18de Julho,2018

Geopt.org - Portugal Geocaching and Adventure Portal

São Jorge - Ponta a Ponta - 64 km

Para aqueles que não se conseguem manter no asfalto...

Moderador: prodrive

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: terça 05 fev 2013, 14:38

Mensagem Post: #11 a quinta 10 mar 2016, 22:37 

Re: São Jorge - Ponta a Ponta - 64 km

tentei entrar em contato com o António Cruz, mas o site dele não permite enviar mensagem.pode ser que ele passe por aqui.

Olá António.
No dia 30 de abril irei realizar um grande desafio: fazer são jorge de ponta a ponta (64 km).
pelo que percebo tens bastante experiência em caminhadas e gostava que me ajudasses.
comecei agora a treinar. faço todos os dias uma hora a correr e a caminhar. cerca de 7 km. tenho treinado só em alcatrão, pois o percurso que iremos fazer é alcatrão e terra batida.
inicia com terra batida, depois alcatrão, terra batida de novo e termina em alcatrão.
o que me aconselhas quanto ao treino?
e o que devo levar?

esta é a lista que está no site
- Recomendamos calçado leve e confortável (Tenis);
- Roupa desportiva e confortável;
- Mochila não superior a 30 litros;
- Impermeável;
- Gorro ou boné;
- Bastões de caminhada;
- Água - garrafa ou cantil de 1,2 L, para abastecer ao longo do percurso;
- Lanche;
- Barras energéticas;
- Chocolates;
- Fruta;
- Lanterna;
- Telemóvel;
- Máquina fotográfica.
- Kit básico de Primeiros socorros

todas as dicas são bem vinda.
abri fórum no geopt se quiseres participar.
obrigado e um abraço
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Mensagem Post: #12 a quinta 10 mar 2016, 22:40 

obrigado pelo conselhos

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: terça 27 abr 2010, 13:57

Mensagem Post: #13 a quinta 10 mar 2016, 22:57 

Também tens aqui o @arquelobo que é barra em grandes caminhadas.

Geocoin
Geocoin

Registado: sábado 19 fev 2011, 16:38

Mensagem Post: #14 a sexta 11 mar 2016, 00:29 

Antes de mais, obrigado pela confiança [:P]

Obrigado também pelo feedback em relação ao contacto do blog. Realmente parece não estar a funcionar. Vou averiguar. Espero não ter perdido o Euromilhões por erro de contacto [8D]

Parabéns pelo desafio a que te propuseste! Parece-me uma grande e excelente aventura. Para lá da distância, seria também interessante ter uma noção do desnível envolvido (subida e descida acumulada).

Sobre o desafio, parece-me exigente e necessitará de um esforço considerável para ser alcançado. Porém, parece-me exequível. É difícil para mim explanar ilações sobre cenários ou pessoas que infelizmente desconheço, mas vou tentar colocar-me no teu lugar. Eu tento usar uma regra para perceber se estou preparado para um determinado desafio do género (seja em caminhada ou corrida). O exemplo que vou dar é de uma maratona, mas pode ser adaptado a qualquer distância/desafio. Uma maratona (cerca de 42 km) corre-se da seguinte forma:
(enabled) 21 km com as pernas;
(enabled) 14 km com a cabeça;
(enabled) 7 km com o coração.

Ou seja, preparando-te num cenário/percurso o máximo parecido com o que vais encontrar, se queres fazer 64 km deves estar preparado (ter feito) 32 km anteriormente sem que tenhas grandes problemas físicos (a correr e/ou a andar). Deves também fazer uma gestão inteligente do esforço para conseguires ultrapassar os outros 21 km (cuidar os joelhos, adequar o ritmo/esforço ao declive, etc). Em relação aos 11 km finais, não há preparação física que te valha; apenas a motivação em querer vencer o desafio.

Em relação ao material, parece-me muito bem definido. A ideia será tentar antever alguns cenários e estar minimamente preparado. No meu caso (e todos somos diferentes), tenho funcionado bem com o minimalismo. Ou seja, levo apenas o estritamente necessário e fundamental. Não vou ao pormenor de contar as gramas, mas quase :D

Espero que tenha ajudado. No que puder ajudar, estou naturalmente disponível.

Já agora, lanço-te o desafio de depois escreveres um artigo a contar a aventura [:P]

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Mensagem Post: #15 a sexta 11 mar 2016, 14:50 

Obrigado António pelos conselhos.

Semana 08/03 a 11/03
Km percorridos: 33,1
Horas Acumuladas: 5
Tipo de Percurso: estrada (com algumas subidas e descidas acentuadas)

para a semana vou fazer alguns caminhos de terra batida

Material que estou a pensar levar:
- Ténis
- Roupa desportiva e confortável;
- Mochila 20 litros;
- Impermeável;
- Boné;
- 2 pares de meia extra (sugestão do Rui (found) ) para trocar nos pontos de abastecimento
- 2 Bastões de caminhada (ainda estou na dúvida, apesar de que iremos apanhar caminhos de terra batida com algum desnível)
- Água - garrafa 0,5 L, para abastecer ao longo do percurso;
- garrafa de bebida energética
- Frontal;
- Telemóvel;
- GPS
- Kit básico de Primeiros socorros

E agora sugestões para:
- Lanche: sandes que queijo e/ou fiambre
- Barras energéticas;
- Chocolates;
- Fruta: laranja, banana

Valente Cruz Escreveu:Já agora, lanço-te o desafio de depois escreveres um artigo a contar a aventura [:P]

Consiga eu terminar, arranjarei com certeza forças para escrever um artigo (found)

Regular
Regular

Registado: quarta 26 mar 2014, 12:41

Mensagem Post: #16 a sexta 11 mar 2016, 16:41 

Antes mais ter noção do percurso e seu desnível e mais perto da data verificar as condições meterológicas.
Nos treinos, não abusar no ínicio pois podes ficar com desgaste físico e só vais notar mais tarde, que pode ficar próximo da data da prova, treinar em terrenos parecidos ao da prova (terra/alcatrão/pedra/cascalho, subidas/descidas, cuidado com o esforço nas descidas).
Muito espírito para caminhar e apreciar a paisagem, aproveitar bem os descansos boa hidratação e alimentação (não tenho a noção de quantas horas está prevista a caminhada), deves ter alimentos que te dêem energias a longo prazo e outros a curto prazo (para uma emergência).
Nada de pesos adesnecessários.
E que arranjes uma boa companhia na prova, pois assim o tempo/KM passam bem rápido.

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Mensagem Post: #17 a sexta 11 mar 2016, 17:15 

pena33 Escreveu:Antes mais ter noção do percurso e seu desnível e mais perto da data verificar as condições meterológicas.

irei tentar o track do percurso para me tentarem ajudar.

pena33 Escreveu:Nos treinos, não abusar no ínicio pois podes ficar com desgaste físico e só vais notar mais tarde, que pode ficar próximo da data da prova, treinar em terrenos parecidos ao da prova (terra/alcatrão/pedra/cascalho, subidas/descidas, cuidado com o esforço nas descidas).

tenho treinado diariamente entre os 7 e os 10 kms. Neste momento só treinei em alcatrão com subidas/ descidas. Para a semana vai entrar a terra/ pedra.
Nas descidas tento não forçar e aproveito para relaxar.

pena33 Escreveu:Muito espírito para caminhar e apreciar a paisagem, aproveitar bem os descansos boa hidratação e alimentação (não tenho a noção de quantas horas está prevista a caminhada), deves ter alimentos que te dêem energias a longo prazo e outros a curto prazo (para uma emergência).
Nada de pesos adesnecessários.

O percurso total o ano passado demorou entre 15 a 16 horas.
Aproveitarei bens as 6 paragens que iremos ter. relativamente à hidratação o que aconselham: só água.
quanto à alimentação o que aconselham para dar energia a curto prazo e a longo prazo.
quanto a pesos levarei só o indispensável.

pena33 Escreveu:E que arranjes uma boa companhia na prova, pois assim o tempo/KM passam bem rápido.

já tinha pensado nisso (found)

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Mensagem Post: #18 a sexta 11 mar 2016, 17:18 

RuiJSDuarte Escreveu:Também tens aqui o @arquelobo que é barra em grandes caminhadas.

se puderem convidá-lo a participar neste debate agradecia

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Mensagem Post: #19 a sexta 11 mar 2016, 17:40 

alguns tracks que consegui arranjar

1ª parte do percurso: Farol de Rosais - Parque das 7 Fontes (terra)

http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=2547449

sentido inverso ao que está representado

última parte do percurso desde São Tomé até ao Topo (alcatrão)

http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=5019806

este tem um track mais aproximado. a parte etre o norte grande e norte pequeno não será exactamente assim, mas é o que mais se aproxima

http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=6055832

irei colocar a vermelho um trajeto aproximado

Imagem

Regular
Regular

Registado: quarta 26 mar 2014, 12:41

Mensagem Post: #20 a sexta 11 mar 2016, 18:35 

Antes de mais eu nunca fiz uma caminhada tão longa num dia.
Já fiz caminhadas de 2,3 dias, mas distâncias mais curtas.
E uma maratona em 4 Horas.

A meu ver parece que o 1º terço da caminhada vai ser a subir, mas entre o Urzal e as pedras brancas parece que não é nada fácil e visto que já se leva um bons Km em cima das pernas e as energias já não são as mesmas do inicio, mas vais ter mais que tempo para fazer esse percurso.

Quanto às comidas o ideal é não inventar no dia da caminhada, isto é já deves ter tido alguma experiência do que vais comer durante a caminhada, pois enjoos ou mal disposições é de evitar.
Um pequeno almoço "reforçado" mas nada de exageros, o normal diário +1 pão integral com queijo ou iogurte com com cereais (por exemplo).
Na primeira parte da prova água, uma ou outra sande (nada de exageros), fruta (cuidado com o peso), sumo de fruta (mais peso), umas uvas passas.
Mais para a frente (acima das 3 a 5 horas) as bebidas isotónicas devem entrar em acção (se forem dadas pela organização), geis de carboidratos, barras de cereais, frutos secos salgados (pois é preciso sais minerais, que normalmente estão nas bebidas isotónicas). Eu uso amendoins salgados com mel.
Tenta saber o que é dado nos abastecimentos, se for só água, podes levar isostar em pó (eu cheguei a usar nas caminhadas mais longas, mas só nos primeiros tempos, depois comecei a usar a coca-cola).

Tira umas boas fotos (mais peso...hehehehe).

Desculpa o testamento.
AnteriorPróximo

Voltar para TT, BTT & Pedestrianismo

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante