25de Fevereiro,2018

Geopt.org - Portugal Geocaching and Adventure Portal

Novas Caches Virtuais [estão de volta]

Todos os assuntos relacionados com Geocaching.

Moderadores: prodrive, hulkman, ajsa

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #31 a sexta 25 ago 2017, 12:22 

Re: Novas Caches Virtuais [estão de volta]

O regresso das caches Virtuais é a sequência natural da tendência do jogo aqui discutida: http://www.geopt.org/index.php/board/viewtopic.php?p=235548#p235548

O Geocaching está-se a tornar cada vez mais Virtual e a Groundspeak já percebeu essa tendência que parece não ser um fenómeno unicamente português.

As caches Virtuais são tendencialmente as caches mais favoritadas e este modelo selectivo de escolha de owners parece-me uma excelente forma de premiar/agradecer o trabalho dos voluntários e dos owners que melhor têm contribuído para jogo (independentemente dos critérios do algoritmo que os selecciona).

Acredito que mais tarde ou mais cedo a Groundspeak venha a alargar o grupo a todos os Premium Members, sabendo de antemão que isso será porta de entrada garantida a mais alguns milhões de dólares.

Na realidade as caches físicas estão tendencialmente a transformar-se em caches Virtuais com founds intermináveis em caches que não estão no seu lugar há muito tempo. Os revisores deixarão de ter mecanismos de verificar se as caches precisam de ser desactivadas e mesmo os owners deixarão de perceber se as caches estão mesmo lá ou não, a não ser que se desloquem fisicamente ao local e mesmo assim, nada lhe garante que alguém não a tenha mudado de sítio.

Tudo se está a tornar Virtual no Geocaching, desde as caches, aos founds e até mesmo às pessoas, com novas contas Virtuais a aparecer a cada dia.

Os Souvenires e as Lab Caches, também eles Virtuais, movem o mundo do Geocaching e arrastam multidões de pessoas.

Tal como disse há uns meses atrás, não acho necessariamente mau... nem bom... é apenas a tendência natural das pessoas e num período em que o jogo começa a entrar em declínio a GroundSpeak apenas dá aos jogadores aquilo que eles querem na tentativa de fazer estender o interesse pelo jogo durante mais alguns anos. É legítimo e a meu ver é a correcta visão empresarial do negócio.

Quem já cá anda há alguns anos há-de-se lembrar do site de sugestões que a GroundSpeak teve há alguns anos atrás, em que a sugestão mais votada e de forma distanciada era a que pedia o Regresso das Caches Virtuais.

Pessoalmente estou bastante satisfeito com a decisão e é mais um factor motivador para o jogo. Considero que a busca da cache física é um "mal-necessário" e desagrada-me passar demasiado tempo de rabo para o ar à procura de uma agulha num palheiro quando o local tem tanto mais para nos mostrar.

Além disso, evitam-se situações desagradáveis como esta.

O Geocaching estava a tornar-se numa lixeira em que tudo é local, e esta novidade tenta inverter a um pouco a tendência e caminhar mais na direcção de que o local é tudo! [^]
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #32 a sexta 25 ago 2017, 12:37 

Tenho uma shortlist com 274 owners. Para já o que apareceu está lá. Vamos ver se o algoritmo da GC HP é bom [:D]

Nota: Infelizmente (e por agora) não consigo medir a qualidade da manutenção...
Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #33 a sexta 25 ago 2017, 12:41 

prodrive Escreveu:O regresso das caches Virtuais é a sequência natural da tendência do jogo aqui discutida: http://www.geopt.org/index.php/board/viewtopic.php?p=235548#p235548

O Geocaching está-se a tornar cada vez mais Virtual e a Groundspeak já percebeu essa tendência que parece não ser um fenómeno unicamente português.

As caches Virtuais são tendencialmente as caches mais favoritadas e este modelo selectivo de escolha de owners parece-me uma excelente forma de premiar/agradecer o trabalho dos voluntários e dos owners que melhor têm contribuído para jogo (independentemente dos critérios do algoritmo que os selecciona).

Acredito que mais tarde ou mais cedo a Groundspeak venha a alargar o grupo a todos os Premium Members, sabendo de antemão que isso será porta de entrada garantida a mais alguns milhões de dólares.

Na realidade as caches físicas estão tendencialmente a transformar-se em caches Virtuais com founds intermináveis em caches que não estão no seu lugar há muito tempo. Os revisores deixarão de ter mecanismos de verificar se as caches precisam de ser desactivadas e mesmo os owners deixarão de perceber se as caches estão mesmo lá ou não, a não ser que se desloquem fisicamente ao local e mesmo assim, nada lhe garante que alguém não a tenha mudado de sítio.

Tudo se está a tornar Virtual no Geocaching, desde as caches, aos founds e até mesmo às pessoas, com novas contas Virtuais a aparecer a cada dia.

Os Souvenires e as Lab Caches, também eles Virtuais, movem o mundo do Geocaching e arrastam multidões de pessoas.

Tal como disse há uns meses atrás, não acho necessariamente mau... nem bom... é apenas a tendência natural das pessoas e num período em que o jogo começa a entrar em declínio a GroundSpeak apenas dá aos jogadores aquilo que eles querem na tentativa de fazer estender o interesse pelo jogo durante mais alguns anos. É legítimo e a meu ver é a correcta visão empresarial do negócio.

Quem já cá anda há alguns anos há-de-se lembrar do site de sugestões que a GroundSpeak teve há alguns anos atrás, em que a sugestão mais votada e de forma distanciada era a que pedia o Regresso das Caches Virtuais.

Pessoalmente estou bastante satisfeito com a decisão e é mais um factor motivador para o jogo. Considero que a busca da cache física é um "mal-necessário" e desagrada-me passar demasiado tempo de rabo para o ar à procura de uma agulha num palheiro quando o local tem tanto mais para nos mostrar.

Além disso, evitam-se situações desagradáveis como esta.

O Geocaching estava a tornar-se numa lixeira em que tudo é local, e esta novidade tenta inverter a um pouco a tendência e caminhar mais na direcção de que o local é tudo! [^]

Concordo a 100%
Para quem vai mesmo aos locais é igual e evita os DNF's (às vezes frustrantes) ou as procuras chatas e intrusivas para o meio que também dispenso bem.
Para os owners que estejam para aí virados apesar de tudo fica mais fácil validar os founds (para os batoteiros dará um bocado mais de trabalho fazer logs de sofá).
Só que fica pior é quem se move principalmente pelos containers. Mas para esses continuará a haver caches físicas que ganharão a maior parte dos prémios GPS [:D]
Imagem Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: quinta 01 abr 2010, 01:36

Mensagem Post: #34 a sexta 25 ago 2017, 12:51 

Mas também tens o reverso da medalha. Eu comecei a perder o interesse como procurador de caches a partir do momento em que as coisas se tornaram mais banais. Com o aparecimento de PTs e caches aos montes o interesse desvaneceu.

E como eu muito outros, por isso parte do declínio prende-se por essa razão. Em relação às caches virtuais, muito dificilmente me motivarão a perder tempo a ir lá. Só se o desafio for interessante para mim ou a ideia criativa. Acho que ficar reservado a estes 4000 é suficiente, abrir para Premium já não me agrada a ideia.

Mas isso é apenas de acordo com os meus gostos.
Imagem

Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #35 a sexta 25 ago 2017, 13:00 

Kinder Escreveu:Mas também tens o reverso da medalha. Eu comecei a perder o interesse como procurador de caches a partir do momento em que as coisas se tornaram mais banais. Com o aparecimento de PTs e caches aos montes o interesse desvaneceu.

E como eu muito outros, por isso parte do declínio prende-se por essa razão. Em relação às caches virtuais, muito dificilmente me motivarão a perder tempo a ir lá. Só se o desafio for interessante para mim ou a ideia criativa. Acho que ficar reservado a estes 4000 é suficiente, abrir para Premium já não me agrada a ideia.

Certo! Entendo perfeitamente. As Letterboxes e as caches mais criativas continuarão a existir para pessoas como tu, mas deixa-me partilhar a minha experiência em relação a essas caches.

Mais de 2/3 das Letterboxes que registei só o consegui fazer com a ajuda do owner ou de quem já as linha visitado anteriormente, porque faltava sempre algum ponto que não me permitia avançar mais no processo.

O restante 1/3 visitei-o nos 3 primeiros meses de vida da cache :)

Geocoin
Geocoin

Registado: quinta 01 abr 2010, 01:36

Mensagem Post: #36 a sexta 25 ago 2017, 13:03 

prodrive Escreveu:
Kinder Escreveu:Mas também tens o reverso da medalha. Eu comecei a perder o interesse como procurador de caches a partir do momento em que as coisas se tornaram mais banais. Com o aparecimento de PTs e caches aos montes o interesse desvaneceu.

Certo! Entendo perfeitamente. As Letterboxes e as caches mais criativas continuarão a existir para pessoas como tu, mas deixa-me partilhar a minha experiência em relação a essas caches.

Mais de 2/3 das Letterboxes que registei só o consegui fazer com a ajuda do owner ou de quem já as linha visitado anteriormente, porque faltava sempre algum ponto que não me permitia avançar mais no processo.

O restante 1/3 visitei-o nos 3 primeiros meses de vida da cache :)

É o grande problema dessas caches em manutenção e muitas vezes custos são terríveis. Mas eu não falava só das letters, falava também dos desafios mais radicais, ou uma caminhada de kms para uma cache com umas vistas fantásticas. Isso já se perdeu. Antes conseguia fazer uma boa caminhada e aproveitar bem o caminho porque só me preocupava com uma cache agora perco mais tempo a olhar para o GPS, ou então, ignoro tudo o resto.

[/offtopic]
Imagem

Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #37 a sexta 25 ago 2017, 13:10 

Os GreenShades têm todas as condições para terem recibo a oferta.
Como sabemos são um owner irrepreensível a nível da manutenção das suas caches [:D]

edit : Se for pelos disabled/enabled foram escolhidos. Se foram pelo tempo em que os logs de (maintenance) se mantêm não o foram.
Imagem Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: quarta 28 abr 2010, 08:32

Mensagem Post: #38 a sexta 25 ago 2017, 13:17 

Kinder Escreveu:É o grande problema dessas caches em manutenção e muitas vezes custos são terríveis. Mas eu não falava só das letters, falava também dos desafios mais radicais, ou uma caminhada de kms para uma cache com umas vistas fantásticas. Isso já se perdeu. Antes conseguia fazer uma boa caminhada e aproveitar bem o caminho porque só me preocupava com uma cache agora perco mais tempo a olhar para o GPS, ou então, ignoro tudo o resto.

[/offtopic]

Essas caches continuam a existir e ainda há espaço para novas. Há sempre maneira de ignorar o resto.

Ainda bem que as virtuais estão de volta, em pouca quantidade e por isso são valorizadas. Se calhar também é um teste para usar novos métodos de confirmação do achamento. O estado actual das coisas, com culpa exclusiva nos achamentos virtuais, potenciados pelas Tours de arrastamento, só descredibiliza o geocaching. E não são os donos, que devem apagar os registos falsos, que são os responsáveis.

De repente o local é tudo. Mas isso é o contrário, por exemplo dos Prémios GPS, onde o container é imperador. O resto é paisagem. Por isso é que há caches, ultra-valorizadas, que são em locais inarráveis e que nos trazem poucas recordações fantásticas de beleza natural.

A procura do tesouro escondido, com a publicação do relato da aventura, faz parte do jogo e da mística. Mas isso é em caches interessantes e não daquelas só para o número e que na maior parte das vezes só uma minoria vai lá. Veja-se as excursões nos eventos.

Se o regresso das virtuais trouxerem a obrigatoriedade das fotos no local das earthcaches ainda melhor. Estamos no bom caminho para diminuir o espaço de manobra da batotice. Claro que vai haver umas excursões capazes de encontrarem todas as virtuais no território luso onde se aparecem fotografias de um par de pessoas em cada local e depois há 40 que encontram também. Estavam em espírito e com log temporal Ali Babá.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #39 a sexta 25 ago 2017, 13:20 

joom Escreveu:...

Só não dizestes onde e quando vais publicar a tua (virtual-) ;)
Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #40 a sexta 25 ago 2017, 13:21 

Kinder Escreveu:É o grande problema dessas caches em manutenção e muitas vezes custos são terríveis.

Terríveis para todos, mesmo para quem investe algum dinheiro numa deslocação longa e vem de lá com uma enorme frustração que não passou do primeiro ponto, porque o papelinho que o onwer colocou no ponto inicial já não tem as coordenadas perceptíveis :)
Kinder Escreveu:Mas eu não falava só das letters, falava também dos desafios mais radicais, ou uma caminhada de kms para uma cache com umas vistas fantásticas. Isso já se perdeu. Antes conseguia fazer uma boa caminhada e aproveitar bem o caminho porque só me preocupava com uma cache agora perco mais tempo a olhar para o GPS, ou então, ignoro tudo o resto.

Nada te impede de colocares uma cache Virtual no coração do Gerês :)
Tens lá algumas Earthcaches que o provam. As virtuais não passam de Earthcaches sem a exclusividade de perguntas sobre Geologia :)
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING GERAL

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante