve haver grandes dificuldades: é ir passar a tarde à beira-mar e 'cachar'! [acho que deve haver boas opções no Algarve, Jasafara ;)]

Para as altitudes negativas (profundidades), debaixo de água e debaixo de terra não tenho grande ideia do que existe (o Project-GC e GSAK devolvem altitudes negativas fiáveis?). O desafio também serve para isso mesmo, fazer pesquisar um bocadito, e 'viajar' nem que seja através das listings. Mas, se for necessário, podemos finalizar o cálculo à mão (exemplo: quem encontrar esta pode contabilizar -12 metros). Também no caso de caches com vários pontos (multis, unknown por exemplo, poderão usar a altitude do ponto, mais conveniente para a vossa pontuação).

Qualquer geocacher que encontre pelo menos duas quaisquer geocaches este mês a altitudes diferentes, já estará a participar no Desafio Geopt.org, portanto, não há mesmo desculpas para não participar! Vamos pondo as nossas propostas e atualizamos ao longo das semanas a progressão!

(announce) 3, 2, 1: Go! :D

Para a malta que já se está a desafiar:

Pena33, parabéns, 50% está feito! (enabled)

Jasafara, faz aí um report dos teus achados, só para animar isto! [vou esgotar o meu plafond mensal de posts no geopt.org só para me meter com o pessoal a ver se alguém avança aí mais umas propostas! :lol: ]

ZéSampa, confirma aí os founds no terreno, podes registar online lá para 2023 :)!

J.Greg, já abriu as "hostilidades", e confirmo dois achados que combinados totalizam acima de 1000 pontos. Com frescura em ambos os locais! [^]
A cache Capela da Boa Nova e VG ex-Farolim a levar com respingos do Atlântico, não deve ultrapassar os 15m, e apesar de ter nascido há pouco, levava 3 FP na altura. Encontrei outras em altitudes semelhantes nesse dia, algumas já a chegar à dezena de anos de idade, que também seriam cartadas fortes. O fino bebido junto ao GZ desta contribuiu para a frescura.
Hoje mesmo, proporcionou-se uma mini-incursão ao PNSE, uma cache Blue Trekkers com 8 anos, pelos 1050 metros, com vistas sobre o vale do Alva e médio Mondego desde o Cabeço dos Corvos. E soprava uma ligeira e fresca brisa com cheiro a montanha, coisa que se aprecia num mês quente de verão!

Ninigt, espreitei os teus achados registados com as tuas pistas Ria de Aveiro, <70, e já tens um bom trunfo a baixas altitudes, sugeri na imagem abaixo, vê se é a mais adequada. A cache Caramulinho já está encontrada? Não há problema se não houver ainda tempo para o found online, confirma entretanto se for o caso, o found na cache.

Lusitana Paixão, também espreitei os teus achados registados, e a baixa altitude não faltarão opções já encontradas e registadas! Vais nos deixar a 'sofrer' em suspense até ao fim para sabermos da tua participação, não é? ;)

Prodrive, espreitei os teus achados registados com as tuas pistas Gerês, início do mês, e já tens (pelo menos) um bom primeiro trunfo em altitude, sugeri na imagem abaixo, vê se é adequada. Para 2º trunfo, não te faltarão opções abaixo dos 100m, lembra-te aí de uma com combinação +Anos, +FP, que eu meto no quadro.

Por fim (para já), rmflobo: este mês manda aí duas caches que penses visitar, que eu meto no quadro das propostas, e depois... logo se vê! [8D]

Penso que posso prometer fazer novo ponto de situação nos últimos dias do mês.
Boas caches a todos!

Para já, segue o estado reportado dos participantes a esta altura:
Anexos
Desafio Geopt.org Julho 2018 - ponto de situação 18-07-2018.png

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #436 a quinta 19 jul 2018, 18:04 

J.Greg Escreveu:Prodrive, espreitei os teus achados registados com as tuas pistas Gerês, início do mês, e já tens (pelo menos) um bom primeiro trunfo em altitude, sugeri na imagem abaixo, vê se é adequada. Para 2º trunfo, não te faltarão opções abaixo dos 100m, lembra-te aí de uma com combinação +Anos, +FP, que eu meto no quadro.

Excelente. Como por aqui já encontrei todas as caches antigas, foco-me mais na questão dos favoritos e mais abonada é esta: https://www.geocaching.com/geocache/GC64A9B_halloween-a-noite-da-bruxa-night-cache?guid=413c945b-1c33-4926-8c64-66a3ee12b5b5

Podes considerar essas duas caches, porque este mês não irei muito mais além disto :)
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: segunda 26 abr 2010, 18:49

Mensagem Post: #437 a quinta 19 jul 2018, 20:48 

J.Greg Escreveu:
Lusitana Paixão, também espreitei os teus achados registados, e a baixa altitude não faltarão opções já encontradas e registadas! Vais nos deixar a 'sofrer' em suspense até ao fim para sabermos da tua participação, não é? ;)

Nada disso! Não me esqueci do desafio deste mês e quero deixar-te os parabéns pela dinâmica que imprimiste no tópico com este challenge muito giro!
Infelizmente tenho tido muito pouco tempo disponível para trabalho de casa e o principal problema é que ainda não descobri como obter a informação da altimetria das caches. Espreitei o ProjectGC (não consegui fazer uma prospecção aprofundada e conheço muito mal as funcionalidades do site) mas não descobri. Se alguém me puder ajudar ficaria muito agradecida!

Quanto aos meus founds, este mês parece que estou mesmo condenada a caches de "rés-do-chão" :)
Não me queixo, pois já tive excelentes experiências em Julho do ponto de vista dos locais!
Assim à priori para já a mais forte candidata a baixa altitude é A View to the East com 11 anos de idade e 8 favoritos (o 9º foi meu!).
Ainda estão na calha para este mês A Torre do Bugio com 7 anos e 119 favoritos; e a Salty Pirate Island com 12 anos e 63 favoritos. Mas até que lhes crave as unhas em cima, são apenas "suponhamos" :)

Relativamente à mais alta altitude, não há previsões nesse sentido por isso acho que dificilmente cumprirei os mínimos.
De qualquer forma não deixarei de reportar o resultado :)
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #438 a quinta 19 jul 2018, 22:12 

Feito o segundo pico mais alto da serra do Caldeirão e o mais alto do lado do Alentejo. É também o mais alto do distrito de Beja.. mas não deixa de ser muito baixinho com os seus 577m.

Enviado do meu SM-G935F através do Tapatalk
Imagem Imagem Imagem

Regular
Regular

Registado: domingo 02 dez 2012, 19:53

Mensagem Post: #439 a sexta 20 jul 2018, 21:24 

J.Greg Escreveu:Ninigt, espreitei os teus achados registados com as tuas pistas Ria de Aveiro, <70, e já tens um bom trunfo a baixas altitudes, sugeri na imagem abaixo, vê se é a mais adequada. A cache Caramulinho já está encontrada? Não há problema se não houver ainda tempo para o found online, confirma entretanto se for o caso, o found na cache.

Ainda não está e esquecida a ida ao Caramulinho para cumprir os serviços mínimos .
Espero ir lá esta semana e tentar ser o desafiante com os valores mais próximos de 1000 pontos visto esta e a bom trunfo a baixas altitudes serem caches com menos de um ano. [8D]

Sobre a dificuldade que alguns têm em saber a altitude das caches, pelo menos no meu GPSr aparece essa informação.
Na imagem seguinte, onde está o rumo, aparece também a altitude da cache.
Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #440 a domingo 22 jul 2018, 00:34 

jasafara Escreveu:Feito o segundo pico mais alto da serra do Caldeirão e o mais alto do lado do Alentejo. É também o mais alto do distrito de Beja.. mas não deixa de ser muito baixinho com os seus 577m.

Enviado do meu SM-G935F através do Tapatalk

Hoje fiz uma cache a 8 metros de altitude com 2 favoritos. Assim máximo provisório...571.
Aqui perto de Tavira a baixinha que rende mais é a (virtual-) GENTES D'OLHÃO / PEOPLE OF OLHÃO a 6 metros e 49 favoritos.
edit: Ops! Afinal não. É uma lá ao pé a 5 metros e com 86 favoritos, a (tradicional-) Slaughterhouse - Matadouro Municipal. O que não me agrada é a D4...
Imagem Imagem Imagem
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante