25de Junho,2018

Geopt.org - Portugal Geocaching and Adventure Portal

Novas Caches Virtuais [estão de volta]

Todos os assuntos relacionados com Geocaching.

Moderadores: prodrive, hulkman, ajsa

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #91 a quarta 30 ago 2017, 11:56 

Re: Novas Caches Virtuais [estão de volta]

Lusitana Paixão Escreveu:
Gatarron Escreveu:Parece-me bem que não se divulgue o algoritmo

Também me parece muito bem.
E não pode ser assim tão descabido o algoritmo, pois até agora dentro dos Owners que conheço e que foram contemplados, são todos muitíssimo merecedores do destaque! Parabéns e obrigada a eles pelo contributo positivo no mundo do geocaching!

A questão é que todos os owners se acham merecedores do destaque :)

A GC HQ já revelou quais são os ingredientes da receita: Qualidade e Saúde. Revelar o algoritmo é basicamente irrelevante, seria como numa receita de pudim de ovos e açúcar revelar a quantidade de cada um dos ingredientes.

Não há dúvida que avaliando os ingredientes a receita favorece os owners mais recentes e com menos caches colocadas e sobretudo as caches mais recentes.

Em relação à qualidade, a forma mais óbvia de avaliar é o rácio das caches. Caches mais recentes e com menos visitas têm sempre probabilidades de rácios mais altos. Todas as simulações que se fizeram nos Prémios GPS deram esse resultado.

Há vários factores para isso acontecer, desde a passagem de Geocachers que pura e simplesmente não atribuem favoritos a caches nenhumas, até ao envelhecimento e degradação natural que as caches vão tendo perdendo o seu encanto e o seu efeito diferenciador.

Também o factor saúde beneficia também caches mais jovens que naturalmente não sofrem dos problemas de envelhecimento.

Posto isto é perfeitamente natural que os critérios escolhidos privilegiem owners mais recentes e caches mais recentes. É um critério como outro qualquer, que não o quero sequer aqui discutir porque não me compete. Foi esse o escolhido e não há margem para discussões.

O problema coloca-se quando outros owners, porventura mais antigos, com mais caches colocadas, com mais trabalho com as suas manutenções, com mais assiduidade se sentem menosprezados por não terem sido distinguidos pelo seu trabalho notoriamente mais meritório que o destes "jovens" Geocachers.

É o mesmo que uma empresa começar a distinguir o empregado do mês e atribuir o prémio ao "puto" novo que entrou cheio de motivação e fez umas coisas engraçadas, quando o velho funcionário que está ali basicamente desde a criação da empresa a cumprir escrupulosamente o seu trabalho com um empenho e um afinco exemplares, que nunca se queixou do ordenado e das condições miseráveis com que a empresa sempre o tratou, se vê completamente ignorado (basicamente como sempre foi).

Como Geocacher basicamente focado na procura de caches que sou e sem quaisquer ambições como owner é-me perfeitamente indiferente que as caches Virtuais sejam propriedade do owner A, B ou C, desde que vão aparecendo, mas compreendo que outros Geocachers um pouco mais focados na vertente de owners se possam sentir melindrados com os critérios escolhidos.

Colocando-me na posição da GC HQ, acabamos sempre por ser presos por ter cão e por não ter. Se não se premeia ninguém a empresa é uma treta que não reconhece a mão que lhe dá de comer, se premeia só alguns porque neste caso não se podia premiar todos, sob pena do prémio deixar de ser valorizado, a empresa continua a ser uma treta porque discrimina os seus "funcionários".

Continuo convicto que foi uma boa iniciativa e espero que seja a primeira de outras viradas para o reconhecimento dos owners que basicamente são o motor de busca de todo o jogo.
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #92 a quarta 30 ago 2017, 11:58 

RKelux Escreveu:Prefiro este... por ser mais perto da realidade. :)

Imagem

Tens noção que com este nível de zoom as caches desactivadas aparecem representadas da mesma forma que as caches activas, não tens? :)

Geocoin
Geocoin

Registado: quinta 01 abr 2010, 01:36

Mensagem Post: #93 a quarta 30 ago 2017, 12:01 

prodrive Escreveu:

E não pode ser assim tão descabido o algoritmo, pois até agora dentro dos Owners que conheço e que foram contemplados, são todos muitíssimo merecedores do destaque! Parabéns e obrigada a eles pelo contributo positivo no mundo do geocaching!

A GC HQ já revelou quais são os ingredientes da receita: Qualidade e Saúde. Revelar o algoritmo é basicamente irrelevante, seria como numa receita de pudim de ovos e açúcar revelar a quantidade de cada um dos ingredientes.

Não há dúvida que avaliando os ingredientes a receita favorece os owners mais recentes e com menos caches colocadas e sobretudo as caches mais recentes.

Em relação à qualidade, a forma mais óbvia de avaliar é o rácio das caches. Caches mais recentes e com menos visitas têm sempre probabilidades de rácios mais altos. Todas as simulações que se fizeram nos Prémios GPS deram esse resultado.

Há vários factores para isso acontecer, desde a passagem de Geocachers que pura e simplesmente não atribuem favoritos a caches nenhumas, até ao envelhecimento e degradação natural que as caches vão tendo perdendo o seu encanto e o seu efeito diferenciador.

Também o factor saúde beneficia também caches mais jovens que naturalmente não sofrem dos problemas de envelhecimento.

Posto isto é perfeitamente natural que os critérios escolhidos privilegiem owners mais recentes e caches mais recentes. É um critério como outro qualquer, que não o quero sequer aqui discutir porque não me compete. Foi esse o escolhido e não há margem para discussões.

O problema coloca-se quando outros owners, porventura mais antigos, com mais caches colocadas, com mais trabalho com as suas manutenções, com mais assiduidade se sentem menosprezados por não terem sido distinguidos pelo seu trabalho notoriamente mais meritório que o destes "jovens" Geocachers.

É o mesmo que uma empresa começar a distinguir o empregado do mês e atribuir o prémio ao "puto" novo que entrou cheio de motivação e fez umas coisas engraçadas, quando o velho funcionário que está ali basicamente desde a criação da empresa a cumprir escrupulosamente o seu trabalho com um empenho e um afinco exemplares, que nunca se queixou do ordenado e das condições miseráveis com que a empresa sempre o tratou, se vê completamente ignorado (basicamente como sempre foi).

Como Geocacher basicamente focado na procura de caches que sou e sem quaisquer ambições como owner é-me perfeitamente indiferente que as caches Virtuais sejam propriedade do owner A, B ou C, desde que vão aparecendo, mas compreendo que outros Geocachers um pouco mais focados na vertente de owners se possam sentir melindrados com os critérios escolhidos.

Colocando-me na posição da GC HQ, acabamos sempre por ser presos por ter cão e por não ter. Se não se premeia ninguém a empresa é uma treta que não reconhece a mão que lhe dá de comer, se premeia só alguns porque neste caso não se podia premiar todos, sob pena do prémio deixar de ser valorizado, a empresa continua a ser uma treta porque discrimina os seus "funcionários".

Continuo convicto que foi uma boa iniciativa e espero que seja a primeira de outras viradas para o reconhecimento dos owners que basicamente são o motor de busca de todo o jogo.

Se for para premiar e incentivar os novos estou de acordo. Precisa-se de sangue novo com ideias novas e caches novas :) a ver se atraem os antigos e novos geocachers ao bichinho novamente :)
Imagem

Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #94 a quarta 30 ago 2017, 12:29 

Kinder Escreveu:Se for para premiar e incentivar os novos estou de acordo. Precisa-se de sangue novo com ideias novas e caches novas :) a ver se atraem os antigos e novos geocachers ao bichinho novamente :)

É natural que um prémio, ainda que virtual, atraia sempre muita gente :)

Geocoin
Geocoin

Mensagem Post: #95 a quarta 30 ago 2017, 13:15 

prodrive Escreveu:
Kinder Escreveu:Se for para premiar e incentivar os novos estou de acordo. Precisa-se de sangue novo com ideias novas e caches novas :) a ver se atraem os antigos e novos geocachers ao bichinho novamente :)

Não falava do prémio de poder colocar mas sim das novas caches virtuais que vão aparecer em breve. Eu não sou fá mas se aparecer alguma coisa que me desperte o interesse quem sabe. Até já tenho a webcam no Carvoeiro para breve :)
Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #96 a quarta 30 ago 2017, 13:20 

Kinder Escreveu:
prodrive Escreveu:

Não falava do prémio de poder colocar mas sim das novas caches virtuais que vão aparecer em breve. Eu não sou fá mas se aparecer alguma coisa que me desperte o interesse quem sabe. Até já tenho a webcam no Carvoeiro para breve :)

Eu acho que são sempre caches que despertam o seu interesse pela raridade. Não foi o facto de me levar ao Cristo Rei (por exemplo) que a cache é extraordinária, principalmente quando já há lá um punhado de caches e muitas outras houve :)

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #97 a quarta 30 ago 2017, 15:20 

prodrive Escreveu:

Estava para escrever um post mais ou menos com esses considerandos, mas já dissestes tudo. É isso :)
A parte de motivar os "novos" está conseguida. Vamos ver se haverá alguma iniciativa de cativar e incentivar os "velhos".
A tua comparação com o mundo laboral está bastante feliz.
Imagem Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Mensagem Post: #98 a quarta 30 ago 2017, 16:03 

Eu não me importo de propor à GS como incentivo aos "velhos" a permissão de criar uma cache à sua escolha sem ser sujeita às guidelines.

Imagina o caminho todo aberto :twisted: haverá maior visão do paraíso que essa?
Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #99 a quarta 30 ago 2017, 16:36 

jasafara Escreveu:A parte de motivar os "novos" está conseguida. Vamos ver se haverá alguma iniciativa de cativar e incentivar os "velhos".

Eu não sei a GC HQ está interessada em incentivar os "velhos" :)
Vejo que há claramente o apontar de um "novo" caminho, ou pelo menos de algum caminho.
A GC HQ apontou claramente que está mais interessada em premiar a qualidade em vez de a quantidade.
Na minha opinião prefere que o jogo seja mais assente em poucas mas boas caches do que em muitas caches que basicamente levam ao desinteresse de uma grande maioria de Geocachers.
Parece-me bastante legítimo e um passo a meu ver correcto na continuidade do interesse das pessoas no Geocaching.
Creio que a continuidade da actividade não estaria em causa se 50% das caches do mundo desaparecessem. Talvez isso até fosse uma mais-valia para o Geocaching :)

Geocoin
Geocoin

Registado: quarta 28 abr 2010, 08:32

Mensagem Post: #100 a quarta 30 ago 2017, 16:45 

Kinder Escreveu:Eu não me importo de propor à GS como incentivo aos "velhos" a permissão de criar uma cache à sua escolha sem ser sujeita às guidelines.

Imagina o caminho todo aberto :twisted: haverá maior visão do paraíso que essa?

Para além daqueles que se acham merecedores de ter sido recompensados pelo qualidade das suas caches, e que não foram, outros não estão muito de acordo como foram escolhidos alguns brindados com esta oportunidade. Mas não vem ao caso. É uma decisão por quem gere o jogo e que seguramente foi ponderada.

Pelos vistos o algoritmo escolhe as caches fantásticas (com rácio grande de favoritos, tempo de disponibilidade e se são encontradas regularmente), isso elimina as caches mais "eremitas", e com relação directa com os donos. Assim quem tem um conjunto de caches, todas, sem "problemas" contribui para a qualidade do geocaching proporcionando uma boa experiência a quem as encontra.

Agora é esperar para ver se a experiência é positiva vendo as virtuais que apareçam. Cabe a quem as encontre relatar a coisa dentro do espírito habitual.
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING GERAL

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante