23de Maio,2018

Geopt.org - Portugal Geocaching and Adventure Portal

Desafios

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: prodrive, hulkman

Regular
Regular

Registado: terça 16 set 2014, 15:02

Mensagem Post: #171 a domingo 18 mar 2018, 23:18 

Re: Desafios

jasafara Escreveu:E pronto.
Só encontrei 6 marcos mas deu para fechar a trilogia de caches isoladas entre Santarém e Portalegre.
Belo passeio!

Enviado do meu SM-G935F através do Tapatalk
Imagem

Há cumprir o desafio, e há cumprir o desafio em grande estilo. Parabéns jasafara!
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #172 a segunda 19 mar 2018, 00:08 

Gatarron Escreveu:...Jasafara, parece que tivemos os dois a mesma ideia. Esta deve ser a que está mais a jeito de cumprir o desafio na zona de Lisboa. Por acaso não paraste na Fonte Costa (GC6F51Q) antes? Talvez aí tenha deixado o ano correto.

Não estava para fazer essa cache. Aliás a mais perto de Lisboa era de longe a de Alcochete a menos de 45km de casa e com acesso rápido. O meu objectivo principal sempre foi a Projecto GeOldSchool - Pego da Curva, a mais isolada de todas. Dentro dos caminhos que o google maps me propôs
decidi ir A1+A10+A13+IC10. Os tempos e distâncias eram mais ou menos equivalentes e esse caminho era o que me fazia mais passar pela lezíria. Quando saí da A13 para a IC10 dei uma vista de olhos pelo post que tinhas colocado. Eis quando nem passado um minuto vejo uma placa a apontar para Foros de Benfica...Foi mesmo coincidência. Decidi virar para direita e ir ver se tinhas mesmo feito a cache [:D]

Gatarron Escreveu:...Há cumprir o desafio, e há cumprir o desafio em grande estilo. Parabéns jasafara!

Obrigado :) Mas o plano era mais ambicioso e envolvida seis caches em quatro distritos. Mas isso implicava que tivesse saído de Lisboa logo a seguir ao almoço o que não aconteceu pelo que quando decidi voltar para fazer a A Guarita dos Foros de Benfica (VG) já tinha claro que teria de fazer um programa mais curto.

Ah. E parabéns para ti :) Pensa num bom desafio para Abril! Para mim a parada está muito alta pois estes dois primeiros desafios foram completamente de encontro aos meus maiores gostos no geocaching. Fazer caches históricas/GC6/mais antigas e fazer caches eremitas/isoladas.
Imagem Imagem Imagem

Large
Large

Registado: quinta 28 ago 2014, 00:12

Mensagem Post: #173 a segunda 19 mar 2018, 00:16 

jasafara Escreveu:E pronto.
Só encontrei 6 marcos mas deu para fechar a trilogia de caches isoladas entre Santarém e Portalegre.
Belo passeio!

Enviado do meu SM-G935F através do Tapatalk
Imagem

Parabéns Jasafara também pela conclusão em grande do desafio, foi por muito pouco que o patamar mais alto do pódio fugiu. [;)]

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #174 a segunda 19 mar 2018, 00:29 

rmflobo Escreveu:...Parabéns Jasafara também pela conclusão em grande do desafio, foi por muito pouco que o patamar mais alto do pódio fugiu. [;)]

Ontem o tempo não estava em condições. Hoje quando saí de Lisboa o Gatarron ainda não tinha aqui colocado o post pelo que ainda tinha algumas esperanças de ser o primeiro.
Mas isso não é de todo importante (fora o facto de ter uns desafios giros para propor quando e se for o primeiro em algum mês [:D]).
Para mim estes desafios são altamente motivantes e como disse no post anterior os dois desafios até agora que colocastes dificilmente poderiam ser mais interessantes para mim.
É realmente incrível como tão perto de Lisboa temos zonas com tão poucas caches. Como é que uma cache numa zona com óptimas acessibilidades, não muito longe de Lisboa, é a única em quase 300km2...
Por alguma razão a A10/A13 são das autoestradas com menos movimento do país (e se calhar da Europa [:D])
https://www.ulisboa.pt/wp-content/uploads/6ago_estudo_IST.pdf
Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #175 a segunda 19 mar 2018, 02:02 

Entretanto fica um desafio para o @Idílio ;)
Pensei num esquema para detectar pontos no continente que permitam caches isoladas.
Está incipiente mas já deu para descobrir um sítio para colocar uma que fica a mais de 10km da cache mais próxima e num local perfeitamente acessível [^]
Agora é pensar num algoritmo eficiente para se detectarem todos os pontos onde poderia haver uma cache que ficasse a pelo menos X km de outra!
E depois dão-se a quem os tratar com carinho :)

PS: A olhómetro também dá para detectar locais. Não dá é para detectar todos e ter a garantir que se encontrou o ponto mais isolado possível...
Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #176 a segunda 19 mar 2018, 11:18 

Falhei o desafio por 100 metros [:O]
A cache mais isolada que encontrei no sábado está a 3,4 kms da sua vizinha:

https://www.geocaching.com/seek/nearest.aspx?lat=39.831633&lng=-7.425583

Regular
Regular

Registado: terça 16 set 2014, 15:02

Mensagem Post: #177 a segunda 19 mar 2018, 11:43 

jasafara Escreveu:Entretanto fica um desafio para o @Idílio ;)
Pensei num esquema para detectar pontos no continente que permitam caches isoladas.
Está incipiente mas já deu para descobrir um sítio para colocar uma que fica a mais de 10km da cache mais próxima e num local perfeitamente acessível [^]
Agora é pensar num algoritmo eficiente para se detectarem todos os pontos onde poderia haver uma cache que ficasse a pelo menos X km de outra!
E depois dão-se a quem os tratar com carinho :)

PS: A olhómetro também dá para detectar locais. Não dá é para detectar todos e ter a garantir que se encontrou o ponto mais isolado possível...

Boa! O nome dessa cache poderia ser: "A cache mais isolada de Portugal (até que alguém ponha uma cache mesmo ao pé)" :D

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: quinta 09 dez 2010, 13:38

Mensagem Post: #178 a segunda 19 mar 2018, 21:11 

Então...mas se tu é que já pensaste num esquema... :?
Imagem Imagem Imagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: quinta 09 dez 2010, 13:38

Mensagem Post: #179 a segunda 19 mar 2018, 21:12 

Gatarron Escreveu:
..até que alguém ponha uma cache mesmo ao pé

Querias dizer até ao FTF ou até que lá vãos uns "grupinhos" que toda a gente sabem quem são? [:o)]
Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #180 a segunda 19 mar 2018, 22:20 

IDILIO49 Escreveu:

Então...mas se tu é que já pensaste num esquema... :?

O meu esquema é muito rudimentar e de maneira nenhuma devolve todos os casos possíveis...
Apenas garante que existem 26 áreas em Portugal Continental onde garantidamente pode ser colocada pelo menos uma cache que ficará a pelo menos 4,43km dos pontos publicados de todas as actualmente existentes.
Haverá garantidamente mais mas o método que utilizei apenas poderá indiciar os locais mais prováveis.
Para um algoritmo automático que dê todos os casos e a máxima distância possível em cada caso falta muito...
Claro que à força bruta tudo se faz...mas neste caso ainda seria muito mais pesado do que para encontrar as caches actuais a mais de 3.5km...e o cálculo no meu portátil era capaz de acabar só depois da vida da terra se ter extinguido [:D]
Para ser completamente exaustivo ter-se-ia de partir não dos pontos publicados das cerca de 40k caches existentes mas de todos os pontos dentro da quadrícula que engloba Portugal Continental (de 36.9, -9.5 a 42.1, -6.1) a uma precisão de 1 milésimo de minuto.
São 1.855 * 6.000 * 6.000 pontos. Ou seja 66.780.000.000 de pontos que teriam de ser cruzados com as 40k caches. É muito ponto :)
Claro que existem uns largos biliões de pontos que ficam fora da shapefile do território mas era preciso saber como os retirar o que eu não sei...

Por isso o desafio é que penses num algoritmo mais eficiente. Eu vou continuar a fazer o mesmo ;)
Imagem Imagem Imagem
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante