22de Setembro,2018

Geopt.org - Portugal Geocaching and Adventure Portal

Novas Caches Virtuais [estão de volta]

Todos os assuntos relacionados com Geocaching.

Moderadores: hulkman, prodrive, ajsa

Geocoin
Geocoin

Registado: quarta 28 abr 2010, 08:32

Mensagem Post: #51 a sexta 25 ago 2017, 14:12 

Re: Novas Caches Virtuais [estão de volta]

prodrive Escreveu:Não tento porque não aprecio esses tipos de desafios. Basicamente escondo caches em locais e de formas que eu gostaria de encontrar. Na caches que escondo tento valorizar sobretudo os locais e alguns tipos de desafios físicos. São basicamente o tipo de caches que gosto de procurar.

Então aprecias alguns tipos de desafios físicos.

Eu coloco as caches que gostaria de encontrar, e acho que uma boa parte de quem coloca também o faz. Daí a quantidade enorme de PTs que existem. Claro que também encontro as outras, por vezes recomendadas por outros (de várias formas) e que nem sempre o retorno é igual. E ainda bem porque nem todos somos iguais nem temos os mesmos gostos.

prodrive Escreveu:Acho que continua a haver de tudo, tal como antigamente. Agora há mais logs por atacado, não porque haja mais percentagem de geocachers a fazâ-lo, apenas porque esses fazem muitos mais logs. A percentagem de logs acredito que agora seja maior :)

Porque há meios que permitem registar por atacado. E estão apropriados. Também se "encontra" caches por atacado.

joom Escreveu:Eu prefiro, infinitamente, como faço as coisas.

prodrive Escreveu:É nisso que te deves focar. Acredito piamente que quem faz founds virtuais por atacado prefira infinitamente essa forma de o fazer, senão não o faria, certo?

Isso é lá com eles.

joom Escreveu:Mas acho um pouco ridículo, numa coisa a feijões, as manobras mirabolantes que alguns usam só para terem mais um sorriso no mapa. E que nestes casos é apropriadamente amarelo.
As visões distorcidas existem e inquinam, tal maçãs podres no cesto da fruta, o que há à volta.

prodrive Escreveu:Concordo com isso! Acho também que quem começa a fazer Geocaching agora é o modelo que segue, porque é o modelo que vê. Basicamente acha que é mesmo assim que as coisas funcionam [B)]

Então é mudar o modelo e tentar mostrar que o "modelo" usado não é o melhor para se obter a maior satisfação no geocaching E isso só acontece falando. Como agora.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #52 a sexta 25 ago 2017, 14:20 

joom Escreveu:Então é mudar o modelo e tentar mostrar que o "modelo" usado não é o melhor para se obter a maior satisfação no geocaching E isso só acontece falando. Como agora.

É isso que faço há 11 anos, seja através dos logs, das fotos que coloco nos logs, nos fóruns, nos Eventos, no facebook, nas conversas com amigos, etc.. Mostro sempre o melhor que o Geocaching me tem proporcionado. Fico contente quando alguém me diz que foi a um determinado local ou determinada cache porque eu de alguma forma o influenciei e que isso lhe proporcionou uma experiência fantástica.

Não tento impor a ninguém que o meu Geocaching é o correcto e que o Geocaching que outros praticam é o incorrecto. Apenas me limito a partilhar as minhas experiências da melhor forma que consigo e se isso melhorar a vida de alguém, tenho o dia feito :)
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Mensagem Post: #53 a sexta 25 ago 2017, 14:31 

prodrive Escreveu:
joom Escreveu:Então é mudar o modelo e tentar mostrar que o "modelo" usado não é o melhor para se obter a maior satisfação no geocaching E isso só acontece falando. Como agora.

É isso que faço há 11 anos, seja através dos logs, das fotos que coloco nos logs, nos fóruns, nos Eventos, no facebook, nas conversas com amigos, etc.. Mostro sempre o melhor que o Geocaching me tem proporcionado. Fico contente quando alguém me diz que foi a um determinado local ou determinada cache porque eu de alguma forma o influenciei e que isso lhe proporcionou uma experiência fantástica.

Não tento impor a ninguém que o meu Geocaching é o correcto e que o Geocaching que outros praticam é o incorrecto. Apenas me limito a partilhar as minhas experiências da melhor forma que consigo e se isso melhorar a vida de alguém, tenho o dia feito :)

Mas não é isso que está em causa, o teu modelo.

O que está em causa é o modelo, imitado por aqueles que querem ter um número gordo de founds, e que o obtèm usando outros modelos, por vezes de quem anda nisto há algum tempo. Se a malta velha "encontra" caches sem lá ir, eu, recém chegado ao geocaching, também tenho legitimidade para o fazer. É assim que se faz. Se é o incorrecto? Claro que é. Mas quem perdem são eles.

Também gosto do facecaching. Por vezes sabe-se mais de uma determinada cache aí do que nos registos dessa cache.

Mas estamos a desviar-nos do tópico que são as novas virtuais. Se a oportunidade for bem aproveitada ainda se pode encontrar algumas interessantes e em locais onde não há caches.

Geocoin
Geocoin

Mensagem Post: #54 a sexta 25 ago 2017, 14:46 

Aqui está uma que gostava de ir, Zugspitze - TOP OF GERMANY, num local que gostava de rever.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #55 a sexta 25 ago 2017, 14:47 

joom Escreveu:Mas não é isso que está em causa, o teu modelo.

O que está em causa é o modelo, imitado por aqueles que querem ter um número gordo de founds, e que o obtèm usando outros modelos, por vezes de quem anda nisto há algum tempo. Se a malta velha "encontra" caches sem lá ir, eu, recém chegado ao geocaching, também tenho legitimidade para o fazer. É assim que se faz. Se é o incorrecto? Claro que é. Mas quem perdem são eles.

Eu acho que log Virtual é uma coisa que dará um prazer muito efémero a quem o faz e por muito aborrecida que seja a vida dessa pessoa, acabará por chegar mais tarde ou mais cedo à conclusão que há outras coisas na vida que lhe poderão dar mais prazer, nem que seja brincar com a própria pilinha.
joom Escreveu:Também gosto do facecaching. Por vezes sabe-se mais de uma determinada cache aí do que nos registos dessa cache.

É outra coisa que me faz muita confusão! Por vezes temos logs bastante inócuos numa cache e depois aparece-te no Facebook esse Geocacher a falar maravilhosamente da cache, acompanhados por álbum de 36 fotografias... chega a dar pena do owner...

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #56 a sexta 25 ago 2017, 14:49 

joom Escreveu:Aqui está uma que gostava de ir, Zugspitze - TOP OF GERMANY, num local que gostava de rever.

Com uma Earthcache a 10 metros e outra a 80, não sei que diferença poderá fazer essa Virtual :/

https://www.geocaching.com/seek/nearest.aspx?lat=47.421217&lng=10.986317

Geocoin
Geocoin

Mensagem Post: #57 a sexta 25 ago 2017, 14:52 

prodrive Escreveu:
joom Escreveu:Mas não é isso que está em causa, o teu modelo.

Eu acho que log Virtual é uma coisa que dará um prazer muito efémero a quem o faz e por muito aborrecida que seja a vida dessa pessoa, acabará por chegar mais tarde ou mais cedo à conclusão que há outras coisas na vida que lhe poderão dar mais prazer, nem que seja brincar com a própria pilinha.

Cada um escolhe o seu contributo.

prodrive Escreveu:
joom Escreveu:Também gosto do facecaching. Por vezes sabe-se mais de uma determinada cache aí do que nos registos dessa cache.

É outra coisa que me faz muita confusão! Por vezes temos logs bastante inócuos numa cache e depois aparece-te no Facebook esse Geocacher a falar maravilhosamente da cache, acompanhados por álbum de 36 fotografias... chega a dar pena do owner...

Pois. Mas não é só o dono que perde. Somos todos. Uma das grandes vantagens de ir a caches sem visitas, para o FTF, é mesmo não ter que ler alguma prosa que por aí abunda.

Large
Large

Registado: terça 16 set 2014, 15:02

Mensagem Post: #58 a sexta 25 ago 2017, 15:15 

jasafara Escreveu:
prodrive Escreveu:O regresso das caches Virtuais é a sequência natural da tendência do jogo aqui discutida: http://www.geopt.org/index.php/board/viewtopic.php?p=235548#p235548

O Geocaching está-se a tornar cada vez mais Virtual e a Groundspeak já percebeu essa tendência que parece não ser um fenómeno unicamente português.

As caches Virtuais são tendencialmente as caches mais favoritadas e este modelo selectivo de escolha de owners parece-me uma excelente forma de premiar/agradecer o trabalho dos voluntários e dos owners que melhor têm contribuído para jogo (independentemente dos critérios do algoritmo que os selecciona).

Acredito que mais tarde ou mais cedo a Groundspeak venha a alargar o grupo a todos os Premium Members, sabendo de antemão que isso será porta de entrada garantida a mais alguns milhões de dólares.

Na realidade as caches físicas estão tendencialmente a transformar-se em caches Virtuais com founds intermináveis em caches que não estão no seu lugar há muito tempo. Os revisores deixarão de ter mecanismos de verificar se as caches precisam de ser desactivadas e mesmo os owners deixarão de perceber se as caches estão mesmo lá ou não, a não ser que se desloquem fisicamente ao local e mesmo assim, nada lhe garante que alguém não a tenha mudado de sítio.

Tudo se está a tornar Virtual no Geocaching, desde as caches, aos founds e até mesmo às pessoas, com novas contas Virtuais a aparecer a cada dia.

Os Souvenires e as Lab Caches, também eles Virtuais, movem o mundo do Geocaching e arrastam multidões de pessoas.

Tal como disse há uns meses atrás, não acho necessariamente mau... nem bom... é apenas a tendência natural das pessoas e num período em que o jogo começa a entrar em declínio a GroundSpeak apenas dá aos jogadores aquilo que eles querem na tentativa de fazer estender o interesse pelo jogo durante mais alguns anos. É legítimo e a meu ver é a correcta visão empresarial do negócio.

Quem já cá anda há alguns anos há-de-se lembrar do site de sugestões que a GroundSpeak teve há alguns anos atrás, em que a sugestão mais votada e de forma distanciada era a que pedia o Regresso das Caches Virtuais.

Pessoalmente estou bastante satisfeito com a decisão e é mais um factor motivador para o jogo. Considero que a busca da cache física é um "mal-necessário" e desagrada-me passar demasiado tempo de rabo para o ar à procura de uma agulha num palheiro quando o local tem tanto mais para nos mostrar.

Além disso, evitam-se situações desagradáveis como esta.

O Geocaching estava a tornar-se numa lixeira em que tudo é local, e esta novidade tenta inverter a um pouco a tendência e caminhar mais na direcção de que o local é tudo! [^]

Concordo a 100%
Para quem vai mesmo aos locais é igual e evita os DNF's (às vezes frustrantes) ou as procuras chatas e intrusivas para o meio que também dispenso bem.
Para os owners que estejam para aí virados apesar de tudo fica mais fácil validar os founds (para os batoteiros dará um bocado mais de trabalho fazer logs de sofá).
Só que fica pior é quem se move principalmente pelos containers. Mas para esses continuará a haver caches físicas que ganharão a maior parte dos prémios GPS [:D]

Há uns tempos, quando experimentei o Munzee, fiquei bem impressionado pelo facto de os founds apenas contarem se forem registados enquanto se está fisicamente nas imediações das munzees, porque dificulta muito a batota (embora não a impeça completamente). Mas qual é a consequência? Um jogo automatizado e competitivo, assente exclusivamente na conquista de pontos, sem qualquer hipótese de referenciar devidamente o local através de uma listing informativa que enriqueça a experiência de visitar o local.

Isto é o que faz o Geocaching incomparavelmente mais interessante. Tem uma aura romântica que assenta, em parte, na conquista do troféu que é encontrar o container, que é o traço identitário mais marcante do Geocaching. Mas é também a sua principal vulnerabilidade.

Uma cache não é um container. Uma cache é a conjugação entre o local, a listing e o recipiente. O local deve ter algum interesse em mostrar, não apenas por ser bonito, pode ser só pelo seu significado (e omito propositadamente o termo “importância”, porque o lugar pode não ter nenhuma e ser bastante interessante). A história pode ser a mera informação sobre o local, uma chamada de atenção para algo curioso, ou uma história fantasiada que cativa a nossa atenção e nos faz querer viver a experiência. A forma como isto tudo se articula é o que eu chamo de enredo, e é o elemento mais importante numa cache, porque é o enredo subjacente a cada cache que resulta numa experiência para contar.

Também gosto de containers engenhosos, embora prefira aqueles em que o engenho está mais na forma de esconder a cache (muitas vezes à vista de todos, mas sem que se dê por isso) do que no aparato tecnológico ou cenográfico (que é o que, queira-se ou não, dá votos nos prémios GPS). Mas a sobrevalorização do container leva a um de dois resultados negativos: ou um container espetacular num sítio sem interesse, mas que é o único onde ele pode estar sem correr risco de ser vandalizado; ou um container desleixado deixado ao calhas, apenas para permitir ter uma cache para o número.

Claro que isto importa pouco para quem pratica o Geocaching de arrastão, e isso é que me parece ser a principal vulnerabilidade do Geocaching, mas isso é uma outra discussão.

Acompanho o prodrive e o jasafara quando consideram que as caches virtuais valorizam mais a experiência, porque permitem usufruir melhor sem ter de andar de rabo para o ar à procura da cache. É por essa razão que gosto cada vez mais de fazer earthcaches e que tenho menos paciência para resolver enigmas, que muitas vezes se resumem a encontrar as cifras corretas. Mas isto só funciona, na minha opinião, se não se perder completamente esse elemento romântico que é o troféu no final da caçada.

Parece-me muito boa esta iniciativa da Groundspeek, sobretudo porque é equilibrada e ponderada, e porque é uma forma de premiar e diferenciar quem se dedica a criar caches de qualidade. Mas se o futuro do Geocaching for apenas isto, e se as caches virtuais se vulgarizarem, mesmo que só para membros premium, temo que venha a ser mais parecido com o Munzee.

Geocoin
Geocoin

Registado: quinta 01 abr 2010, 01:36

Mensagem Post: #59 a sexta 25 ago 2017, 15:35 

prodrive Escreveu:
joom Escreveu:Aqui está uma que gostava de ir, Zugspitze - TOP OF GERMANY, num local que gostava de rever.

Com uma Earthcache a 10 metros e outra a 80, não sei que diferença poderá fazer essa Virtual :/

Concordo com duas ao lado qual é a mais valia desta cache? Quem teve a oportunidade de as esconder têm um ano para o fazer mas maior parte dos cartuchos vão ser gastos na primeira semana :lol:
Imagem

Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Mensagem Post: #60 a sexta 25 ago 2017, 15:40 

Kinder Escreveu:
prodrive Escreveu:

Concordo com duas ao lado qual é a mais valia desta cache? Quem teve a oportunidade de as esconder têm um ano para o fazer mas maior parte dos cartuchos vão ser gastos na primeira semana :lol:

Se leram mais acima
joom Escreveu:Se a oportunidade for bem aproveitada ainda se pode encontrar algumas interessantes e em locais onde não há caches.

Percebem bem o que falha. O que não impede de continuar a gostar de lá ir ao topo, mesmo ao topo. O que não é onde se vai nas outras caches vizinhas.
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING GERAL

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante