12de Novembro,2018

Geopt.org - Portugal Geocaching and Adventure Portal

Desafios-G Julho 2018 - Diferenças de altitude

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Small
Small

Registado: segunda 06 ago 2012, 00:48

Mensagem Post: #1 a segunda 02 jul 2018, 00:59 

Desafios-G Julho 2018 - Diferenças de altitude

Parabéns a quem se tentou desafiar, mais uma vez!

Já que tenho essa oportunidade então, o Desafio que proponho para este mês de julho passaria pelo seguinte:

Como entramos no verão (ou algo do género), o calor pode não ajudar a grandes aventuras geocachianas.. ou então sim, em busca de frescura!
E onde?
Em altitude, no topo das serras, junto à água em geral, junto ao mar em particular, debaixo de água, nas profundezas da terra, etc.

(enabled) Para entrar no desafio deste mês é necessário apenas encontrar duas geocaches entre o dia 1 e 31 de julho. Quaisquer.
(enabled) Deverás propor-te ao desafio com as duas caches que tenham a maior diferença de altitude possível, em metros, que correspondem a pontos.
(enabled) A idade das duas caches que escolheres (nº de anos completos desde a publicação) e pontos favoritos (à data prévia ao teu found) também vão fornecer pontos.
(enabled) Cada ano completo corresponde a mais 10 pontos, e cada ponto favorito corresponde a mais 1 ponto, a somar aos pontos principais das diferenças de altitude.
(enabled) Para superar o desafio será necessário chegar à barreira dos 1000 pontos.
(enabled) Para vencer o desafio será necessário apresentar a maior pontuação possível.

Exemplo: vais a passear cheio de calor, e tropeças nesta no pico Qomolangma. Boa, nos 8848 metros deve estar frescote.
A seguir apetece-te ir molhar os pézinhos, dás aquele mergulho refrescante e encontras esta nos -2300 metros.
Corres até à toalha, secas-te, fazes as contas, e estás com 11 148 pontos da amplitude de altitudes!
A primeira, com 8 anos e 2 PF dá-te mais 82 pontos, e a segunda, com 16 anos e 0 PF dá-te mais 160 pontos.
Total da tua candidatura: 11 390 Pontos! Está no papo! :)

Esta bookmark pode ajudar a listar umas 40 que te darão um bom avanço no desafio [não faço ideia se está atualizada, mas o que interessa é irmos ver as fotos das galerias!]

[Vamos deixar de fora esta geocache porque senão ia dar muita confusão nas contas! :)]

Por cá, temos este tópico interessante que pode dar algumas ideias de zonas onde ir:

Nas altitudes positivas perto de zero e de zero metros, não deve haver grandes dificuldades: é ir passar a tarde à beira-mar e 'cachar'! [acho que deve haver boas opções no Algarve, Jasafara ;)]

Para as altitudes negativas (profundidades), debaixo de água e debaixo de terra não tenho grande ideia do que existe (o Project-GC e GSAK devolvem altitudes negativas fiáveis?). O desafio também serve para isso mesmo, fazer pesquisar um bocadito, e 'viajar' nem que seja através das listings. Mas, se for necessário, podemos finalizar o cálculo à mão (exemplo: quem encontrar esta pode contabilizar -12 metros). Também no caso de caches com vários pontos (multis, unknown por exemplo, poderão usar a altitude do ponto, mais conveniente para a vossa pontuação).

Qualquer geocacher que encontre pelo menos duas quaisquer geocaches este mês a altitudes diferentes, já estará a participar no Desafio Geopt.org, portanto, não há mesmo desculpas para não participar! Vamos pondo as nossas propostas e atualizamos ao longo das semanas a progressão!

(announce) 3, 2, 1: Go! :D

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #2 a segunda 02 jul 2018, 10:12 

Re: Desafios

O desafio perfeito para os geocachers do Grupo Central que ainda não subiram ao Pico :)

Enviado do meu SM-G935F através do Tapatalk
Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #3 a segunda 02 jul 2018, 12:02 

Pelo Algarve não me safo...
O máximo a que posso almejar é 1.138 pontos. No entanto vou aproveitar o desafio para finalmente fazer a "Ponto mais Alto do Algarve"...
Quanto à que rende mais à quota mais baixa é esquecer as subaquáticas a menos que estejam a centenas de metros de profundidade (e no Algarve o máximo que existe e/ou que eu estarei capacitado para fazer é a poucos metros).
Apenas tenho disponível a quinta melhor mas mesmo assim uma muito apetecível "The Cave" sendo a melhor e de longe a "Escadinhas - Carvoeiro".
Isto claro tendo em conta as caches em que tenho a altitude preenchida no GSAK e partindo do princípio que são fiáveis o que em alguns casos garantidamente não são...

Mas mesmo sem hipóteses são duas fantásticas caches/locais há muito tempo por fazer/visitar [^]

Fórmula a utilizar MAX(altitude + favoritos + 10*anos) + MAX(favoritos + 10*anos - altitude)
Imagem Imagem Imagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: segunda 26 abr 2010, 18:49

Mensagem Post: #4 a segunda 02 jul 2018, 12:15 

Como é que verificamos a altimetria de uma cache?

Enviado do meu ASUS_X00DD através do Tapatalk
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #5 a segunda 02 jul 2018, 12:22 

Lusitana Paixão Escreveu:Como é que verificamos a altimetria de uma cache?

Vais lá e vês com o GPS [:D]
No sofá tens de basear na informação disponibilizada pelo IAAN, GSAK, Project-GC ou então ires ao Google Maps (o mais fiável...).
Mas eu vou ajudar com umas listas. Que valerão o que valerão porque a altitude pode não estar completamente fiável ou não preenchida para caches que seriam interessantes (mas dará uma boa ideia).
Tu e pessoal com muitas caches nos maiores picos de Portugal dificilmente terão alguma possibilidade em Portugal de abordar o desafio numa base competitiva. Para objectivos particulares (como eu vou ter em Faro) há sempre muitas hipóteses de o aproveitar bem :)
Imagem Imagem Imagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: segunda 26 abr 2010, 18:49

Mensagem Post: #6 a segunda 02 jul 2018, 12:28 

Obrigada Joaquim. Como não uso gsak não sabia se havia alternativa.
Também me parece que não tenho qualquer hipótese em termos competitivos este mês. Mas mal seja que não consiga fazer duas caches, ao menos :)

Imagem Imagem Imagem Imagem

Regular
Regular

Registado: quarta 26 mar 2014, 12:41

Mensagem Post: #7 a segunda 02 jul 2018, 13:10 

Já andei a fazer uma pesquisa, não é garantido que faça o desafio.
Para o ponto mais alto escolhi a cache "pico das chãs" que julgo que fica na serra da Arada. Pelos vistos fica a 1119 metros de altura.
Para o ponto mais baixo é procurar algumas no norte ou no sul... "Escadinhas - Carvoeiro" já a fiz no ano passado. Este ano tenho em vista a "The Cave" mas como vou andar com 2 ou 3 pequenotes, dificilmente a farei.
A maior dificuldade será arranjar um dia para ir até à Fraguinha comer qualquer coisa e depois fazer "pico das chãs".

Geocoin
Geocoin

Registado: domingo 22 jul 2012, 18:14

Mensagem Post: #8 a segunda 02 jul 2018, 18:56 

jasafara Escreveu:
Lusitana Paixão Escreveu:Como é que verificamos a altimetria de uma cache?

Vais lá e vês com o GPS [:D]
No sofá tens de basear na informação disponibilizada pelo IAAN, GSAK, Project-GC ou então ires ao Google Maps (o mais fiável...).
Mas eu vou ajudar com umas listas. Que valerão o que valerão porque a altitude pode não estar completamente fiável ou não preenchida para caches que seriam interessantes (mas dará uma boa ideia).
Tu e pessoal com muitas caches nos maiores picos de Portugal dificilmente terão alguma possibilidade em Portugal de abordar o desafio numa base competitiva. Para objectivos particulares (como eu vou ter em Faro) há sempre muitas hipóteses de o aproveitar bem :)
Para quem tem o Locus Map instalado basta pôr o cursor sobre a cache para obter a respectiva altitude.

Só não sei se é muito preciso.

Enviado do meu SM-G935F através do Tapatalk

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #9 a segunda 02 jul 2018, 21:19 

Considerando os valores de altitude que tenho no GSAK um resumo por distrito.
As primeiras colunas reflectem os valores máximos possíveis e as últimas indicando o número de caches que o distrito tem com pontuação superior ao valor indicado.
MA - Máximo para o ponto mais alto (que pode ser muito baixinho :))
MB - Máximo para o ponto mais baixo (que pode perfeitamente não ser o mais baixo :))
Os valores da Madeira estão inflacionados como se poderá ver quando detalhar as caches.

nota: A cache que dá o máximo de pontos em Lisboa como cache mais alta fica a 3m de altitude e é a mesma que também dá o máximo de pontos como cache mais baixa [:D]
Anexos
screenshot_20180702_201606.png
Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #10 a segunda 02 jul 2018, 23:26 

MAX(MA)
Fora o caso bizarro de Lisboa provocado pela distorção dos favoritos e o valor de altitude claramente errado da cache da Madeira, os outros casos até são mais ou menos expectáveis.
As caches (unknown-) como é o caso da do Porto também podem deturpar (ou não...) estas contas.
Anexos
screenshot_20180702_222039.png
Imagem Imagem Imagem
Próximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes