18de Julho,2018

Geopt.org - Portugal Geocaching and Adventure Portal

Desafios

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: prodrive, hulkman

Regular
Regular

Registado: terça 16 set 2014, 15:02

Mensagem Post: #371 a terça 12 jun 2018, 00:18 

Re: Desafios

J.Greg Escreveu:
jasafara Escreveu:
Lusitana Paixão Escreveu:
J.Greg Escreveu:
Quanto ao desafio de junho 2018, espero poder cumprir também, com pelo menos um desses tesouros! [No mês passado encontrei um container intacto que esteve encerrado 1958 dias até eu o abrir, mas... que não seria elegível para o desafio deste mês.]

Mau! Isso não se faz... abrir o apetite aqui dos leitores e depois não contar de que se trata?
Anda lá!!!

Aposto que foi numa cache arquivada :)

:) Sim, faz parte deste departamento!

Qual é, qual é? [:P] :roll: [^] [^]
Imagem Imagem Imagem Imagem

Micro
Micro

Registado: segunda 06 ago 2012, 00:48

Mensagem Post: #372 a terça 12 jun 2018, 19:54 

Gatarron Escreveu:
J.Greg Escreveu:
jasafara Escreveu:
J.Greg Escreveu:
Quanto ao desafio de junho 2018, espero poder cumprir também, com pelo menos um desses tesouros! [No mês passado encontrei um container intacto que esteve encerrado 1958 dias até eu o abrir, mas... que não seria elegível para o desafio deste mês.]

Mau! Isso não se faz... abrir o apetite aqui dos leitores e depois não contar de que se trata?
Anda lá!!!

[ :lol: É cachingclandestino, é zombiecaching, não se pode dizer assim :) !... O Jasafara logo chegou lá! ;) ]

"Pequeno" pormenor do Desafio Maio: afinal ainda estou em incumprimento quanto aos requisitos das 10 badges mínimas. Então: juraria a pés juntos que a cache Urbex com que contei, já estaria incluída na badge. Vou a ver: e afinal não. E sendo assim, fico em incumprimento até à aprovação da sugestão pelo gestor de badge (acredito plenamente que a cache tem condições para ser revista positivamente a sua inclusão naquela badge). Caso não seja viável, terei de analisar mais uma ou outra opção, a ver se consigo!

TB
TB

Registado: domingo 22 jul 2012, 18:14

Mensagem Post: #373 a terça 12 jun 2018, 23:42 

J.Greg Escreveu:
Gatarron Escreveu:
J.Greg Escreveu:
jasafara Escreveu:
J.Greg Escreveu:

Anda lá!!!

[ :lol: É cachingclandestino, é zombiecaching, não se pode dizer assim :) !... O Jasafara logo chegou lá! ;) ]

"Pequeno" pormenor do Desafio Maio: afinal ainda estou em incumprimento quanto aos requisitos das 10 badges mínimas. Então: juraria a pés juntos que a cache Urbex com que contei, já estaria incluída na badge. Vou a ver: e afinal não. E sendo assim, fico em incumprimento até à aprovação da sugestão pelo gestor de badge (acredito plenamente que a cache tem condições para ser revista positivamente a sua inclusão naquela badge). Caso não seja viável, terei de analisar mais uma ou outra opção, a ver se consigo!

Gatarron, descobrindo qual é a cache (basta ir ao perfil do J.Greg), facilmente te aperceberás que o owner nunca chegou a remover do local uma grande parte dos seus caixotes! É, sem dúvida, um cardápio interessante para os adeptos do zombiecaching! ;)

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #374 a quarta 13 jun 2018, 00:05 

ZéSampa Escreveu:...
Gatarron, descobrindo qual é a cache (basta ir ao perfil do J.Greg), facilmente te aperceberás que o owner nunca chegou a remover do local uma grande parte dos seus caixotes! É, sem dúvida, um cardápio interessante para os adeptos do zombiecaching! ;)

Esta deve ser a mais antiga desde o último found.
Imagem Imagem Imagem

TB
TB

Mensagem Post: #375 a quarta 13 jun 2018, 00:51 

jasafara Escreveu:
ZéSampa Escreveu:...

Esta deve ser a mais antiga desde o último found.

Agora, pelas poucas fotos da galeria, fiquei na dúvida se eu e o J.Greg não procurámos já essa. Temos procurado várias desse mesmo owner mas que não conseguimos encontrar, algumas delas em antigos moinhos. Estando arquivadas achamos que não fará sentido registar os DNFs.

TB
TB

Mensagem Post: #376 a domingo 17 jun 2018, 22:35 

Finalmente, na sexta-feira passada, pude dedicar-me ao desafio. Para a tarde planeei 4 caches do Napoleão tendo apenas encontrado uma delas, pelo que, neste momento, concluí o desafio pelos requisitos mínimos. Isto é, encontrar pelo menos uma cache sem founds há mais de 2 anos, até um máximo de 5 caches contabilizáveis.

Aqui fica um resumo:

1 - # 21 Wtshnn - A fecha dos moinhos - Como sabia que o ponto inicial da multi está totalmente inacessível por causa da vegetação, graças ao waypoint de acesso indicado na listing, fui directo à fecha e ao caixote. Vislumbrada a ponte e percorrido o trilho rasgado por um mar de silva, facilmente cheguei ao objectivo onde me esperava uma fantástica cascata perdida no meio da floresta. Mal aí cheguei, rapidamente percebi que, ainda que não encontrasse a cache, o dia estava ganho. No entanto, mesmo sem as coordenadas finais, à semelhança dos anteriores visitantes, apenas com a ajuda da dica e da foto spoiler, dei início às buscas. No entanto, ao contrário do que inicialmente pensava, atenta a possibilidade de esconderijos, a pista relativamente vaga e a alteração da vegestação, não foi nada fácil encontrar a cache. Assim, durante mais de meia hora andei perdido no meio da vegetação arriscando desnecessariamente no terreno. Felizmente, mais tarde, consegui aceder às fotos dos últimos registos que rapidamente me fizeram perceber que estava a complicar em demasia... Depois, bastou-me observar melhor uma zona que ainda não tinha revistado, compará-la com o spoiler e, para meu grande gáudio, encontrar a cache em perfeito estado de saúde! :) A satisfação foi imensa não só por ter superado o desafio mas, principalmente, pelo prazer de assinalar a minha passagem neste fantástico local! Sem dúvida, um dos mais bonitos que o Napoleão me deu a conhecer! :)

2 - Ponte de arame - Por muito tempo, por pensar que esta cache apenas seria acessível pela ribeira na busca do exigente conjunto de caches vizinhas das Águas do Barroco (também elas elegíveis para o desafio) tinha vindo a ignorar por completo este caixote. Porém, após um estudo mais aprofundado das caches elegíveis, descobri que, afinal, o local também era acessível a partir de um trilho de pouco mais de 500 metros. Porém, mal cheguei ao estacionamento de imediato fiquei apreensivo, pois no mesmo local encontrava-se estacionada outra viatura. No entanto, ainda que apreensivo fiz-me ao caminho e passados poucos minutos estava junto à ribeira de olho na ponte de arame. Porém, se antes estava com algum receio pior fiquei quando me prepava para abordar o GZ, pois, mesmo ao lado das coordendas estava montada uma tenda! Ainda assim não desisti e avancei! Comecei por dizer "bom tarde" na esperança de receber alguma resposta e tolerância à minha presença e desci as escadas. Não obtive qualquer resposta nem vi ninguém mas não me senti totalmente à vontade para procurar a cache como era devido. Assim, limitei-me a tirar algumas fotografias e procurar a cache nos locais mais evidentes. O certo é que nada encontrei mas descobri um local deveras insólito rodeado de um belíssimo enquandramento natural. Um recanto ao qual será um prazer regressar mas sem a eventual presença de terceiros a atrapalhar as buscas.

3 - O Silencio do Choro ! - Natura, a fiel confidente - Esta foi a minha terceira tentativa nesta cache. No entanto, mais uma vez, o nível do rio impediu-me de chegar a bom porto. Fiquei a cerca de 40 metros do GZ, sendo que a partir de aí, neste momento, a cache apenas é acessível via caminhada aquática para a qual não vinha preparado. Desta vez a luxuriante vegetação também apresentou dificuldades acrescidas. De qualquer modo, foi uma bela caminhada. Aliás, estou convencido que estes 300 metros de caminhada são uns dos mais belos da região! :)

4 - Santa Cruz Da Trapa - Já tinha tentado encontrar esta cache numa anterior ocasião. No entanto, um erro no cálculo das coordenadas finais, deixou-me a poucos metros do GZ. Desta vez, após uns contactos anteriores com o owner, já sabia até onde me dirigir. Todavia, chegado ao GZ e consultada a esclarecedora dica, nada encontrei. Neste caso a cache permanece há mais de 2 anos sem founds porque efectivamente encontra-se desaparecida. Ainda assim, a visita foi recompensadora. A vista para Santa Cruz da Trapa e arredores é soberba! :)

No final, só encontrei uma cache mas tive uma tarde, no mínimo, épica! :)

Assim, neste momento, passamos a ter menos uma cache eligível, número que espero reduzir até ao final do mês, esforçando-me por encontrar pelo menos mais 4 caches que preencham os requisitos, tendo como derradeiro objectivo encontrar a cache recordista nesta matéria, ainda que esteja convicto que se encontre inacessível... :) Já que é para desafiar que seja em grande!!! :)

Finalmente, aproveito para pedir ao Jasafara para fazer um report deste último fim-de-semana pela Beira Alta que ao que parece foi muito produtivo a este respeito! :)

Aos demais, boa sorte e bom desafio! :)

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #377 a domingo 17 jun 2018, 23:28 

Eu já devia estar a dormir pelo para já deixo apenas um pequeno resumo.
Procurei 6 encontrei 3.
Começando pelas que não encontrei.

GC289XT Ponte Velha do Beijames
GC289XX Vale Encantado da Estrela
GC34YYD Fonte Serra

A primeira não estava garantidamente lá mas como ficava a caminho da segunda e o sítio merecia uma paragem ainda a procurei um pouco. Continuando por um estradão em algumas partes não muito apropriado para o carro com que lá fui, lá cheguei ao Vale Encantado que o único DNF dava uma razoável esperança que lá estivesse. Até pode estar mas procurei com alguma insistência (pelo menos para os meus padrões :)) e não dei com ela. É verdade que tanto esta como a anterior na ponte não faço ideia como é que podem ter desaparecido estando em sítios tão remotos...
No entanto aquele caminho que ainda pode ser prolongado com uma viatura TT vale bem a pena com ou sem cache e o local é mesmo isolado.
Pena os Blue Trekkers não me terem respondido à minha oferta de manutenção.
Quanto à Fonte Serra também foi um belo percurso aqui por um estradão em bom estado. Aqui já não procurei assim muito, mas a dica era mais ou menos óbvia...Interessante que esta cache fica a pouco mais de 1km do Vale Encantado em linha recta, mas de carro é uma volta de bastantes kms e demorada.

Passando para os founds, sendo que todas apareceram com facilidade.

GC289XT F.C.C. - Sarzedo
GC631W5 A banheira privada
GC3A2VP Beijames - Aguilhão à vista

A primeira uma bela aldeia nos limites do PNSE com bons acessos e que tem o azar de ficar ali ao pé de caches com fartura muito mais desafiantes. É a única explicação para não ter founds.
A Banheira tem um bom acesso de carro e depois umas dezenas de metros a corta-mato até ao GZ em que a maioria dificuldade é ultrapassar o mar de silvas que por lá há.
E para o fim uma cache que foi um dos pontos altos do fim de semana. Deixei o carro no parque para veículos não TT (não sei porquê porque a maior parte do percurso até ao parque para veículos TT é bastante melhor do que outros sítios por onde meti o carro :)). Assim foi uma bela caminhada, sendo que quando se acaba o trilho ainda há uns bons centenas de metros mais ou menos a corta mato embora minimamente marcado por mariolas e que merece um terreno pelo menos de T4. Cheguei com alguma facilidade ao GZ onde encontrei facilmente a cache (sem visitas desde 2014 do owner). O spot é muito bom com a vista prometida. Só não percebo é porque é que o Aguilhão propriamente dito não tem uma cache. Tem distância para esta e para a Vale Encantado que também fica relativamente próxima mas num vale do outro lado da montanha e com ligação entre os dois eventualmente por dentro ou junto ao Beijames.
Recomendo ao pessoal daquela zona para explorar as potencialidades que por ali há de colocação de caches...
O regresso foi uma aventura e cheguei a ver o caso mal parado. Distrai-me e perdi as mariolas e andei para ali a subir e a descer a corta mato. Cheguei ao carro mais morto do que vivo e cheio de energia para subir ao Cântaro Magro umas horas depois [:D]

Enfim ainda não sei sequer se alguma das caches que encontrei entra para o top 5 das há mais tempo sem founds (A Vale Encantado entraria para um primeiro lugar destacado...) mas gostei imenso de visitar os locais (com founds ou com dnf's).

Compartilho isso com o relato do ZéSampa [^]

edit: relendo a página não parece mesmo que haja ligação entre o Vale Encantado e o Aguilhão sem ser eventualmente por um grande rappell...

Tem o berço no Vidoeiro, deslizando pelo Beijames, Serra de Baixo para, seguidamente dar um grande salto e projectar-se 300 metros mais abaixo, no Aguilhão, um afloramento rochoso, para receber as águas das ribeiras do Espinheiro e da Portela e, aqui sim, começar a ganhar a forma de rio.
Imagem Imagem Imagem

TB
TB

Mensagem Post: #378 a domingo 17 jun 2018, 23:54 

Quanto ao facto de dever estar a dormir já somos dois! :)

Excelente resumo! :) Após tantos anos de exploração pelo PNSE ainda tenho essas bandas por visitar. O teu relato deixou-me ainda com mais vontade de por lá passar!

Assim, deixamos de ter mais 3 caches elegíveis! Imaginem que o desafio se massificada ou espalhava por várias regiões! Tínhamos aqui uma saudável competição arqueológica! :D

Finalmente, parabéns pela determinação e empenho no desafio, Joaquim! :)

Enviado do meu SM-G935F através do Tapatalk

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #379 a segunda 18 jun 2018, 15:38 

jasafara Escreveu:Sem logbook mas no sítio e com a vista que se esperava.
O mais complicado foi trazer cá o Óscar...
TFTC

Enviado do meu SM-G935F através do Tapatalk
Imagem

Só para formalizar também esta cache como representante do distrito de Setúbal Viagem Universal. A viagem de sofá já tinha ocorrido há seis anos. Agora foi a viagem ali pela Arrábida. A cache apareceu fácilmente, mas sem logbook. Ficou lá uma fatura do Joshua's do Oeiras Park. A parte de trás limpa deve dar para os founds dos próximos 20 anos [:D]. Bela vista sobre Tróia mas ali o que não faltam são locais e caches de eleição.
Outra cache próxima elegível para o desafio e que acredito esteja lá, foi feita só parcialmente e com umas ajudas do owner. Não encontrei o pronto 3 e que aponta para o final, mas apenas porque já era tarde, começou a chuviscar e estava farto de andar com o Óscar debaixo do braço no meio de vegetação densa. Não é difícil descobrir de que cache estou a falar mas não ao coloco aqui para deixar hipóteses a que alguém se antecipe para efeitos do desafio.
Não que haja este risco porque se já havia pouca gente a alinhar nos desafios, este parece-me um particular entre mim e o Zé [:D] O que é uma pena porque como ele disse seria interessante se houvesse pessoal a alinhar noutros distritos.

Até ao final do mês já não tenho grandes perspectivas de fazer mais candidatas, mas nunca se sabe. Existe a terceira de Setúbal para os lados de Grândola que dá um belo passeio e ainda tenho de dar uma espreitadela para Évora e Beja. Seria um desafio complementar procurar ou encontrar caches em pelo menos 5 distritos :) Até agora temos Lisboa ( 1 (disabled) ), Setúbal ( 1 (enabled) e outra a meio), Santarém (uma data de (enabled)) e Castelo Branco (3 (disabled) e 3 (enabled)).
Gostaria também de ir e encontrar (para não encontrar já fui) uma sem registos há pelo menos 5 anos mas a "oferta" mais próxima fica em Nisa o que não é propriamente já ali...

Tenho uma sensação que vou estar a "ganhar" de goleada até um dia antes do final do mês e aí o Zé Sampa vai-me sair com founds em caches não encontradas há muito mais tempo do que os 2/3 anos que as minhas levavam e leva o caneco [:D]
Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #380 a segunda 18 jun 2018, 15:44 

Já agora para quem queira mesmo ganhar o desafio basta ir e encontrar a única cache por encontrar (e com direito a FTF) há mais de 10 anos (mais propriamente faz amanhã 15 anos e 11 meses...).
Isto em Portugal pois o desafio não é restrito ao nosso país...
Imagem Imagem Imagem
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Google Feedfetcher e 4 visitantes