19de Agosto,2018

Geopt.org - Portugal Geocaching and Adventure Portal

Letterbox


Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: prodrive, hulkman

Avatar do Utilizador

TB
TB

Mensagens: 423

Registado: domingo 22 jul 2012, 18:14

Localização: Viseu/Mêda (Guarda)

Mensagem Post: #11 a quinta 01 fev 2018, 16:52 

Re: Letterbox

jasafara Escreveu:
prodrive Escreveu:
jasafara Escreveu:
prodrive Escreveu:
rmflobo Escreveu:A melhor dica que te posso dar é, antes de lançares a tua própria letter, ires primeiro procurar algumas já existentes para veres alguns exemplos de letters e para sentires o que as pessoas que vão procurar a tua letter vão sentir... dificuldades, desafios, alegrias... Na maior parte das vezes é neste tipo de caches que o pessoal investe mais trabalho e por isso a descoberta destas geocaches costuma ser bastante gratificante.

Embora na maior parte dos casos seja muito frustrante, porque raras são as letterboxes em Portugal que estejam operacionais e que tenham todos os pontos funcionais que te permitam prosseguir na acção... a menos que as visites na primeira semana... e que não tenha chovido...

O melhor mesmo é ficarmos pelas letterbox muito simples... :)

No estrangeiro é muito vulgar as Letterboxes serem caches tradicionais com carimbos dentro. Em Portugal "convencionou-se" que as Letterboxes tinham que ser caches muito complicadas e sofisticadas com N pontos + 1, baseada em contos ficcionais fantasiosos cheios de misticismo. Nada contra, mas a tendência natural é complicar tanto que ao fim de uma semana já existem pontos que não funcionam e só com ajuda do owner ou de quem já a fez é que consegues concluir. Normalmente ficam assim meses ou anos e vão sendo registadas apenas por quem vai directamente ao ponto final, o que vai dar exactamente ao mesmo que uma Letterbox tradicional com carimbo. Para quê complicar tanto e não ser mais pragmático?

A lógica das letterboxes (que surgiram muito antes de haver GPS ou Geocaching) era aceder ao container com pistas e não com coordenadas. Quem queira fazer uma tradicional com carimbo é mesmo melhor ficar pela tradicional. Uma letterbox não precisa de ser complicada (como a esmagadora maioria das nossas) mas devia seguir esse espírito.
Como aqui se pode ver mesmo uma Traditional letterbox deverá "uses clue to find it." . Claro que se pode considerar que chegar ao sítio apontado por um GPS já é seguir uma pista...mas de certeza que não é esse o "espírito" da coisa...
Aquela muito simples que referi embora a tenha feito (como toda a gente que a vai fazer) com o GPS, podia perfeitamente ser feita quase toda em 1900 com bússola e medindo os passos (só o último passo de obrigar a ir à internet para obter a coordenada final é que estraga o esquema [:D])
Desconhecia a origem das "nossas" letters!

Também partilho a ideia de quanto mais simples melhor... Normalmente letters com muitos mecanismos e o uso de ferramentas extra deixam-me sempre apreensivo...

Por acaso recentemente tive a oportunidade de encontrar a Quenofobia. Uma das letters mais simples que já encontrei e a experiência não podia ser melhor. Não só foi fácil seguir as orientações indicadas como o cenário não podia ser melhor! Afinal, para quê complicar?!

Enviado do meu SM-G935F através do Tapatalk

TB
TB

Mensagens: 432

Registado: segunda 09 jul 2012, 12:53

Mensagem Post: #12 a quinta 01 fev 2018, 19:45 

Re: Letterbox

prodrive Escreveu:[...] baseada em contos ficcionais fantasiosos cheios de misticismo.


- olha, liga lá ao owner e pede-lhe a coordenada final ...
- boa ideia!
- está lá? estamos aqui em Monsanto a tentar encontrar a tua letter ... a que é fácil ... eh pá, onde é que isto acaba?
:lol:

jasafara Escreveu:Aquela muito simples que referi embora a tenha feito (como toda a gente que a vai fazer) com o GPS, podia perfeitamente ser feita quase toda em 1900 com bússola e medindo os passos (só o último passo de obrigar a ir à internet para obter a coordenada final é que estraga o esquema [:D])

Esta outra, ainda mais fácil, podia ter sido algo como "pega na bússola e anda 120 passos para sul. Quando vires duas árvores grandes e umas pedras, é aí". [:D]
Anterior

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Powered by PHPBB - Geopt.org 2013

Newsletter