22de Setembro,2018

Geopt.org - Portugal Geocaching and Adventure Portal

[EVENTO] sunrise@Cântaro_Magro (17 de Junho de 2018, 05h30m)

Moderadores: KimPossible, jasafara

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #201 a domingo 10 jun 2018, 20:41 

Re: [EVENTO] sunrise@Cântaro_Magro (17 de Junho de 2018, 05h

Gatarron Escreveu:Alguém que vá de Lisboa e me possa dispensar boleia, partilhando combustível?
De preferência com a intenção de passar a noite lá em cima.

Eu posso dar-te boleia e a mais alguém que queira e que more pelo caminho.
Os meus planos é sair cedo de Lisboa no sábado, ir direito à Serra da Estrela, entrando por aqui (nem vale a pena procurar uma cache que só aparentemente foi encontrada há menos de dois anos e que claramente não está lá) e depois ir fazendo umas caches pela serra (sendo mandatório fazer esta) e estar na base do Cântaro pelas 19h. No domingo voltar depois do almoço mais ou menos a direito com o objectivo de estar em Lisboa pelas 19h.
Imagem Imagem Imagem

TB
TB

Registado: domingo 22 jul 2012, 18:14

Mensagem Post: #202 a domingo 10 jun 2018, 21:11 

Nada de Vale Encantado?
jasafara Escreveu:
Gatarron Escreveu:Alguém que vá de Lisboa e me possa dispensar boleia, partilhando combustível?

Os meus planos é sair cedo de Lisboa no sábado, ir direito à Serra da Estrela, entrando por aqui (nem vale a pena procurar uma cache que só aparentemente foi encontrada há menos de dois anos e que claramente não está lá) e depois ir fazendo umas caches pela serra (sendo mandatório fazer esta) e estar na base do Cântaro pelas 19h. No domingo voltar depois do almoço mais ou menos a direito com o objectivo de estar em Lisboa pelas 19h.

Enviado do meu SM-G935F através do Tapatalk

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #203 a domingo 10 jun 2018, 21:36 

ZéSampa Escreveu:Nada de Vale Encantado?
jasafara Escreveu:

O Vale Encantado e outras caches não encontradas há mais de dois anos ficam a poucos kms do Alto de S. Gião :)
Mas de qualquer forma a cache do Cláudio para mim tem uma prioridade maior. Conheço o Poço do Inferno antes de começar a fazer geocaching e nunca mais lá voltei.
Imagem Imagem Imagem

TB
TB

Registado: domingo 22 jul 2012, 18:14

Mensagem Post: #204 a domingo 10 jun 2018, 21:40 

jasafara Escreveu:
ZéSampa Escreveu:Nada de Vale Encantado?
jasafara Escreveu:

O Vale Encantado e outras caches não encontradas há mais de dois anos ficam a poucos kms do Alto de S. Gião :)
Mas de qualquer forma a cache do Cláudio para mim tem uma prioridade maior. Conheço o Poço do Inferno antes de começar a fazer geocaching e nunca mais lá voltei.
Como no Sábado vou à caminhada também não será desta que vou ao Vale Encantado.

O Poço do Inferno e respectiva cache é um local obrigatório. É uma boa aposta! ;)

Large
Large

Registado: terça 16 set 2014, 15:02

Mensagem Post: #205 a domingo 10 jun 2018, 22:53 

jasafara Escreveu:

Obrigado Joaquim. Parece um programa aliciante. À partida, poderia ficar mais tempo ou no sábado ou no domingo, mas não nos dois dias. Deixa-me cá organizar-me e depois digo.
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #206 a segunda 11 jun 2018, 12:16 

https://vitorbaiameteo.pt/torre/

Parece que se está livre de chuva e com temperaturas aceitáveis. Apenas o vento moderado é que poderá ser mais chato.
Nunca fiz um reconhecimento aos "quartos" da pousada do alto do Cântaro Magro pelo que o mais provável é que os melhores sejam ocupados logo pelos veteranos enquanto que os que lá vão dormir pela primeira vez fiquem sem lugares minimamente confortáveis e abrigados para se instalarem. Pelo sim pelo não é melhor contar com uma noite sem pregar olho... :)
Imagem Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: quarta 28 abr 2010, 08:32

Mensagem Post: #207 a segunda 11 jun 2018, 12:28 

jasafara Escreveu:https://vitorbaiameteo.pt/torre/

Parece que se está livre de chuva e com temperaturas aceitáveis. Apenas o vento moderado é que poderá ser mais chato.
Nunca fiz um reconhecimento aos "quartos" da pousada do alto do Cântaro Magro pelo que o mais provável é que os melhores sejam ocupados logo pelos veteranos enquanto que os que lá vão dormir pela primeira vez fiquem sem lugares minimamente confortáveis e abrigados para se instalarem. Pelo sim pelo não é melhor contar com uma noite sem pregar olho... :)

Há algumas vantagens pelos "melhores locais" sejam ocupados pelos veteranos. Pelo menos a malta que sonha em ser lenhador fica logo lá e na última vez havia também quem não falasse com mais alguém há pelo menos dez anos. Aproveitaram para quebrar o voto de silêncio e retomar o tempo perdido.

Large
Large

Registado: segunda 03 set 2012, 20:13

Mensagem Post: #208 a segunda 11 jun 2018, 22:53 

joom Escreveu:
jasafara Escreveu:https://vitorbaiameteo.pt/torre/

Há algumas vantagens pelos "melhores locais" sejam ocupados pelos veteranos. Pelo menos a malta que sonha em ser lenhador fica logo lá e na última vez havia também quem não falasse com mais alguém há pelo menos dez anos. Aproveitaram para quebrar o voto de silêncio e retomar o tempo perdido.

Soma a isso a quantidade melgas que lá existiam, mas estas só vinham se ligares a lanterna dentro da tenda...

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #209 a quinta 21 jun 2018, 23:18 

Mas o que escrever mais...

8708 @05:30

Fim-de-semana nas montanhas com o objectivo principal de participar neste evento, aquele da dormida no topo do mundo e que segundo consta dá mais dez anos de vida a quem participa.

Nem sei por onde começar. Se calhar por dizer que este evento é muito mais que ver o nascer do Sol. O verdadeiro evento, aquele cujo convívio é mais animado e aproxima as pessoas é durante o tempo entre os dois luscos-fuscos: do da véspera quando sua majestade imperial se vai deitar e nos deixa com o topo do mundo só para alguns, e o da data do evento quando se admira, como se fosse a primeira vez, o aparecimento da bola de fogo, agora alargado a uma plateia alargada.

Mas assim corro o risco que qualquer dia não há espaço cá em cima e a partilha de experiências, quando há demasiadas pessoas, nunca é melhor. Antes pelo contrário. Este é daqueles eventos que deixam marcas para recordar, algumas físicas pois a escadaria para o topo nem sempre é a mais simpática e há sempre alguma planta mais espinhosa no caminho que demonstra o seu apreço por ser empurrada. E até devia ser ao contrário: eventos deste calibre não atribuíam um décimo de favorito. Era logo retirado, tipo dízimo, dez favoritos da conta. Seguramente não ficavam mal entregues.

Para mim o evento começa na curva, ali quando se janta e aligeira o peso da mochila que vai para cima, e antes da subida. Ali onde começa a confraternização daqueles que seguem as palavras dos Monty Phyton: “this is the meaning of life”. Para alguns parece inacessível e é ver, numa passagem quase iniciática, as expressões nas suas caras quando se explica o acesso. Parece simples depois da escalada da montanha.
Este ano tivemos a sorte de podermos ver alguma neve pela serra mas infelizmente não havia nenhum bocado no topo. Tinha servido para arrefecer algumas bebidas.

Antes de subir, uma cevada líquida gelada guardada para o momento e partilhada pelo grupo que saiu de Barcelos. Há quem manter as coisas boas que dão sentido à vida.

Com a chegada da hora da partida, nunca a mesma pois depende essencialmente dos preparativos de quem decide ir ver as estrelas de outro ponto de vista, lá fomos ultrapassando os obstáculos tal Frodo na escadaria de Cirith Ungol, sem Shelob à vista mas rodeados pelas várias andorinhas que ainda voavam aproveitando a última luz do dia.
Lá em cima o ritual repetia-se: a escolha do local da dormida, o da tainada e depois escolher a varanda natural para ver a chegada da noite. E mais um jantar.
Depois convívio pois houve quem transforma-se ali o cantinho por debaixo do penedo num 3 estrelas Michelin com a quantidade de acepipes partilhados. Fantástico, sois grandes. E ainda se houve dizer que o geocaching é convívio no café a partilhar field notes e fotos de “containers”. Why are we here, what's life all about?. O queijo que deixava no final um picante saudável e capaz de avivar as pupilas gostativas era simplesmente divinal.
Com o avançar da hora a malta foi arrochando, aqui e ali apagavam-se as luzes, ali já se fazia tábuas serrando todos os eucaliptos em Portugal, ali ouvia-se uma rádio manhosa e depois, já quase sem muitas conversas Pink Floyd. Perfeito. De vez em quando uma estrela cadente aparecia e ouvia-se shine on your crazy Diamond. O gajo, que ainda há pouco foi referido pelas vezes que aqui veio, estava de certeza lá em cima a ver-nos.

Tal como as noites passadas ao relento só com o saco-cama, esta estava a ser igual a centenas de outras. De vez em quando uma aragem a obrigar a fechar o carapuço, um entreabrir de olhos para ver as estrelas como pausas num sono leve. E de repente sem rufar de tambores anunciar oiço alguém que seguramente calça o 57 e tem o nariz de plástico vermelho.
Desconhecia totalmente que por por aqui, nos Montes Hermínios havia membros da família Cardinali. Afastados seguramente mas iniciados nestas artes.

Ouvi um bocado e concluí que nem sequer valia a pena dizer nada, isto mesmo depois de ser o alvo da luz do frontal. Há quem demonstre da melhor maneira a arte de ser hospitaleiro. Deixei-os a exercitar o discurso, tal beatas de igreja num tanque da roupa, pois percebia-se que tinham falar e esperei pelo início do dia. Tal como há caches que não interessam ao menino Jesus e que existem para se dar valor a outras, aquelas com C grande, há experiências que só elevam, ainda mais, as que têm qualidade. Por exemplo este evento.

Em pouco estava a chegar a hora oficial do evento, o nascer do Sol, mas primeiro o pastor tinha que ir lá abaixo conduzir o resto dos participantes em que alguns já tinham feito anunciar. Inclusive uns apregoavam a viva voz a profissão de alguma senhora. Seria da família?

De repente a zona, o topo do mundo e perfeito anfiteatro para assistir, mais uma vez, ao aparecimento da bola laranja para os lados de Espanha, tornava-se pequena. Esperei calmamente pela hora certa, as seis, e fui encontrar a virtual.

Passado algum tempo tinha chegado a hora da foto de grupo, com alguns a agoirar a manobra, e desta vez fiquei em local diferente.

Demos avanço a malta que tinha hora para o regresso à curva da estrada, para não esperar muito tal engarrafamento no IC19 na descida, com tudo arrumado e registada a minha passagem no livrinho do evento, este é ainda à moda antiga com logbook e tudo, começámos a descida.
Tinha chegado ao fim o evento. Para nós, era o regresso a casa com alguns desvios previamente escolhidos para alegrar o caminho.

Obrigado a todos os que se preocuparam pela bolsa azul. Esta acabou por aparecer dentro da arrumação e na parte das arcas congeladoras. Parece que teve calor pela manhã e resolveu ir ver se ainda restava alguma cevada líquida fresca.

É sempre fantástico voltar aqui e continua a ser uma formidável ideia, António. A repetir sempre que possível.

O gccode, por artes mágicas, foi bem escolhido: máxima qualidade.

Sem trocas
Obrigado pelo evento

#8709 @06:00

Fim-de-semana nas montanhas com o objectivo principal de participar neste evento, aquele da dormida no topo do mundo e que segundo consta dá mais dez anos de vida a quem participa.

Em primeiro lugar parabéns pela atribuição da virtual.
Esta cache era um dos objectivos do fim-de-semana. E era porque está extraordinariamente bem escolhida, mesmo tendo uma cache ainda por cima antiga, aqui ao lado, e para conseguirmos transformar o fantasma no sorriso amarelo, dos bons, é preciso vive uma experiência e peras. Por mais vezes que se tem a oportunidade de ver o nascer do Sol, acontece todos os dias, a vivência torna-se mística, mítica e mágica quando o acontecimento é visto em cima de um calhau nas montanhas.

A hipótese de ser um FTF numa cache destas não era para desprezar e morasse mais perto e já cá tinha vindo. Se calhar ainda pode haver surpresas como numa cache nesta zona que há meses que tinha visitas e só depois do evento alguém se acusou. Curiosa demonstração de carácter e respeito pelos outros.

Não dormi muito longe do ponto zero e esperei pacientemente pela hora oficial da chegada do Sol. Aqui seria pelas seis. Pois então, será a essa hora que cumprirei uma das tarefas para validar o achamento desta cache. Que era o mínimo que poderia fazer como agradecimento aos Valente Cruz por nos proporcionar a experiência de assistir, aqui, ao aparecimento de sua majestade imperial o Astro-Rei. Escolhido o totem, que só podia ser a minha câmara fotográfica que me acompanha ainda antes dos tempos de me tornar dos procuradores de caixas de plásticos escondidas por aí, bastava escolher o local esperando pelo momento certo.
Com um olho no relógio e outro no Sol, nem precisei do sino da igreja a dar a meia dúzia de badaladas. Era agora.

O aparelho, capaz de transformar o que vemos em memórias visuais para mostrarmos aos outros, não foi escolhido por acaso. Serve como instrumento para transportar os outros numa passagem, nem que seja à distância, pelos locais que passo (neste caso as caches) e cujas fotografias resultantes temperam, tal como sal e pimenta, os registos dos achamentos. Sem imagens os registos das aventuras transformam-se em conjuntos de frases sem sabor e por vezes com efeito no palato de prato repetido a todas as refeições.

Eu até acrescentava, para além da fotografia obrigatória, em horário apropriado, e descrição do objecto, um relato apropriado (único para esta cache) devia ser obrigatório. Não custava nada e demonstrava-se, mais uma vez o agradecimento por esta experiência.

Fabulosa cache que se destaca claramente do pelotão desta nova remessa de virtuais. Curiosamente esta foi a minha trigésima terceira virtual encontrada e que é o número da minha data de nascimento. Lá está, a celebração da vida.

E foi um saboroso FTF
Encontrada na agradável companhia do Joca, dos Joca.Sara e do NÉ, dos LAUDY_NÉ e da muita malta que participou no evento e que estava à hora certa no local certo
Sem trocas
Obrigado pela cache

e mais algumas quinhentas fotos com legendas personalizadas...

edit: Boa observação ao gccode :) GC7MAXQ
Imagem Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: quarta 28 abr 2010, 08:32

Mensagem Post: #210 a quinta 21 jun 2018, 23:58 

jasafara Escreveu:Mas o que escrever mais...

8708 @05:30

...
Obrigado pelo evento

#8709 @06:00

...
Obrigado pela cache

e mais algumas quinhentas fotos com legendas personalizadas...

edit: Boa observação ao gccode :) GC7MAXQ

As boas experiências sejam caches ou eventos são capazes de inspirar a dar corda aos dedos para matraquear no teclado. Foi um fim-de-semana supimpa. Tirando claro está os que andavam a treinar para participar na altura do Natal no Circo de Montecarlo. Mas isso é outra coisa. O certo é que valeu ter ido e divertir-me(nos). Essa é que é essa.
Anterior

Voltar para GUARDA

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes