18de Dezembro,2017

Geopt.org - Portugal Geocaching and Adventure Portal

Geocaching e Grutas

Todos os assuntos relacionados com Geocaching.

Moderadores: prodrive, hulkman, ajsa

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quinta 23 jun 2011, 16:21

Mensagem Post: #1 a terça 24 set 2013, 18:09 

Geocaching e Grutas

A Federação Francesa de Espeleologia decidiu começar a levantar poeira:

FFS Asks Geocachers Not to Place Geocaches in Caves

Geocaching and caves do not go together according to a recent statement by the French Federation of Speleology (FFS).

The FFS reaction comes following the discovery of a number of geocaches hidden just inside entrances of caves, and in some cases deeper in passages.

An increasingly popular outdoor activity, Geocaching tasks participants with finding containers, called “geocaches” or “caches” using a Global Positioning System (GPS) receiver. At the time of writing there are over 2 million active geocaches, and some 6 million geocachers across the globe.

Citing concerns for safety and respect for the environment, the FFS maintains that caves are are unique and sensitive environment that requires special skills and knowledge; not a fitting place for caches to be hidden.

Furthermore, they implore that anyone venturing underground must have the proper equipment and expertise to avoid accidents.

According to our own Ask Cavers poll, held after an incident where three geocachers became trapped in a flooding cave, the majority of our readers agreed that caves are no places for geocaches.

Géocaching en Grotte[Fédération Française de Spéléologie]

Fonte:
http://cavingnews.com/20130908-ffs-asks-geocachers-place-geocaches-caves

Pode dizer-se que é uma guerra que continua. Se por um lado, os espeleólogos (na qual também faço parte) têm razão, por outro lado, têm que existir bom senso (como em tudo).

Como geocachers, por vezes nem nos precavemos devidamente e vamos à busca, sem os cuidados nem conhecimentos necessários para entrar numa gruta. Para além de corrermos risco (até de vida), estamos a alterar aquele espaço... a correria de geocachers dentro de uma gruta altera-a em praticamente todo o ecossistema. Geologica e biologicamente (porque há animais que vivem apenas dentro da gruta) nossa presença altera o ciclo por completo as alterações vão acontecendo, culpa da presença humana.

Se é impossível proibir que as pessoas entrem em grutas, colocar lá uma cache é exactamente oposto daquilo que quem defende as grutas pretende.

No entanto também sou geocacher, e compreendo que a visão que os espeleólogos têm do Geocaching é um pouco distorcida (arrisco-me mesmo a dizer que não há espeleólogo que goste de Geocaching, até se tornar num geocacher e perceber que a coisa não é tão "má" como a pintam.)

Os espeleólogos que vivem à parte do nosso mundo nem sabem que esta actividade já criou vários espeleólogos dedicados, que respeitam as cavidades, mas que ganharam o gosto graças ao Geocaching. Assim de repente lembro-me de umas quantas pessoas que são agora espeleólogos graças ao geocaching e que agora sabem como proteger e respeitar uma cavidade.

Como owner, é importante conhecer os locais onde se colocam caches, ter noção da influencia negativa que vamos provocar àquele local, ao colocar o "isco" para geocachers.

Acho que tudo se resume a poucas palavras: Bom senso, Respeito, Responsabilidade
Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: terça 02 out 2012, 23:18

Localização: Venda do Pinheiro; Santarém; Praia das Maças; Guarda

Mensagem Post: #2 a terça 24 set 2013, 18:22 

Re: Geocaching e Grutas

O problema é se a poeira chega à GS e lá se cria uma guideline e o geocaching interessante perde uma das suas principais vertentes...
Abraço, Daniel Branco & Saphira!

Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quinta 25 mar 2010, 12:14

Mensagem Post: #3 a terça 24 set 2013, 19:50 

Já há algum tempo que temos contactos com a federação portuguesa de espeleologia. Quando há dúvidas, não há dúvidas.
--
BR

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quinta 23 jun 2011, 16:21

Mensagem Post: #4 a quarta 25 set 2013, 12:05 

Daniel Branco Escreveu:O problema é se a poeira chega à GS e lá se cria uma guideline e o geocaching interessante perde uma das suas principais vertentes...

Não vejo isso um problema... As grutas devem ser protegidas, não há dúvida disso. Com isso também os geocachers são. A cache não tem que estar dentro de nenhuma, a exploração da mesma fica à parte e responsabilidade do geocacher...
Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: terça 02 out 2012, 23:18

Localização: Venda do Pinheiro; Santarém; Praia das Maças; Guarda

Mensagem Post: #5 a quarta 25 set 2013, 12:16 

É um ponto de vista...mas acho que perdia muito interesse ...
Abraço, Daniel Branco & Saphira!

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: quinta 25 mar 2010, 05:07

Mensagem Post: #6 a quinta 26 set 2013, 10:41 

btrodrigues Escreveu:Já há algum tempo que temos contactos com a federação portuguesa de espeleologia. Quando há dúvidas, não há dúvidas.

[offtopic]Andas a ouvir o Quintino Aires?![/quote]
Life would be so much easier if we just had the source code.
Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: quarta 27 ago 2014, 19:01

Mensagem Post: #7 a terça 18 abr 2017, 12:42 

Andei à procura de um local para colocar uma cache e deparei-me com uma Gruta bastante interessante onde lá coloquei a cache.
Situa-se no Lugar da Mata perto de Arruda dos Vinhos.

Mas quando procurei informação para a listing, fiquei bastante intrigado com o que li nas minhas pesquisas, pelo que decidi expôr aqui a situação e entender qual a melhor decisão a tomar!

Hoje fui explorar a gruta, fui com um colega e não quis arriscar para além de 10 metros lá dentro. De facto não lhe vi fim, mas sei que devia ter explorado mais uns metros porque agora a adrenalina não me larga!

355b3de3-6fd1-483a-859e-afb1348b3453.jpg

O que encontrei foi o seguinte:

Fonte 1
"Lenda dos Quarenta Queimados
No Lugar da Mata há uma Lapa que se crê ter ligação subterrânea a Sintra, sendo por isso conhecida por “Cano de Sintra”. No seu interior existem corredores labirínticos, alguns deles sem saída, onde os mouros ocultaram grandes tesouros. Durante a crise de 1383-1385, o rei de Castela, D. João, a caminho da cidade de Lisboa para cercá-la e tomá-la aos portugueses, pernoitou no Paço de Arruda. Durante a noite, dois fidalgos Arrudenses que se tinham escondido debaixo do leito onde dormia o rei castelhano tentaram apunhalá-lo mas foram descobertos e condenados de imediato à morte na forca. A população, com medo, abandonou a vila e escondeu-se no “ Cano de Sintra”. Os castelhanos, apercebendo-se da fuga, incendiaram a entrada da gruta, provocando assim a morte a 40 pessoas."

Fonte 2
"Com o avanço da reconquista, a Ordem de Santiago mudou-se para a zona de Santos, em Lisboa, e no século XV encontramos referências a um Frei João Velho, monge do convento de Arruda, ou Mosteiro da Mata, no qual Frei Álvaro seria o prior. É provável que o referido mosteiro seja o mesmo que albergou a ordem de Santiago, mas desconhece-se porque razão o Sítio do Vilar se passou a chamar Lugar da Mata.
Séc, XIV, crise dinástica de 1383-1385. El rei D.João de Castela e seu exército, tendo como objectivo tomar Lisboa pernoita na vila.Após uma tentativa falhada de assassinato do rei, dois arrudenses são enforcados. A população com receio refugia-se numa das grutas da encosta da Mata chamada Cano de Sintra. Os Castelhanos apercebendo-se da fuga incendiaram a entrada da gruta matando 40 residentes."

Alguma opinião sobre estas histórias? Devo publicar já a cache ou esperar explorar um pouco mais a gruta?

Informaram-me que o melhor seria falar com o pessoal da zona da Grande Lisboa ligado à espeleologia pois poderiam-me dar mais indicações até sobre a segurança do local e sobre a existência de morcegos ou não, que poderão condicionar a visita à gruta durante alguma altura do ano.

Assim, se houver alguém especializado ou com experiência e ou conhecimentos na àrea ficaria bastante agradecido de ouvir a sua opinião!

Obrigado
Epá, não te xateies... vai fazer geocaching que isso passa ;)

Imagem
Imagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: segunda 26 abr 2010, 18:49

Mensagem Post: #8 a terça 18 abr 2017, 14:27 

André podes tentar un contacto com o Nunotvedras, é um geocacher com vasta experiência em espeleo! Pode ser que te consiga esclarecer!

Enviado do meu GT-I8160 através de Tapatalk

Geocoin
Geocoin

Registado: quarta 27 ago 2014, 19:01

Mensagem Post: #9 a terça 18 abr 2017, 14:46 

Lusitana Paixão Escreveu:André podes tentar un contacto com o Nunotvedras, é um geocacher com vasta experiência em espeleo! Pode ser que te consiga esclarecer!

Enviado do meu GT-I8160 através de Tapatalk

Obrigada Flora :)
Epá, não te xateies... vai fazer geocaching que isso passa ;)

Imagem
Imagem

Voltar para GEOCACHING GERAL

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante