20de Agosto,2018

Geopt.org - Portugal Geocaching and Adventure Portal

Novas Caches Virtuais [estão de volta]

Todos os assuntos relacionados com Geocaching.

Moderadores: prodrive, hulkman, ajsa

Geocoin
Geocoin

Registado: quinta 01 abr 2010, 01:36

Mensagem Post: #101 a quarta 30 ago 2017, 16:47 

Re: Novas Caches Virtuais [estão de volta]

prodrive Escreveu:
jasafara Escreveu:A parte de motivar os "novos" está conseguida. Vamos ver se haverá alguma iniciativa de cativar e incentivar os "velhos".

Eu não sei a GC HQ está interessada em incentivar os "velhos" :)
Vejo que há claramente o apontar de um "novo" caminho, ou pelo menos de algum caminho.
A GC HQ apontou claramente que está mais interessada em premiar a qualidade em vez de a quantidade.
Na minha opinião prefere que o jogo seja mais assente em poucas mas boas caches do que em muitas caches que basicamente levam ao desinteresse de uma grande maioria de Geocachers.
Parece-me bastante legítimo e um passo a meu ver correcto na continuidade do interesse das pessoas no Geocaching.
Creio que a continuidade da actividade não estaria em causa se 50% das caches do mundo desaparecessem. Talvez isso até fosse uma mais-valia para o Geocaching :)

Eu espero que eles apontem nesse sentido. O caso português não é o acontece a evolução leva a uma criação em quantidade em detrimento da qualidade. Basta ver as estatísticas do Jasafara em que neste ano íamos com quase 40% de caches de PTs.
Imagem

Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: quarta 28 abr 2010, 08:32

Mensagem Post: #102 a quarta 30 ago 2017, 17:04 

prodrive Escreveu:Vejo que há claramente o apontar de um "novo" caminho, ou pelo menos de algum caminho.
A GC HQ apontou claramente que está mais interessada em premiar a qualidade em vez de a quantidade.
Na minha opinião prefere que o jogo seja mais assente em poucas mas boas caches do que em muitas caches que basicamente levam ao desinteresse de uma grande maioria de Geocachers... :)

Sim. Caches pelo menos sempre disponíveis e com visitas. A ideia nem me parece má de toda, mas pode transformar as virtuais, que eram raras e por isso tinham um certo encanto, para mais uma a encontrar na volta do dia. Ou seja mais uma. Tudo depende como a oportunidade de quem tem a hipótese de as colocar é usada. E não me parece, que por serem só 4000 caches a serem criadas, que vão ser todas de "qualidade". Leia-se de elevada satisfação por quem as encontra e partilhada, em forma de relato, para a comunidade.

Se calhar esta medida é um teste para se estudar o funeral das labcaches, totalmente abandalhadas pelos achamentos fantasmas e onde se pode ver uma clara preferência pelos números sem olhar a meios. Se se limitassem as labcaches a quem realmente participou nos eventos, haveria umas surpresas. Isso e apagar os souvenirs atribuídos, e ostentados como se fossem medalhas, a quem "participa" nos eventos só para os obter e depois apaga o registo. Não há participação no evento, não há souvenir e não há labcaches. Uma simples rotina a correr de vez em quando de forma a elevar a qualidade e não a quantidade.

Infelizmente a quantidade de caches disponíveis junto a um evento aumenta a participação nesse evento independentemente das actividades do mesmo. O que a comunidade quer é quantidade. Muitas caches que possam ser "encontradas" em modo evento.

As virtuais podem alterar as coisas pois o registo é diferente. Isto só funcionaria se fossem cumpridos todos os requisitos e os registos fossem apagados.

Ainda me lembro, quando descobri o maravilhoso mundo do geocaching, de ver algumas caches desactivadas porque a groundspeak alterou a formatação html das caches.

Neste caso é a mesma coisa. Ainda não li que alguém iria fazer um esforço para melhorar as suas caches.Vendo os últimos tempos, com caches despejadas no mapa, com listings iguais e que só servem para o número, não me parece que a qualidade seja o mais importante para uma boa parte dos geocachers.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #103 a quarta 30 ago 2017, 18:55 

Informação disponibilizada pelo Project-GC

Virtuals

As you might have heard, Geocaching HQ has rewarded some geocachers by allowing them to publish one Virtual cache each. Geocaches of the type Virtual is something that has been grandfathered since 2005, but now it looks like we might get up to 4000 new ones.

Geocaching HQ's announcement is available at https://www.geocaching.com/blog/2017/08/virtual-rewards/.

If you want to see all newly published Virtual caches, Project-GC can of course help you out with that. We find it's easiest to use Map compare (without comparing) as a tool to solve it. An exampe is this configuration.

Some numbers regarding Virtuals:

There has been 7451 Virtual caches published before these news.
4582 of those are still active.
There has been 208 new published this month.
There has been a total of almost 4 million found logs on Virtual caches.
The Virtual with the most found logs is GC45CC in United Kingdom. It has 24,825 found logs and is now archived. It's a bit special though and some geocachers have logged it several times.
The Virtual with the second most found logs is GCF496 in Czech Republic. It has 23,553 found logs and is still active. It's also the geocache with 5th most logs in the world, 4th if only counting active ones.
United States has the highest number of active Virtuals in the world, 3776 of them. United Kingdom is second with 195.
Imagem Imagem Imagem

TB
TB

Registado: segunda 09 jul 2012, 12:53

Mensagem Post: #104 a quarta 30 ago 2017, 19:43 

prodrive Escreveu:A GC HQ apontou claramente que está mais interessada em premiar a qualidade em vez de a quantidade.

A comunidade em geral e os owners em particular vão interiorizar essa mensagem.

prodrive Escreveu:Creio que a continuidade da actividade não estaria em causa se 50% das caches do mundo desaparecessem.

Será essa a única consequência da clivagem provocada pela atribuição dos virtual rewards aos top owners?

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #105 a quarta 30 ago 2017, 20:13 

A J Pombo Escreveu:
prodrive Escreveu:Creio que a continuidade da actividade não estaria em causa se 50% das caches do mundo desaparecessem.

Será essa a única consequência da clivagem provocada pela atribuição dos virtual rewards aos top owners?

Nem sequer acredito que haja essa consequência :)
Basicamente acho a principal consequência será que no futuro muitos dos novos owners estejam mais focados na qualidade do que na quantidade. Em relação aos owners antigos acho que continuarão a actuar de acordo com as suas convicções. Acho que eventualmente alguns (poucos) owners mais descontentes com esta decisão possam arquivar todas ou eventualmente muitas das suas caches (naturalmente as menos favoritadas) :)
Imagem Imagem Imagem Imagem

Large
Large

Registado: segunda 03 set 2012, 20:13

Mensagem Post: #106 a quarta 30 ago 2017, 22:07 

prodrive Escreveu:
Kinder Escreveu:
prodrive Escreveu:
Kinder Escreveu:Se for para premiar e incentivar os novos estou de acordo. Precisa-se de sangue novo com ideias novas e caches novas :) a ver se atraem os antigos e novos geocachers ao bichinho novamente :)

É natural que um prémio, ainda que virtual, atraia sempre muita gente :)

Não falava do prémio de poder colocar mas sim das novas caches virtuais que vão aparecer em breve. Eu não sou fá mas se aparecer alguma coisa que me desperte o interesse quem sabe. Até já tenho a webcam no Carvoeiro para breve :)

Eu acho que são sempre caches que despertam o seu interesse pela raridade. Não foi o facto de me levar ao Cristo Rei (por exemplo) que a cache é extraordinária, principalmente quando já há lá um punhado de caches e muitas outras houve :)

Parece-me que aí é que está um "problema" quem teve direito a uma virtual, na minha perspectiva estão precipitar-se na colocação... e não estão a aproveitar a verdadeira essência da cache, nesse caso que referes, para a além de não mostrar nada de novo, pois já existem caches no local que levam a tal... eu se coloca-se uma cache virtual no Cristo Rei, era lá em cima, que é onde não pode haver caches (talvez até possa, mas dá bastante trabalho).

TB
TB

Registado: segunda 09 jul 2012, 12:53

Mensagem Post: #107 a quarta 30 ago 2017, 22:34 

Numa altura em que se debate a qualidade vs. quantidade, deixo aqui um novo PT de 600 caches (geoart?), ali ao lado, no país vizinho.
https://www.geocaching.com/geocache/GC7AV2G_599-en-un-lugar-de-la-mancha
Anexos
en un lugar de la mancha.jpg

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: segunda 26 abr 2010, 18:49

Mensagem Post: #108 a quarta 30 ago 2017, 22:39 

A J Pombo Escreveu:Numa altura em que se debate a qualidade vs. quantidade, deixo aqui um novo PT de 600 caches (geoart?), ali ao lado, no país vizinho.
https://www.geocaching.com/geocache/GC7AV2G_599-en-un-lugar-de-la-mancha

Talvez seja uma Geoart da Lombriga? :shock:
Imagem Imagem Imagem Imagem

Large
Large

Registado: segunda 03 set 2012, 20:13

Mensagem Post: #109 a quarta 30 ago 2017, 22:55 

Kinder Escreveu:Eu não me importo de propor à GS como incentivo aos "velhos" a permissão de criar uma cache à sua escolha sem ser sujeita às guidelines.

Imagina o caminho todo aberto :twisted: haverá maior visão do paraíso que essa?

Do inferno queres tu dizer... se já assim há esquemas... imagina com liberdade.

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quinta 25 mar 2010, 11:46

Mensagem Post: #110 a quinta 31 ago 2017, 00:04 

Uma atualização ao anúncio das Virtual Rewards no blog.

August 30, 2017 Update:

Geocaching HQ values all cache hiders for the amazing contributions they make to this game. We apologize for any offense this promotion has caused you or any others in the community. It was certainly not our intent to upset anyone. In fact, it was our intent to do something positive for the global geocaching community. Based on feedback we’ve received, we have updated this blog post to remove the emphasis on “top 1% of cache hiders” and replaced it with “the top 1% of the results from our algorithm” as this description more accurately describes the selected group of geocache hiders. Using the phrase “top 1% of cache hiders” was inaccurate and unfortunately caused confusion among geocachers worldwide. We regret this choice of words and have adjusted the language in this blog post to more clearly describe the process.

For this promotion, we used an algorithm that selected a very small number of cache hiders who fit a specific set of cache quality criteria. We’re hoping that by only releasing 4,000 Virtual Rewards we can help minimize the previous problems with Virtual Caches while still giving the community more Virtuals. For 12 years, the community has asked for Virtuals to return. Because of the many previous problems with Virtuals, we cannot open Virtuals up for all cache hiders. But we did want to find a creative solution to offer some Virtuals. We have never done anything like this before. If it is successful, we may consider a similar project for the future. If we do something similar, we will change the algorithm to offer a new set of cache hiders an opportunity. Hopefully you will be one of them!

Cache quality means many things to a hider, a finder, and the community. For this promotion, the algorithm included many factors but it heavily favored cache quality over quantity. Among these factors were percentage of Favorite points on active caches (not the total number of Favorite points) and current geocache Health Score.

We know there are many more amazing hiders in the geocaching community than those chosen to receive a Virtual Reward. Your contribution to the game is highly valued by us and the geocaching community alike. Just because your username or a friend’s username wasn’t selected by the algorithm doesn’t mean that you are not a great hider and we apologize for giving anyone this impression.

We will continue to do our best to serve the global geocaching community and game of geocaching and we appreciate your support and understanding. Thank you for your contributions to the game we all love!
GEOREFERENCIANDO A AMAZÓNIA... e arredores :)
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING GERAL

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante