28de Julho,2017

Geopt.org - Portugal Geocaching and Adventure Portal

Caches & Pipocas

Todos os assuntos relacionados com Geocaching.

Moderadores: prodrive, hulkman, ajsa

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #1 a sexta 07 abr 2017, 12:55 

Caches & Pipocas

http://coord.info/GC645MX

Imagem

Como parece que de vez em quando há logs apagados fica aqui para memória histórica.

Código:
nunogilPGC Profile StatsPGC Gallery
Premium MemberPremium Member

Caches Found15306
 Needs Archived Needs Archived 07/04/2017
Contas fantasma (sock puppets) criadas para publicar uma cache e tendo como responsável alguém que se esconde no anonimato para ofender gratuitamente os restantes geocachers parece-me ser susceptível de apreciação pela equipa de revisão e, caso disso, pela Groundspeak.

View Log 
A_JesusPGC Profile StatsPGC Gallery

Caches Found5374
 Needs Archived Needs Archived 07/04/2017
Owner apaga logs indevidamente
Não parece saber o que é geocache, nunca fez uma cache e tendo uma publicada acha que sabe fazer geocaching.
Fazer geocaching é algo mais do que publicar uma cache

View Log 
ClanTinhoPGC Profile StatsPGC Gallery

Caches Found21043
 Write note Write note 01/04/2017
O favorito já era.

View Log 
F&FPGC Profile StatsPGC Gallery

Caches Found2293
1 de Abril? :-)

View Log 
Gouldians-TeamPGC Profile StatsPGC Gallery

Caches Found4877
Geotrapaceiro deve ser quem se esconde atrás de um nick, dá mais é a cara em vez de andar por aqui a disser baboseiras.

View Log 
SMPRodriguesPGC Profile StatsPGC Gallery

Caches Found1541
E se eu resolver o enigma e o quiser logar num dia de cachadas ou de evento??? Eu sou só uma mas posso lá ir com mais 20, 30, 100 quem andar comigo, ou não???? Eu tenho de dizer para esperarem um bocadinho que vou ali e venho já, eu já resolvi o enigma, mas vocês não podem ir comigo, porque ainda não o resolveram...

View Log 
F&FPGC Profile StatsPGC Gallery

Caches Found2293
Log apagado???? Trapaceiros????
Se algum dia passarmos por lá e quisermos fazer o log não vamos ao checker antes como é óbvio. Ou agora é requisito ir ao checker para logar?
Não fazemos logs para o número. Se está logada, estivemos lá.

View Log 
Rafael.ptPGC Profile StatsPGC Gallery

Caches Found2285
Vamos lá ver isto.

View Log 
GeoCharadaPGC Profile StatsPGC Gallery
MemberMember

Owner Maintenance Owner Maintenance 01/04/2017
11 verdes no checker? Só dá vontade de rir.
Que havia uma grande quantidade de trapaceiros que não resolveram o enigma, que não passaram nos pontos da cache, ou que até nem foram à final mas pediram a alguém para colocar lá o nick deles já eu sabia (até porque a especificidade da cache o permite), o que não imaginava era o enorme número de trapaceiros sem qualquer lata que já nem se dão ao trabalho sequer de pedir a alguém para colocar no logbook o nick deles (ou até pediram mas o "amigo" esqueceu-se...).
Hoje resolvi fazer uma visita de rotina à cache por os últimos logs cheirarem a esturro, e foi grande a surpresa, com a cache está tudo bem, no logbook é que não constam um grande numero de nicks , pelo que compete ao Owner a manutenção da cache e desta forma todos os logs cujo nick não conste no logbook físico da cache serão apagados.
Ao menos que saibam fazer batota!
Fotos abaixo do logbook da cache a comprovar todos os nicks no mesmo até à data de hoje:

Photo logbook0
 Photo logbook1
 Photo logbook2
 Photo logbook3
 Photo logbook4
 Photo logbook5
 Photo logbook6
 Photo logbook7
 Photo logbook8
 Photo logbook9
 Photo logbook10
 Photo logbook11
View Log 
Team CaldinhasPGC Profile StatsPGC Gallery

Caches Found5100
 Didn't find it Didn't find it 25/03/2017
Confirmo que encontrei um container, mas não o certo.
Tal como disse no log que o owner apagou, não resolvi o enigma. Provavelmente, as coordenadas que tenho, já foram as certas.
No local encontrei um container com bastantes logs, o que talvez explique algumas coisas.
Fica a dica (se o owner não apagar também este log).

View Log 
viperbrunoPGC Profile StatsPGC Gallery

Caches Found2897
 Found it Found it 25/03/2017
Meu estimado amigo, ao apagar logs deve contactar, via mensagem os supostos logs de sofá. Sim, o registo usado na cache foi "Bocage Convívio", que pode comprovar através de vídeo que fizemos desse dia, do geocacher Dr.Gigabyte, caso permita, me cederá as imagens da 'GoPro' dele e verá que estivemos lá.

O log físico da cache é, então, o requisito para o log virtual seja validado. E não tenho a necessidade de me esconder com nicks, sendo owner sabemos de situações irregulares mas, este não é um caso disso, e caso tivesse perguntado onde estava a cache, de que forma estava escondida, o tipo de container teria-lhe respondido de modo a validar a minha presença.

Estou à espera que me envie mensagem mas com o nick verdadeiro se não se importar.

View Log 
nunogilPGC Profile StatsPGC Gallery

Caches Found15306
 Write note Write note 15/10/2016
Log de found indevidamente apagado (por duas vezes)
O registo físico foi efectuado no logbook.
Situação a aguardar resolução por parte Groundspeak.

Voltinha pela Margem Sul e arredores na agradável companhia do P14, Caixoteiro e luis11 para colocar alguns sorrisos no mapa.

Entre as caches do PT do Bocage e com este enigma já resolvido lá fomos até ao GZ. Pensámos que estava em cima mas estava em baixo, bem protegida.

TFTC - # 14378

View Log 
A_JesusPGC Profile StatsPGC Gallery

Caches Found5374
 Found it Found it 07/05/2016
TERCEIRO Novo Log devido aos anteriores terem sido apagados indevidamente pelo owner
Estranho as fotos que coloca como motivo só terem datas até 28 Fevereiro de 2016...
Eu visitei esta cache a 7 de Maio de 2016

Log apagado:
"Desafiado pelo Sahlinabac, apesar do tempo que estava previsto, lá fomos visitar a Serra de S.Luis, Mitrena, Praias do Sado, Setubal, etc... Resultado: uma grande molha, várias caches encontradas.

OPC

View Log 
wolfraiderPGC Profile StatsPGC Gallery

Caches Found24785
 Found it Found it 28/02/2016
Tour: 28 de Fevereiro na margem Sul

Aproveitando a melhoria climatérica fui procurar umas caches na companhia do SawCastro.

Encontrei excelentes caches, outras nem tanto.

Com o enigma resolvido há já algum tempo hoje foi o dia escolhido para a visita e cache apareceu sem dificuldade.

TFTC

View Log 
SawCastroPGC Profile StatsPGC Gallery

Caches Found35811
 Found it Found it 28/02/2016
^
passeio de Almada a Setúbal na companhia do Woldraider.
Obrigado ao owner pela cache!
TNLN TFTC

View Log 
SawCastroPGC Profile StatsPGC Gallery

Caches Found35811
 Write note Write note 28/02/2016
Droping tb

View Log 
geopt.orgPGC Profile StatsPGC Gallery

Write note Write note 27/02/2016
Esta é uma Cache Nomeada dos Prémios GPS 2015.

Convida-se o owner a colocar a Insígnia de Cache Nomeada no listing desta cache, pois é sua por mérito próprio. Poderá copiar aqui o código HTML da respectiva Insígnia.

Para Votar nesta e/ou noutras caches nomeadas, recomenda-se a leitura das Regras de Votação

As votações encerrarão a 29 de Agosto às 24 horas e as 5 Caches Finalistas de cada distrito serão conhecidas a 31 de Agosto a partir das 21 horas.

No dia 10 de Setembro no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz, será realizada uma cerimónia para entrega simbólica dos prémios aos owners das caches vencedoras de cada distrito, assim como das categorias Local, Aventura e Recipiente, bem como a Vencedora Nacional.

Logged by Geopt Geocaching Tools

View Log 
raquelfilipa_PGC Profile StatsPGC Gallery
MemberMember

Caches Found136
 Found it Found it 22/02/2016
Sempre a somar !
OPC

View Log 
Bruno B.PGC Profile StatsPGC Gallery

Caches Found3853
Mais um enigma decifrado e com sorriso... Não conhecia este local... Mas a cache foi só seguir a dica no local... Bem escondida...

Feita com a companhia do tiagocalvo e da raquelfilipa_ ...

TFTC

View Log 
tiagocalvoPGC Profile StatsPGC Gallery

Caches Found626
Excelente enigma! Opc

View Log 
oizo_n3croPGC Profile StatsPGC Gallery
MemberMember

Caches Found4166
 Found it Found it 21/02/2016
Domingo aproveitado para passear um pouco na companhia da Ana_stb e apanhar algumas das caches mais recentes da zona.

Um enigma que dá algum trabalho mas que depois de umas dicas recebidas obteve-se o empurrão necessário para a resolução do mesmo. De facto o enigma faz juz ao nome da cache e deu a conhecer alguns locais bem engraçados que não conhecia.

As buscas no local também não foram fáceis mas a verdade é que também fomos induzidos em erro pela avaliação do terreno. Assim que ignoramos essa parte a cache apareceu bem escondida no seu cantinho.

TFTC

View Log 
Ana_stbPGC Profile StatsPGC Gallery

Caches Found2006
 Found it Found it 21/02/2016
Dia convidativo para colocar mais uns smiles no mapa e assim na companhia do oizo_n3cro lá fomos procurar alguns dos tesouros que andava debaixo do nosso radar há já algum tempo

Esta cache já estava na nossa watchlist desde que saiu e na verdade andavamos com a cabeça às voltas sobre como se resolvia o enigma...e confesso que só mesmo depois de uma ajuda preciosa é que conseguimos ir com a resolução do enigma avante! Depois da dica e de perceber a lógica (até me fez lembrar um enigma resolvido há uns tempos atrás!!) foi seguir caminho com alguma paciência pelo meio mas cada vez que viamos algo novo no pc ficavamos com pena de não conseguirmos chegar a muitos locais desta história que são lindíssimos  O enigma está bem conseguido e deixa muitas cabecinhas a pensar e a perder algumas horas nesta cache
A caminho da cache estradas já conhecidas de outras andanças e devido à dificuldade estávamos à espera de outra coisa que nos fizesse andar de cabeça para o ar mas foi com muita sorte, ler novamente a dica e depois resolvemos explorar insistentemente ali numa zona...o Tiago tanto apalpou mas lá conseguiu encontrar a cache  Ainda deu algum trabalho a ser encontrada a magana...não queria mas o logbook lá veio parar às nossas mãos que levou com o nosso log
Depois de logarmos a nossa visita a esta cache foi guardar tudo direitinho para os próximos geocacher's

Apesar de a chegada às coordenadas finais ser trabalhosa é uma cache que vale a pena tentar resolver por tudo o que vemos e que em outrora foram descobertos
Obrigada ao owner por este desafio virtual

OPE/OPC

View Log 
GeoCharadaPGC Profile StatsPGC Gallery
MemberMember

Write note Write note 14/02/2016
O checker apenas tem 7 verdes neste momento, na página estão registados 14 amarelos:
- Revela bastante do carácter e modos operandi dos últimos founds
- Revela também bastante do carácter e modos operandi dos primeiros founds (ou pelo menos de um deles)

View Log 
Gouldians-TeamPGC Profile StatsPGC Gallery

Caches Found4877
 Found it Found it 14/02/2016

Aproveitando uma saída nocturna la viemos fazer esta cache que há muito estava para ser resolvida,
Posso já disser que não resolvi nada pois detesto enigmas, mas há por ai pessoal que não resolve nada e depois vem se gabar que resolve os enigmas hehe

La estava ela no seu cantinho muito bem camuflada.

OPC

View Log 
MarSalgadoPGC Profile StatsPGC Gallery

Caches Found4842
 Found it Found it 13/02/2016
Cache com 2 Enigmas qual deles o mais difícil de resolver !!!!
O de Casa foi feito em grupo e resolvido já à algum tempo, com muito trabalho.
A procura da cache aconteceu depois do Jantar de Sábado e tivemos que resolver
mais um enigma, desta feita o do Terreno, 3.5 dizia-nos que poderia ser numa árvore,
fomos munidos de 2 boas lanternas, e foi a colega que utilizou a luz do telefone que
encontrou a cache por sinal muito bem camuflada para uma pesquisa noturna.

Foi mais um bom momento de Geocher, e por isso vou dar Favorito.

View Log 
Ernesto GarciaPGC Profile StatsPGC Gallery

Caches Found6638
 Found it Found it 13/02/2016
Cachada nocturna, como já não se fazia à muito tempo.

Ainda andámos à volta para dar com o caminho certo, mas foi por falta de atenção.

Já no GZ, a cache ainda demorou um pouco a aparecer, porque fomos iludidos com o nível do terreno, visto andámos a olhar para o ar, quando ela está no R/C.

Bem aninhada no seu ninho, lá demos com ela.

OPEC

View Log 
fredmigPGC Profile StatsPGC Gallery
MemberMember

Caches Found1162
 Found it Found it 06/02/2016
Sábado de Carnaval para encontrar mais algumas caixinhas e ser beta-test noutras, sempre em boa companhia
Depois de muito tempo a resolver aos bocadinhos o enigma com aurmig, lá fomos nós ao prémio final
Enigma engraçado mas trabalhosoooooo  leva FAV
TFTC

View Log 
aurmigPGC Profile StatsPGC Gallery

Caches Found1636
Manhã de Sábado de Carnaval dedicada às caixinhas em excelente companhia
Depois de uns meses a resolver o enigma juntamente com fredmig, lá fomos nós à procura do prémio
Fica o FAV pela trabalheira que deu  estava bem pensado
TFTC

View Log 
BTT Rio AzulPGC Profile StatsPGC Gallery

Caches Found1246
Segunda cache do dia

Trabalho de casa efectuado ... e bem trabalhoso ... foi procurar a cache

Muito facil de achar apesar de bem escondida, local obvio.

Em FABULÁSTICA companhia

OPC

View Log 
O SantoPGC Profile StatsPGC Gallery

Caches Found6045
 Found it Found it 01/02/2016
@13:32

Aproveitando a hora de almoço, dei um saltinho a esta cache já depois de ter resolvido o enigma. Necessitei de uma dica para a primeira parte, mas a partir daí foi sempre a abrir...

A cache está de saúde num local que não conhecia ainda.

TFTC
O Santo

View Log 
Team RibeiroPGC Profile StatsPGC Gallery

Caches Found31753
 Found it Found it 29/01/2016
Sexta feira dia dia de vista a Lisbon south Bay e arredosres em otima companhia. Depois do choque frite la fomos procurar mudar um pouco a história com mais um sorriso. Obrigado pela companhia e ao owner pelo desafio.

View Log 
OlimpioPGC Profile StatsPGC Gallery

Caches Found11695
 Found it Found it 27/01/2016
Enigma bem engraçado mas muito trabalhoso ...
Se a isto juntarmos a forma original de resolução e um nick engraçado
Está lançado o tema de conversa por muitos e muitos eventos

Muito obrigado
GeoCharada venham mais 

View Log 
GeoisaPGC Profile StatsPGC Gallery
MemberMember

Caches Found4635
De passagem e já com o enigma descodificado esta não nos escapou

Obrigado pela Partilha

I LOVE THIS GAME

TFTC

View Log 
letsdivePGC Profile StatsPGC Gallery
MemberMember

Caches Found5552
Numa voltinha pela zona para espalhar mais uns smiles
Esta foi mais uma que gostamos de visitar :)

TFTC

View Log 
sr_dr_silvaPGC Profile StatsPGC Gallery

Caches Found7098
Voltinha por algumas zonas já bem conhecidas e por outras ainda por explorar. Percurso delineado com alguns pontos estrategicamente definidos e caches obrigatórias que foram todas devidamente logadas.
Ao que parece este enigma é complicado de resolver e até achei graça ao facto de ler nos logs anteriores que o owner deu umas ajudas. Se calhar é apenas algo pessoal :)
Por todo o aparato criado à volta do enigma e da verdadeira identidade do owner quase que merece um favorito. Aliás, foi mesmo por um triz...

View Log 
FTavPGC Profile StatsPGC Gallery

Caches Found26062
 Found it Found it 23/01/2016
Voltinha em excelente companhia, pelo Distrito de Setúbal, dedicado ao geocaching com direito a alguns sorrisos.
Dia muito bem passado, começando bem cedo na companhia do Amigo ClanTinho, com as caches colocadas em locais magníficos.
As caches foram aparecendo com sucesso, algumas com certa dificuldade, estão todas de boa saúde.
Parabéns aos owners pela cache e por nos ter proporcionado mais um smile.
Merece um Favorito!

View Log 
ClanTinhoPGC Profile StatsPGC Gallery

Caches Found21043
 Found it Found it 17/01/2016
Dia de passeio em familia para fazer umas caches.
Decidimos vir dar uma volta por Setúbal e arredores e esta foi uma das escolhidas.
Passamos pela Arrociada, fomos até ao Sobralinho, Pontal, Mitrena e acabamos na cidade de Setúbal. As caches foram aparecendo, umas mais fáceis e outras nem por isso, mas todas de boa saúde.
Este enigma deu uma boa dor de cabeça para resolver, mas lá consegui com umas dicas do owner.
Obrigado pela cache e pelas ajudas.
Deixo o meu favorito.
OPC

View Log 
IDILIO49PGC Profile StatsPGC Gallery

Caches Found6307
 Found it Found it 13/01/2016
@17:00

Mistério que ainda deu água pelas barbas e muitas horas perdidas.
Depois de num evento haver umas dicas que indicaram o caminho correcto a agulha lá acertou na direcção e foi só ir abrindo caminho calmamente que o tempo também não permitiu grandes desvairados.
Atinando com a coisa tudo faz sentido e há claramente uma linha lógica a seguir com todas as indicações presentes para avançar e sem qualquer necessidade de adivinhação. Foi muito giro recordar o passado e associar à evolução do mesmo.
Local conhecido, mas não do geo.
Lá estava ela na toca e um bocado mal tratada porque a toca tava cheia de água colorida...limpei o melhor que pude e lá ficou.
Enigma trabalhoso mas que deu grande prazer resolver.

TFTC

View Log 
MikeTeamPGC Profile StatsPGC Gallery

Caches Found25927
 Found it Found it 06/01/2016
mais uma vez pelas terras do ''chocco frrito'' e mais uma vez fiquei bastante satisfeito por ter encontrado a maior parte das caches a cima da média, vou ter que abrir os cordões aos favoritos
obrigado ao owner por ter contribuido com esta cache para este belo passeio
ao fim deste tempo todo vim fazer o STF, mas não admira, para decifrar este enigma tem que se queimar as pestanas e sem umas dicas por parte do owner provalmente ainda estaria a meio
pelo enigma vou dar um favorito
a magana apareceu com naturalidade
a cache está boa de saúde

TFTC
TNLN

um abraço

View Log 
Mesonyx10PGC Profile StatsPGC Gallery

Caches Found6259
 Found it Found it 04/11/2015
FTF!
E aqui está finalmente um FTF que tive muito gosto e orgulho em fazer! Todos têm o seu mérito mas aqui não se trata de estar perto do GZ no momento em que sai a cache fácil e rápida mas sim de conseguir ultrapassar algo realmente dificil, o que constituí para mim e para a minha forma de estar no geocaching, a verdadeira satisfação.

Na verdade penso que o enigma é mais trabalhoso que dificil pois consegue-se ir percebendo o que é pretendido mas até chegar ao resultado certo a coisa precisa de muita paciencia, insistencia e raciocinio sobre a matéria! Sem querer falar muito sobre o mesmo para não estragar a resolução aos restantes geocachers resta-me dizer que constatei com enorme tristeza que foi uma pena não ter vivido nos tempos em que se passa a história pois a vida parecia ser muito mais gira, interessante e desafiante! De qualquer forma valeram a pena as duas semanas de trabalho e dedicação ao enigma, quer pelo conhecimento adquirido quer pelo desafio e pela experiência.

No GZ, dada a dificuldade de terreno e os atributos já seria esperado que de noite a coisa não fosse fácil mas depois de tantos dias para chegar ao resultado não dava para esperar sequer que fosse de dia, tinha de lá ir já hoje de noite!!
A primeira tentativa resumiu-se a lama mais água mais Nuno a escorregar e a cair no meio da lama e da água mais picos mais dar com o esconderijo, remexer e não ver o container mais lama e mais tristeza profunda por não encontrar a cache depois de tanto trabalho!
No entanto não podia ir embora sem tentar novamente e depois do treino, a segunda tentativa resumiu-se a confirmar a incrivel falta de atenção pois o esconderijo era mesmo no primeiro local onde tinha ido mexer, que parecia mega suspeito mas que mesmo assim fez-me andar meia hora a sujar-me para nada! Sem ninguém por perto, o log foi mesmo o mais fácil, com o lápis vermelho da cache!

Apesar de ser dificil ou trabalhosa, a verdade é que é uma cache que vale muito a pena tentar resolver por tudo o que se aprende ou recorda-se da história. E só por isso, nem que o container fosse um simples tupperware já merecia um favorito! Espero que sejam publicados mais desafios deste owner em breve!

View Log 
MightyREVPGC Profile StatsPGC Gallery
ReviewerReviewer

Publish Listing Publish Listing 06/10/2015
Published

View Log 
Current Time: 04/07/2017 03:55:36 Pacific Daylight Time (10:55 GMT)
Last Updated: about an hour ago on 04/07/2017 02:44:45 Pacific Daylight Time (09:44 GMT)
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #2 a sexta 07 abr 2017, 13:00 

Re: Caches & Pipocas

O nome é giro...Deve ter trocado Faro por Lisboa :)

Imagem

Código:
The Eye of Horus (GC59G5V) from your instant notification, Caches em Lisboa UC, has a new log:
Logged by: palito7
Log Type: Temporarily Disable Listing
Date: 07/04/2017
Type: Unknown Cache
Log:
Pequena reestruturação do enigma e mudanca de coordenadas finais.
Volta em breve!

Código:
The Eye of Horus (GC59G5V) from your instant notification, Caches em Lisboa UC, has a new log:
Logged by: MightyREV
Log Type: Retract Listing
Date: 07/04/2017
Type: Unknown Cache
Log:
Listing retracted.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #3 a quarta 12 abr 2017, 17:17 

TB
TB

Registado: segunda 09 jul 2012, 12:53

Mensagem Post: #4 a quinta 20 abr 2017, 00:40 

Acho que podemos acrescentar algumas caches "antigas" ainda sem FTF:
Anexos
sem ftf.jpg

Geocoin
Geocoin

Registado: quarta 28 abr 2010, 08:32

Mensagem Post: #5 a quinta 20 abr 2017, 00:47 

A J Pombo Escreveu:Acho que podemos acrescentar algumas caches "antigas" ainda sem FTF:

Pelo menos a Lagoa do Arado já teve FTF. Foi em Agosto de 2012.

TB
TB

Registado: segunda 09 jul 2012, 12:53

Mensagem Post: #6 a quinta 20 abr 2017, 00:47 

A J Pombo Escreveu:Acho que podemos acrescentar algumas caches "antigas" ainda sem FTF:

Edit: ... ou com vários DNF's/Disable/Enable consecutivos.

Geocoin
Geocoin

Registado: quarta 28 abr 2010, 08:32

Mensagem Post: #7 a quinta 20 abr 2017, 00:52 

A J Pombo Escreveu:

Edit: ... ou com vários DNF's/Disable/Enable consecutivos.

Pois, mas isso já é outro problema. Pode ser que tudo se resolva.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #8 a quinta 20 abr 2017, 11:41 

A maior parte dessas caches foram publicadas com o único propósito de não serem encontradas. Provavelmente nem existirão containers nos locais para não serem encontradas por acidente.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #9 a quarta 26 abr 2017, 23:19 

(archived) 26/04/2017 Foi a banhos na barragem.......

E com os banhos das (earth-) portuguesas se foi mais uma GPS 2016 de que por acaso ainda não registei o found...

Voltar para GEOCACHING GERAL

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante