20de Junho,2024

Geopt.org - Portugal Geocaching and Adventure Portal

Pedro Almeida

Pedro Almeida

Mensagem de Boas Vindas e de Despedida!

Esta é a última edição da rubrica Açores Report, da nossa responsabilidade (Luís Filipe Machado e Pedro Almeida). Desde dezembro de 2013 e até à corrente data (fevereiro de 2016), tivemos o prazer de publicar 44 edições do Açores Report, que teve por objetivo, primeiro de forma quinzenal e mais tarde de forma mensal, dar a conhecer o que se passava no Geocaching nos Açores em geral e particular em cada uma das ilhas açorianas. Assim agradecemos: a toda a equipe que connosco colaborou, presente em todas as ilhas dos Açores, bem como a todos os aqueles que foram acompanhando este projeto ao longo destes 27 meses.

Neste momento e devido às nossas responsabilidades com a GeoTour Azores, não nos parece ser recomendável a dispersão por várias tarefas e projetos com alguma responsabilidade. Por outro lado também somos de opinião que é vantajoso para os projetos a alternância de pessoas, ideias e projetos.

Nesta edição do Açores Report debruçamo-nos sobre a nova geotour portuguesa: a GeoTour Azores, cuja cerimónia de lançamento está marcada para o dia sete de abril do corrente ano.
Também divulgamos um projeto pioneiro em São Miguel, desenvolvido com alunos finalistas do ensino secundário e que consistiu na impressão de geocoins, numa impressora 3D.

Como sempre, este Açores Report, também divulga os eventos, realizados nos Açores, desde a última edição desta rubrica, bem como as caches publicadas nestas ilhas, no mesmo período.

Luís Filipe Machado e Pedro Almeida

 

Impressão 3D de geocoins



Uma das componentes do projeto educativo escolar “Geocaching e Ciência”, que se realizou na ilha de São Miguel – Açores, constou da produção de “geocoins” relativas a este projeto. Esta vertente do projeto, que contou com a colaboração, ao nível da formação, por parte do ExpoLab, consistiu na conceção, programação e produção destes itens de geocaching, usando a impressão 3D.

Assim vários alunos, finalistas do Ensino Secundário, do curso de Informática da Escola Secundária de Lagoa, acompanhados de vários professores participaram no módulo de formação: “Workshop Impressão 3D – Aprenda a imprimir 3D no conceito RepRap”, promovido pelo ExpoLab, sendo a componente prática desta formação, a impressão em 3D, utilizando a impressora 3D, existente no ExpoLab. Foram produzidas 25 geocoins que foram, mais tarde, oferecidas às entidades parceiras e aos apoiantes deste projeto inovador na ilha de S. Miguel.

 

 

GEOTOUR AZORES
A nova geotour Açoriana!

 

   
Foi, entregue ao Governo Regional dos Açores, em dezembro de 2015, a GeoTour Azores. O lançamento desta geotour foi marcado, pela Direção Regional do Turismo, para o dia sete de abril, numa cerimónia/evento que terá lugar no Teatro Micaelense, em Ponta Delgada, ilha de São Miguel.
Esta nova geotour é uma “extensão” da GeoTour Ilha Verde/Green Island (em funcionamento desde junho de 2015), a todas as ilhas do arquipélago dos Açores. Depois da entrada em funcionamento da GeoTour Azores, a GeoTour Ilha Verde deixará de estar disponível, a partir de 18 de junho (data de término do contrato anual com a Groundspeak), pois a primeira GeoTour portuguesa foi um “balão de ensaio”.

O objetivo desta GeoTour é o mesmo da anterior, nomeadamente “conduzir” o turista visitante a estas “ilhas de Bruma”, para que fique a conhecer melhor a realidade açoriana (melhor dizendo: conhecendo a “alma” de cada uma das nove ilhas açorianas), sendo “conduzido” neste processo através do Geocaching.

Este projeto, começou a ser desenvolvido em agosto passado, pelos geocachers Luís Filipe Machado (aka Palhocosmachado) e Pedro Almeida (aka Pedro.b.almeida), a convite da Direção Regional do Turismo.

Foi constituída uma equipe de trabalho com geocachers residentes em cada uma das nove ilhas açorianas (dois por ilha), que em conjunto, puseram “em pé” este projeto regional.

Esta equipe regional é constituída por: pela ilha do Corvo: Flávio Freitas (aka Flavio.Corvo) e Rui Pimentel (aka discoverer man); pela ilha das Flores: Arlete Noía (aka noia_flores) e Graça Sousa (aka Euzinha); pela ilha Graciosa: Bruno Silveira (aka SaCuRib) e Carlos Picanço (aka carpica); pela ilha do Faial: Ana Carlos (aka Ana Carlos) e Nuno Carlos (aka NunoCarlos); pela ilha do Pico: Diana André (aka Diana&Miguel) e Helder Pereira (aka dark_wolfe); pela ilha de São Jorge: Elias Machado (aka eliasmachado) e Pedro Silva (aka Teamjorgenses); pela ilha de Santa Maria: Emanuel Cabral (aka EMALOR) e Luis Mesquita (aka Lumes59); pela ilha Terceira: José Pereira (aka jose pereira) e Markus Trovão (aka madadju) e pela ilha de São Miguel: Luis Filipe Machado (aka PALHOCOSMACHADO) e Pedro Almeida (aka Pedro.b.almeida).

Deste projeto de Geocaching, fazem parte 170 “objetivos” (150 caches fixas e 20 caches “joker”), que constam do passaporte virtual desta geotour.
Os turistas/geocachers que pretendem aderir a esta geotour, poderão imprimir, se assim o desejarem, o seu “passaporte”, documento este que poderá auxilia-los durante a sua “aventura açoriana”. Ao contrário da atual geotour (Ilha Verde), a GeoTour Azores não funcionará por um sistema de “selos” existentes nas caixas.

Cada geocacher só poderá participar, nesta geotour, uma única vez.
A equipe organizadora contemplou, nas regras, a possibilidade, dos geocachers que já encontraram caches desta geotour, existentes anteriormente à sua publicação, poderem participar nesta geotour, sem terem que voltar a realizar as caches que já haviam encontrado.
Todas as caixas da GeoTour Azores estão localizadas em “locais turísticos” ou são sobre “temas” importantes para cada uma das ilhas e são todas (as 150 caixas fixas) caixas fáceis, para que, por exemplo, uma família de férias nesta região consiga “encontrar” as caixas com os filhos.
As caixas “joker”, em número de duas ou três por ilha, são caixas especiais que poderão ser usadas para, em caso de necessidade, substituir qualquer caixa, da mesma ilha, que não tenha sido “feita”. Algumas destas caixas “joker” já serão caixas de dificuldade mais elevada, pois não são caixas obrigatórias. As caixas “joker” são caixas de cada ilha, consideradas especiais (caixas premiadas, caixas nomeadas, caixas consideradas “marcos” ou de grande importância para cada ilha, etc…).
Colaboraram na “construção” desta geotour muitas entidades, nomeadamente: Presidência do Governo Regional dos Açores, Direção Regional do Turismo (entidade promotora deste projeto), vários museus da Região Açores, todas as 19 Câmaras Municipais da Região Açores, os Parques Naturais de ilha: das Flores, da Graciosa , do Faial e de Santa Maria, os Serviços Florestais (a nível regional), Marinha de Portugal, GeoParque Açores, Os Amigos dos Açores, Os Montanheiros e…. ainda muitas outras entidades.

Para além do prazer que o geocacher, participante nesta geotour, terá ao encontrar as caixas que a integram, ficando a conhecer de uma forma profunda a realidade açoriana, o geocacher participante poderá ainda ganhar prémios (cuja existência é obrigatória numa geotour). Os prémios serão: a Geocoin Azores (acessível a todos os geocachers, residentes ou não nos Açores) e “outros prémios especiais” (estes só acessíveis a geocachers não residentes nos Açores). Para atingir o prémio Geocoin Azores, será necessário: encontrar 50% das caixas da GeoTour (portanto 75 caixas, não importando a ilha) ou completar as caixas desta Geotour de um grupo de ilhas (grupo oriental, grupo ocidental, grupo central-norte e grupo central-sul).
O primeiro geocacher (não residente na região Açores) a completar um grupo de ilhas, será premiado com um dos prémios “especiais”. Haverá ainda um único prémio “super-especial” para o geocacher que consiga “encontrar” a totalidade das 150 caixas que compõem esta geotour.

Na organização desta geotour, enquanto “ferramenta turística” imperou o objetivo de promover o turismo nas “ilhas mais pequenas”, bem como a deslocação entre ilhas. Assim sendo é possível “completar” a GeoTour Azores (e portanto obter a badge e a geocoin) só “encontrando” quinze caixas deste projeto…. De qualquer das formas é sempre necessário que o geocacher se desloque a, pelo menos, duas ilhas açorianas.

Fazem parte deste roteiro de geocaches, caches de vários formatos, nomeadamente: caches tradicionais, caches multi-caches e enigmas (simples) e ainda earthcaches, pertencentes a um total de mais de 50 geocachers (açorianos, madeirenses e continentais) apoiantes deste projeto. Registe-se ainda que muitos outros geocachers também colaboraram connosco na construção deste projeto. Quanto às caixas integrantes desta geotour, tenha-se em atenção que existem caixas novas colocadas em todas as nove ilhas.
Claro que, em todas as ilhas, ficaram muitos locais e temas de fora da GeoTour, pois existem nos Açores em geral e em cada ilha em particular, uma quantidade impressionante de locais e temas “turísticos”, dignos e importantes para cada uma das ilhas especificamente e para a Região Açores, no seu todo, que não foi possível integrar numa “listagem” de apenas 150 caixas. Quase que se poderia afirmar que existe “material” para se “produzir” uma geotour em cada uma das ilhas… Registe-se a propósito que, muito recentemente, a National Geografic, considerou os Açores, como uma das regiões mais bonitas do mundo…e como um dos melhores destinos de férias…

A participação do geocacher numa geotour permite obter o atributo “GeoTour” de Geocaching.
É de destacar que foi, de novo, produzida, pela Cybermap, uma aplicação (gratuita), a Whimzr, para telemóveis android, onde estará incluída a Geotour Azores, que permitirá ao turista/geocacher, uma navegação/informação alternativa, que não necessitará de ligação permanente a uma rede.

Luís Filipe Machado e Pedro Almeida

 

  Geocaching na ilha do Corvo

O Geocaching no Corvo tem tido um desenvolvimento extraordinário. Infelizmente a qualidade das caches ainda ficam a dever, um pouco, aos excelentes locais que o Corvo tem. Para que isso deixe de acontecer foi criado este evento para incentivar os geocachers locais a colocarem caches de com uma melhor qualidade.

As três categorias em votação foram: Melhor Local; Melhor Container e Melhor Página de Cache.

Depois de fechada a votação, foi apresentado o resultado e entregues os diplomas aos vencedores que foram:


 Rui Pimentel (aka discoverer man)

 

 

Eventos

 

Geocaching na Ilha de S. Miguel

 GC68QQ7 - Azores-Germany Friendship Event

  
Duas team alemães: Darkghost e Just-T, deslocara-se, durante o mês de janeiro a S. Miguel, para desenvolverem uma das atividade de que mais gostam: o Geocaching. Desta vez também com o objetivo de completar a GeoTour Ilha Verde/Green Island. Durante vários dias efetuaram várias “saídas” para procurar “caixinhas” com vários geocachers micaelenses. No fim da viagem foi altura de se voltarem a encontrar, num evento.

 

GC69JP0 - Vamos celebrar

Os owners do evento, elsa/carlos, decidiram celebrar as tradições "Açorianas" todas de uma vez: Amigos, Amigas, Compadres e Comadres.

Foi uma celebração recheada de boa disposição e convívio onde, também, foi homenageado o geocacher JorgeBIG.

 


GC69Q37 - Vamos às Malassadas!? II


Foto rjpcordeiro

O convite partiu do geocacher rjpcordeiro. Este evento já conta com a sua 2ª edição. Integrado no Festival da Malassada da freguesia da Ribeira Chã, não faltaram as típicas e deliciosas malassadas "fresquinhas" acompanhadas por um chá bem quente.

 


Geocaching na Ilha Terceira

  GC68533 -  Event Cache Tradições "Dia dos Amigos" II

 Apesar da impossibilidade do owner do evento em estar presente, a tradição do dias dos amigos cumpriu-se. Foi uma boa oportunidade dos presentes tomarem um café com amigos "Geocachianos".

 

#1 GC69X4Q - Vamos limpar a Praça de Toiros...

Organizado pelo geocacher Daniel Luz este CITO teve como objetivo limpar a zona envolvente da Praça de Toiros da Ilha Terceira.

Como o próprio owner do evento refere "Foi uma experiência diferente, limpar algo que não é nosso mas sim de todos nós." Parabéns pela iniciativa!!!

 

 Luís Filipe Machado e Pedro Almeida

 


Geocaches publicadas no Arquipélago dos Açores entre 09 janeiro e 12 de fevereiro de 2016

    [GC68BCC] Costado da Nau - Uma arriba diferente (1,5/1,5)   Horta
    [GC6441F] O DOMO DAS FURNAS (2/1)   Povoação
    [GC63KEY] FIRE VERSUS SEA... (2/2)   Ribeira Grande
    [GC6ATDE] Celebrando o 29 de Fevereiro (1,5/2)   Velas
    [GC6888N] Igreja do Senhor Santo Cristo - "Ecce Homo" (2/2)   Ponta Delgada
    [GC6A1M5] Farol de Ponta Garça (2,5/1,5)   Vila Franca Do Campo
    [GC6AZDJ] Calhau além fazenda (3/3)   Santa Cruz Das Flores
    [GC6B1GR] '' Nem que caia um Pe . à água'' (1/1)   Povoação
    [GC69CX8] Welcome to Calheta [Calheta] (1,5/4)   Calheta De São Jorge
    [GC69MG3] Fajã de São Mateus [Ilha do Pico] (1,5/1,5)   Madalena
    [GC6ADKV] Princípios e mais princípios (1,5/1,5)   Corvo
    [GC6AJAW] sweet valentine (1/1)   Ponta Delgada
    [GC6ATRK] Meet the Germans (1,5/1)   Ponta Delgada
    [GC6ATPA] Farol da Baía dos Anjos (1,5/1,5)   Vila Do Porto
    [GC6ANMF] Porto de Pescas PDL (3/2,5)   Ponta Delgada
    [GC6ANF6] 14 DE FEVEREIRO (2/1,5)   Ponta Delgada
    [GC688B8] PT "RONDA DAS LAGOAS" 23 (1,5/1,5)   Povoação
    [GC688AM] PT "RONDA DAS LAGOAS" 17 (1,5/1,5)   Povoação
    [GC6A4DR] Ruína (1,5/1,5)   Ribeira Grande
    [GC6A9CD] CNE Agrupamento 394 (1,5/1,5)   Vila Do Porto
    [GC69RA3] Vila Nova [Ilha do Corvo] (1,5/1,5)   Corvo
    [GC688AY] PT "RONDA DAS LAGOAS" 19 (1,5/1,5)   Povoação
    [GC688B0] PT "RONDA DAS LAGOAS" 20 (1,5/1,5)   Povoação
    [GC688D2] PT "RONDA DAS LAGOAS" 25 (1,5/1,5)   Povoação
    [GC688BD] PT "RONDA DAS LAGOAS" 24 (1,5/1,5)   Povoação
    [GC688B5] PT "RONDA DAS LAGOAS" 22 (1,5/1,5)   Povoação
    [GC688B2] PT "RONDA DAS LAGOAS" 21 (1,5/1,5)   Povoação
    [GC688AH] PT "RONDA DAS LAGOAS" 16 (1,5/1,5)   Povoação
    [GC688AA] PT "RONDA DAS LAGOAS" 15 (1,5/1,5)   Povoação
    [GC688A4] PT "RONDA DAS LAGOAS" 14 (1,5/1,5)   Povoação
    [GC6889J] PT "RONDA DAS LAGOAS" 11 (1,5/1,5)   Povoação
    [GC6889T] PT "RONDA DAS LAGOAS" 13 (1,5/1,5)   Povoação
    [GC6889M] PT "RONDA DAS LAGOAS" 12 (1,5/1,5)   Povoação
    [GC688AR] PT "RONDA DAS LAGOAS" 18 (1,5/1,5)   Povoação
    [GC6A8YG] BATALHA DE LIMAS (1,5/2)   Ponta Delgada
    [GC5MXJ1] The Suitcase! Il Segreto di Albert (iniziazione) (4/2)   Angra Do Heroísmo
    [GC63P4J] Cultura, parte de nós (1,5/1,5)   Ribeira Grande
    [GC68JQC] Trilho das Alminhas (1,5/2,5)   Nordeste
    [GC69X4Q] Vamos limpar a Praça de Toiros... (1/2)   Angra Do Heroísmo
    [GC69Q37] Vamos às Malassadas!? II (1,5/1,5)   Lagoa
    [GC6A196] Geo-Awards Terceira 2016 (1/1,5)   Angra Do Heroísmo
    [GC6AH53] Pão quente e... (1/1)   Angra Do Heroísmo
    [GC6AAMC] Cantar ás Estrela (1,5/1,5)   Ribeira Grande
    [GC68WNR] SIBIL - Óleos e Farinhas (1/1,5)   Lajes Do Pico
    [GC69A9T] PT LEVADA LAGOA DO FOGO 8 (1,5/1,5)   Vila Franca Do Campo
    [GC68GVV] O Monte Brasil (2/3,5)   Angra Do Heroísmo
    [GC69A9R] PT LEVADA LAGOA DO FOGO 7 (1,5/1,5)   Vila Franca Do Campo
    [GC69A9M] PT LEVADA LAGOA DO FOGO 6 (1,5/1,5)   Vila Franca Do Campo
    [GC69A9H] PT LEVADA LAGOA DO FOGO 5 (1,5/1,5)   Vila Franca Do Campo
    [GC69A9F] PT LEVADA LAGOA DO FOGO 4 (1,5/1,5)   Vila Franca Do Campo
    [GC69A9C] PT LEVADA LAGOA DO FOGO 3 (1,5/1,5)   Vila Franca Do Campo
    [GC69A99] PT LEVADA LAGOA DO FOGO 2 (1,5/1,5)   Vila Franca Do Campo
    [GC6998F] PT LEVADA LAGOA DO FOGO 1 (1,5/1,5)   Vila Franca Do Campo
    [GC6888X] Spiritum Sanctum/Espirito Santo (1,5/1,5)   Vila Franca Do Campo
    [GC69XWQ] JUST-T CACHE (2/3,5)   Vila Franca Do Campo
    [GC6A84Q] Cemitério de Arrifes (3,5/1,5)   Ponta Delgada
    [GC69DDE] O outro lado da Silveira (2,5/3,5)   Angra Do Heroísmo
    [GC6A3C6] Reserva Florestal de Recreio da Silveira (1,5/1,5)   Calheta De São Jorge
    [GC67MNA] Azores Tea (1,5/2)   Ribeira Grande
    [GC69MA9] Eprosec (2,5/1,5)   Ponta Delgada
    [GC6A0EA] Reserva Florestal de Recreio das Macelas (1,5/1,5)   Velas
    [GC67QXA] Igreja Norte Pequeno [Calheta] (1,5/1,5)   Calheta De São Jorge
    [GC69W1Y] Miradouro Fajã dos Cubres [Calheta] (1,5/1,5)   Calheta De São Jorge
    [GC69QVH] Bica Água Azeda (1,5/2)   Ribeira Grande
    [GC6957T] Vamos as Compras!!! (2,5/2)   Praia Da Vitória
    [GC6957E] Vamos as Compras!!! (2,5/1,5)   Angra Do Heroísmo
    [GC694V0] Conhecer Ribeira Seca (4,5/1,5)   Angra Do Heroísmo
    [GC69M7D] Xenólitos na Fajã [Ilha do Faial] (1,5/1,5)   Horta
    [GC60BNB] Reserva Florestal de Recreio de Valverde (1,5/1,5)   Vila Do Porto
    [GC69JP0] Vamos celebrar (1/1)   Ponta Delgada
    [GC69D15] Sismo da Terceira de 1980 (1,5/1,5)   Angra Do Heroísmo
    [GC69JC2] IGREJA ANTIGA DO SALÃO (1,5/1,5)   Horta
    [GC68PDT] ABELHAS PARA A COLMEIA... (1,5/1,5)   Ponta Delgada
    [GC69BR3] HACHI (2/1,5)   Horta
    [GC69DCN] Ponta do Salão (1,5/2,5)   Horta
    [GC67X3V] Fajã Grande [Ilha das Flores] (1,5/1,5)   Lajes Das Flores
    [GC69D6G] Happy 21! (1/1)   Praia Da Vitória
    [GC69DFH] Leap Day - 29 Fevereiro (1/1)   Angra Do Heroísmo
    [GC6951H] Sem Eira nem Beira (2,5/2,5)   Ribeira Grande

 

 

Mensagem de Boas Vindas:

Nesta edição do Açores Report apresentamos um breve resumo dos números do Geocaching nos Açores em 2015, abordamos o tema relacionado com as caixas “TB’s Hoteis” existentes nos Açores, que, tanto quanto é nosso conhecimento, são seis; cinco caixas tradicionais e uma caixa enigma. Na próxima edição, a ter lugar no mês de fevereiro, apresentaremos a nova GeoTour Azores, neste momento, em fase de finalização.

Como sempre, este Açores Report, também divulga os eventos, realizados nos Açores, desde a última edição desta rubrica, bem como as caches publicadas nestas ilhas, no mesmo período.

Luís Filipe Machado e Pedro Almeida

 

O Geocaching em números nos Açores no ano de 2015

 

 

 Nesta pequena rubrica, apresentamos um breve resumo dos números do Geocaching nos Açores durante o ano de 2015.

Em 2015 foram publicadas na Arquipélago dos Açores 657 geocaches das quais:

Tradicionais: 351

Mistério: 111

Evento: 89

Earthcache: 45

Muti-caches: 29

Letterbox: 12

Wherigo: 10

CITO: 10

 

Foram efetuados:

Mais de 77.176 founds;

3.176 logs a indicar que não conseguiram encontrar uma geocache;

998 logs de presenças em eventos;

Foi efetuados 662 pedidos de manutenção de geocaches;

Foram arquivadas 253 geocaches (das quais 76 eventos);

Foram efetuados 45 pedidos de arquivamento de geocaches;

Foram desarquivadas 2 geocaches;

 

Segundo o gráfico abaixo, foram publicadas mais geocaches nos meses de abril (80), agosto (77) e dezembro (74):

Nota: Não foram excluídas as geocaches arquivadas

 

Pelo quadro abaixo é possível verificar a variação do número de geocaches e uma diferença positiva de 10.58% relativamente ao ano anterior (2014):


Nota: Não foram excluídas as geocaches arquivadas

 

Pelo gráfico abaixo é possível verificar que o mês em que foram registados mais founds foi o de agosto com 12.268 registos:

 

É possível constatar pelo quadro abaixo que o número de founds continua a aumentar com uma diferença positiva de 5.59% founds relativamente ao ano anterior (2014):

 

Fonte: IAAN geopt.org

 

 

TRACKABLES

Os Trackables (Geocoins e Travel Bugs ou TB’s) são "peças do jogo" que adicionam outro nível de diversão ao Geocaching. Os proprietários dos trackables normalmente atribuem-lhes objetivos, como "atravessar o Atlântico" ou "visitar geocaches 5/5". Os geocachers devem tentar ajudar de forma a que esses Trackables alcancem os seus objetivos, movendo-os de cache em cache. Embora os Trackables sejam de diversas formas e tamanhos, cada um deles tem um código de registo próprio, uma série de letras e números gravadas nele. Estes códigos permitem que os geocachers consigam seguir o seu trajeto online no mundo real. Os Trackables também contêm um texto a indicar que podem ser seguidos em Geocaching.com ou Groundspeak.com. Os Trackables mais comuns são as Geocoins e Travel Bugs.



GEOCOINS

“Uma Geocoin é um tipo de moeda ou artefacto em metal, vidro, madeira, plástico ou cerâmica, que é usado no Geocaching. As geocoins, para além dos vários materiais em que são feitas, apresentam várias formas, feitios, dimensões e cores. Um dos aspetos mais importantes das geocoins é que são “trackable”, ou seja, têm um código de identificação gravado (uma espécie de número de série) que é único para cada geocoin, de forma a que possam ser seguidas pela internet através de determinados sites (normalmente indicados na geocoin). Algumas geocoins são “pessoais”, tendo um desenho que de alguma forma está associado a um determinado geocacher, podendo estas geocoins ser usadas como um artigo de assinatura pessoal, uma espécie de brasão pessoal, usado para ofertas ou trocas com outros geocachers ou colecionadores. Mas a maioria das geocoins são produzidas por organizações, lojas ou designers, sendo tratadas como artigo de colecionismo que são vendidos e que permitem gerar receitas. Algumas geocoins são produzidas especificamente para gerar receitas na realização de eventos de geocaching.
As geocoins cujo número de série (tracking number) tenha sido registado no respetivo site ficam “ativadas”, enquanto as geocoins que ainda não foram registadas dizem-se “inativadas”. Se uma geocoin ativada for depositada numa cache, isso significa que o dono dessa geocoin pretende que a mesma seja movida de cache em cache, por quem a for encontrando, e registado no respetivo site o facto de ter sido retirada ou colocada numa cache. As geocoins inativas também podem ser colocadas em caches, sendo nessa caso consideradas como um prémio ou uma prenda que pode ser guardada por quem a encontrar (claro que na prática é quase impossível encontrar geocoins inativadas em caches, em particular porque são bastante caras…).
Atualmente as geocoins são cada vez mais artigos de coleção, sendo cada vez mais raro encontrá-las (mesmo ativadas) em caches”.

In Geocaching@PT




TB’s Hoteis


     Nos Açores, à data desta publicação e tanto quanto conseguimos apurar existem seis caixas “TB’s Hotéis”, estando duas na ilha de S. Miguel, duas na ilha Terceira e duas na ilha de Santa Maria.
    Estas geocaches têm, geralmente, um tamanho considerável de modo a permitir o armazenamento de trackables (geocoins e travel bugs) no seu interior. Estas caixas, muitas vezes localizadas perto de aeroportos ou em zonas de maior afluência turística, têm o objetivo de permitir, preferencialmente de forma segura, a troca destes itens ou o seu encaminhamento de forma a alcançarem o seu objetivo.


GC3CP4B - DUTY FREE@PONTA DELGADA [São Miguel – Açores]
Owner: Netuseraz
DT- 2,5/1,5 – Tamanho – Pequena
Local: No aeroporto João Paulo II, em Ponta Delgada – Ilha de São Miguel


 

GC60665 - FURNAS BUG HOTEL
Owner: Palhocosmachado/Electrónico/Henrique Silva
DT- 1,5/1,5 – Tamanho – Grande
Local: Na Mata-Jardim José do Canto na Lagoa das Furnas – Ilha de São Miguel


 


 

GC342CW - TB HOTEL (Aeroporto das Lajes) Terceira
Owner: Taipina
DT- 1,5/1,5 – Tamanho – Médio
Local: No aeroporto das Lajes – Ilha Terceira


 

GC6859D - TB HOTEL – MONTE BRASIL
Owner: Daniel Luz
DT- 2/3 – Tamanho – Médio
Local: No Monte Brasil – Ilha Terceira


 

GC5D7EW - AEROPORTO DE SANTA MARIA LPAZ – TRAVEL BUG HOTEL
Owner: Azorean Finder
DT- 1,5/1,5 – Tamanho – Média
Local: No aeroporto de Santa Maria – Ilha de Santa Maria
 


 


GC5435F - CASA D’AZENHA (TRAVEL BUG HOTEL)
Owner: Pevide
DT- 3/1,5 – Tamanho – Micro
Local: Santo Espírito – Ilha de Santa Maria

Luís Filipe Machado e Pedro Almeida

Eventos

 

Geocaching na Ilha de S. Miguel

GC67NWG - O Presépio de Natal

Este foi o primeiro evento do geocacher arruda78 que propunha, à comunidade de geocachers, uma visita ao presépio de Natal da Ribeirinha - Ribeira Grande.
Apesar do frio que se fazia sentir, não faltaram amendoins e vinho do porto para "aquecer" os presentes.

 

 

GC65KBW - V Encontro de Geocachers Fraquinhos


Foto rjpcordeiro

Realizou-se mais um encontro natalício dos geocachers fraquinhos organizado pelo geocacher rjpcordeiro.

Este evento realiza-se a 23 de dezembro e já conta com a sua 3ª edição. Os geocachers presentes fizeram um balanço do ano e partilharam votos de Bom Natal.

 

GC681J0 - Entrai Pastores


Foto elsa/carlos

Um evento e um bom convívio organizado pelos geocachers elsa/carlos onde se cumpriu a tradição açoriana do "menino mija"

GC66VGW - ADEUS 2015! OLÁ 2016!


Reuniram-se na zona das Caldeiras da freguesia das Furnas, vários geocachers e suas famílias, na passagem de ano, entre as 23H30 e as 00H01, num ambiente frio, próprio da época, mas onde não faltou o “calor humano”. Neste evento, organizado pela team Palhocosmachado e com a colaboração dos geocachers: Eclipse Azores e NightWolf, de fim/início do ano, deram-se as boas vindas ao novo ano, desejando-se a todos um Feliz Ano Novo, comeram-se “passas”, como manda a tradição e “lançou-se” muito fogo-de-artifício, junto ao emblemático e muito conhecido Presépio das Furnas.

 

  GC66M8Z - Adios, adieu, auf wiedersehen, goodbye 2015!


Foto rjpcordeiro

O geocacher rjpcordeiro convidou toda a comunidade geocacher a comparecer no seu evento no dia 31 de Dezembro às 23h29m59s. Vários geocachers atenderam à chamada onde partilharam os últimos minutos de 2015 e os primeiros de 2016.

O evento decorreu num local com vista privilegiada para o fogo de artifício da cidade de Ponta Delgada.

 

GC6676P - Os geocachers não sabem nadar #3

Ilustração ivan4



Foto rjpcordeiro

Foram vários os corajosos e corajosas que aceitaram dar um mergulho no primeiro dia do ano a convite dos geocachers schindler team, ivan4 e rjpcordeiro.

Apesar da temperatura da água, à saída esperavam-lhes um chá quentinho com bolachas para "aquecer o corpo e a alma".

Foto rjpcordeiro

 

  GC67VHN - Tea and Cookies II


Foto sandgrain77

O evento "Tea and cookies" já conta com a sua 2ª edição.

Organizado pela geocacher Miona18 o evento realiza-se nas caldeiras das Furnas onde, na envolvência das caldeiras, é montado um dos mais bonitos presépios da ilha de São Miguel.

No evento não faltou o habitual chá bem quentinho com biscoitos e licores.

 

GC68AQQ - Dia de Reis Magos


Foto Arruda78

 

O geocacher arruda78 propôs à comunidade de geocachers uma visita ao Presépio da Achadinha no concelho de Nordeste.

Este presépio foi o vencedor do concurso realizado pela Câmara Municipal do Nordeste.

 

Geocaching na Ilha da Terceira

 

GC67WG6 - "O Menino mija?" II

Realizou-se mais uma vez a tradição do Natal açoriano “O Menino mija” organizado pelo geocacher mcassis.

Os participantes do evento percorreram as casas de outros amigos para cumprir com a tradição.

 

GC67JT4 - GeoBreakfast III - Addio 2015

O geocacher mcassis convidou os geocachers para o último pequeno almoço de 2015.

Os presentes fizeram um balanço do ano.

 

GC67JV4 - Benvenuto 2016

As boas vindas a 2016, na Ilha Terceira, foram dadas com um mergulho no cais da figueirinha.

 

 Luís Filipe Machado e Pedro Almeida


Geocaches publicadas no Arquipélago dos Açores entre 13 dezembro 2015 e 08 janeiro 2016

    [GC68NW3] Romeiros da Terceira - Açores (2/2)   Angra Do Heroísmo
    [GC6486A] Casa do Arcano (1,5/1,5)   Ribeira Grande
    [GC6870T] PT "RONDA DAS LAGOAS" 1 (1,5/1,5)   Povoação
    [GC68831] PT "RONDA DAS LAGOAS" 2 (1,5/1,5)   Povoação
    [GC68896] PT "RONDA DAS LAGOAS" 10 (1,5/1,5)   Povoação
    [GC68851] PT "RONDA DAS LAGOAS" 9 (1,5/1,5)   Povoação
    [GC6884X] PT "RONDA DAS LAGOAS" 8 (1,5/1,5)   Povoação
    [GC6884R] PT "RONDA DAS LAGOAS" 7 (1,5/1,5)   Povoação
    [GC6884N] PT "RONDA DAS LAGOAS" 6 (1,5/1,5)   Povoação
    [GC6884F] PT "RONDA DAS LAGOAS" 5 (1,5/1,5)   Povoação
    [GC6883M] PT "RONDA DAS LAGOAS" 4 (1,5/1,5)   Povoação
    [GC6883B] PT "RONDA DAS LAGOAS" 3 (1,5/1,5)   Povoação
    [GC68WG4] Aliens Na Graciosa!!! (5/5)   Santa Cruz Da Graciosa
    [GC694QV] Casa da Água - Juncal (1,5/2)   Praia Da Vitória
    [GC6859M] O ninho da Bicharada! (3/2)   Angra Do Heroísmo
    [GC6963P] Reserva Florestal de Recreio do Capelo (1,5/1,5)   Horta
    [GC5V2KH] Salto da Ribeira Vista Alegre [Açores - Faial] (1,5/1,5)   Horta
    [GC687FF] Paraíso do Surf (1,5/1,5)   Ribeira Grande
    [GC68HBY] Casa da mata (5/3)   Angra Do Heroísmo
    [GC68GM4] Dia de Reis (1,5/1,5)   Angra Do Heroísmo
    [GC6859D] TB Hotel - Monte Brasil (2/3)   Angra Do Heroísmo
    [GC68GKZ] Vistas da Praia (1,5/1,5)   Praia Da Vitória
    [GC68TWJ] Freguesias da Graciosa-Stª Cruz-Ponta da Pesqueira (2/2)   Santa Cruz Da Graciosa
    [GC68RBC] Freguesias da Graciosa-Luz "Ermida de Stº António" (1,5/1,5)   Santa Cruz Da Graciosa
    [GC5WTF9] Nyctalus azoreum (2/3)   Angra Do Heroísmo
    [GC5V2KM] Farol dos Capelinhos [Açores - Faial] (1,5/1,5)   Horta
    [GC68R5Q] "Vai-te com o Diabo" (3/2)   Santa Cruz Da Graciosa
    [GC68RR4] Freguesias da Graciosa-Guadalupe"Ermida das Almas" (2/1,5)   Santa Cruz Da Graciosa
    [GC68R8W] Freguesias da Graciosa-São Mateus "Fonte da Areia" (1,5/1,5)   Santa Cruz Da Graciosa
    [GC68RCG] Caminho Rural da Canada do Sul (1,5/1,5)   Santa Cruz Da Graciosa
    [GC66EZT] MAGMA SPLASH (2/2)   Santa Cruz Da Graciosa
    [GC68N5J] Lagoa Seca - Ilha das Flores (1,5/1,5)   Lajes Das Flores
    [GC68MF0] POP CORN at FENAIS (2/2)   Santa Cruz Da Graciosa
    [GC68QQ7] AZORES - GERMANY FRIENDSHIP EVENT (1/1)   Ponta Delgada
    [GC6871J] Total Adventure (5/5)   Vila Franca Do Campo
    [GC68KNC] Sozinha Estou!!! (1,5/2)   Vila Franca Do Campo
    [GC68BFK] Antigas Termas do Varadouro (1/1)   Horta
    [GC6717Z] Freguesia da Beira (1,5/1,5)   Velas
    [GC68EHM] Os deuses devem (mesmo) estar loucos III (3,5/1,5)   Praia Da Vitória
    [GC68CDY] O BARCO NAUFRAGADO (1,5/1,5)   Horta
    [GC6354X] Um golfinho passou por aqui (1,5/1,5)   Angra Do Heroísmo
    [GC681VK] Caldeira (Faial) (1/1,5)   Horta
    [GC67BG5] Igreja do Norte Grande [Norte Grande] (1,5/1,5)   Velas
    [GC67181] Igreja de Santo António [Santo António] (1,5/1,5)   Velas
    [GC68CEG] O GRABEN DE PEDRO MIGUEL (1,5/1)   Horta
    [GC68CF8] A FAJÃ DA PRAIA DO NORTE (1,5/1)   Horta
    [GC68B85] Farol do Vale Formoso (1/1,5)   Horta
    [GC686B3] TFTC (5/1)   Angra Do Heroísmo
    [GC68DQK] Miradouro da Macela (3,5/1,5)   Vila Do Porto
    [GC67QX5] Monumento ao Toiro (1,5/1,5)   Angra Do Heroísmo
    [GC68ADX] Carta do Pai Natal (2/2)   Praia Da Vitória
    [GC66MR3] Reservatório de Água - Atalho (1/1,5)   Santa Cruz Da Graciosa
    [GC68AQQ] Dia de Reis Magos (1/1,5)   Nordeste
    [GC65WN1] Poça dos Frades - Onde tudo começou... (2/2)   Angra Do Heroísmo
    [GC68798] Vista da Serretinha (1,5/1,5)   Angra Do Heroísmo
    [GC68AWB] Conhecer as Caldeiras das Furnas (1,5/1,5)   Povoação
    [GC68AC6] Corvo-awards 2015 (1/1)   Corvo
    [GC687G7] Império de S.Roque (1,5/1,5)   Ponta Delgada
    [GC687GB] Império do Livramento (2,5/1,5)   Ponta Delgada
    [GC67X1Q] Covoada (1,5/1,5)   Ponta Delgada
    [GC65PYN] Ai tal ladeira (1,5/3,5)   Vila Franca Do Campo
    [GC66C6R] ε - Rota da água (2,5/3)   Lagoa
    [GC65Q46] ξ - Rota da água (2/3,5)   Lagoa
    [GC66C72] γ - Rota da água (2/2,5)   Lagoa
    [GC65Q11] π - Rota da água (2,5/3)   Lagoa
    [GC65Q1V] ν - Rota da água (2/3)   Lagoa
    [GC65PZ1] ς - Rota da água (2/2,5)   Lagoa
    [GC65Q0Q] ρ - Rota da água (2,5/2,5)   Lagoa
    [GC65Q19] ο - Rota da água (3/3)   Lagoa
    [GC65Q4J] μ - Rota da água (2,5/3)   Lagoa
    [GC66C5Y] λ - Rota da água (2/3)   Lagoa
    [GC66C69] ι - Rota da água (3/3,5)   Lagoa
    [GC66C62] κ - Rota da água (3/3)   Lagoa
    [GC66C6M] ζ - Rota da água (2,5/3)   Lagoa
    [GC66C6Z] δ - Rota da água (2,5/2,5)   Lagoa
    [GC66C73] β - Rota da água (2,5/2,5)   Lagoa
    [GC66C6F] η - Rota da água (2,5/3)   Lagoa
    [GC66C6C] θ - Rota da água (2/3)   Lagoa
    [GC66C6W] α - Rota da água (1,5/1,5)   Lagoa
    [GC68533] Tradições "Dia dos Amigos" II (1/1)   Angra Do Heroísmo
    [GC66F09] RESERVA DA BIOSFERA DA ILHA GRACIOSA (2/1,5)   Santa Cruz Da Graciosa
    [GC680CP] Morro Alto - Site comunicações (1/3)   Santa Cruz Das Flores
    [GC663H9] FOSSILS IN COURT (3/1)   Ponta Delgada
    [GC67X7K] Santinha Santa Luzia (1,5/1)   Praia Da Vitória
    [GC67ZT5] Igreja da Matriz de Santa Cruz (1,5/1,5)   Praia Da Vitória
    [GC680P2] Antiga Guarita (2/1,5)   Praia Da Vitória
    [GC67Z15] A Lenda de São Nicolau (St. Nicolas, Santa Claus, (1,5/3)   Ponta Delgada

Mensagem de Boas Vindas:

Nesta edição do Açores Report divulgamos, aos leitores desta rubrica, a participação no projeto Noites da Ciência, realizado no ExpoLab, na cidade de Lagoa, em que o Geocaching também participou de forma bastante ativa.
Na próxima edição apresentaremos a nova GeoTour Azores, neste momento, em fase de finalização.
Como sempre, este Açores Report, também divulga os eventos, realizados nos Açores, desde a última edição desta rubrica, bem como as caches publicadas nestas ilhas, no mesmo período.

Luís Filipe Machado e Pedro Almeida

  

Geocaching presente no
NOITES DA CIÊNCIA



 

Realizaram-se no ExpoLab, no passado dia 27 de novembro, um conjunto de atividades, ligadas à “ciência”, em que o Geocaching também participou. Entre as 16 e as 24 horas, estiveram presentes dezoito entidades, entre as quais o OVGA, o OASA, o OMIC, o Parque Natural da Ilha de S. Miguel, o Geoparque Açores, a SPEA,… entre muitas outras entidades. O Geocaching também foi uma das entidades convidadas a estar presente.


Assim, Luis Filipe Machado e Pedro Almeida, organizaram um “atelier” sobre Geocaching, onde os visitantes deste projeto de ciência, tiveram a oportunidade de conhecer o Geocaching. Na presença de diverso material utilizado neste jogo de aventuras (desde caixas de vários “tipos” e feitios, passando por GPS’s, dispositivos “chirp” e “NFC” e muitos outros “acessórios”) era explicado aos interessados em que é que consistia o jogo e em particular com se “encontravam” as caixas, utilizando as coordenadas geográficas. Também eram apresentados alguns filmes sobre Geocaching.


Registe-se que ao longo desta “maratona” participaram nesta atividade cerca de novecentas pessoas.

 

Luís Filipe Machado e Pedro Almeida

Eventos

 

Geocaching na Ilha de S. Miguel

GC O Geocaching na Ciência – “Noites de Ciência”

Realizou-se do dia 27 de novembro um evento de Geocaching, que consistiu numa iniciação à construção de caches “wherigo”. Assim durante cerca de uma hora, o geocacher Pedro Almeida (aka pedro.b.almeida) explicou aos cerca de vinte participantes, como se construía uma caixa de género. Mais do que explicar, construiu mesmo uma caixa deste tipo, durante este evento.

Recorde-se que o Pedro foi o primeiro geocacher a publicar nos Açores, uma caixa “wherigo”.


Este evento foi visitado por S. Exª. o Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia do XI Governo Regional dos Açores.

 

GC66NF5 ''Café do Jorge''


Foto: Elsa/Carlos
 


O evento, organizado pelos geocachers elsa/carlos, iniciou com um pequeno trilho do Atalho dos Vermelhos e terminou com o famoso ''Pão quente'' acabado de cozer em forno de lenha, acompanhado com uma tigela de chá bem quente.


Foto: Elsa/Carlos


Um bonito evento e homenagem que trouxeram aos presentes as boas recordações dos tempos passados com o geocacher JorgeBig.


Foto: Elsa/Carlos

 Luís Filipe Machado e Pedro Almeida

 

#3 GC65GB3 - CAMPANHA S.O.S CAGARRO 2015 PONTA GARÇA

No dia 15 de novembro de 2015, a Junta de Freguesia de Ponta Garça, no âmbito do programa Eco-Freguesias, organizou um CITO (Cache In Trash Out), tendo por objetivo esclarecer a comunidade geocachers e a população geral da importância do salvamento dos Cagarros.

 

 

Este CITO iniciou-se pelas 19H30 na sede da Casa de Povo de Ponta Garça, com uma ação de esclarecimento sobre o Cagarro e os cuidados a ter no seu salvamento, tenho os Vigilantes da Natureza levando um exemplar para visualização dos intervenientes, salvo minutos antes deste evento, após os esclarecimentos e respondidas as questões levantadas por alguns escuteiros, formou-se a brigada noturna, para salvamento dos Cagarros, brigada esta acompanhada por Vigilantes da Natureza, percorrendo as principais ruas do centro da freguesia de Ponta Garça, passando pelo ex-libris de Ponta Garça, o seu Farol, felizmente não foi preciso salvar nenhum Cagarro, mas a brigada estava motivada para o fazer caso fosse necessário, para finalizar foi tirada uma foto de família, com todos os intervenientes deste CITO, acompanhado por um chá quente e umas bolachas, oferecido pela Junta de Freguesia de Ponta Garça, e como lembrança um certificado de participação.

A todos os participantes a Junta de Freguesia de Ponta Garça, agradece a sua presença em prol da Natureza que a todos nos pertence.

Marco Braga (aka marcobraga)



Geocaches publicadas no Arquipélago dos Açores entre 13 novembro a 12 dezembro

    [GC67XZ1] Bombeiros dos Altares (1,5/1,5)   Angra Do Heroísmo
    [GC67QBC] Farol da Ribeirinha (1,5/1,5)   Horta
    [GC681J0] Entrai Pastores (1/1)   Ponta Delgada
    [GC67WV6] Conteira (1,5/1,5)   Ponta Delgada
    [GC67Y1M] FOSSILS AT CHURCH (1,5/1)   Vila Do Porto
    [GC671NG] O TEMPO DOS HEBREUS (1/1,5)   Ponta Delgada
    [GC67KTY] Aeroporto Internacional das Lajes (1,5/1,5)   Praia Da Vitória
    [GC65CJ2] Energia Geotérmica (2/1,5)   Ribeira Grande
    [GC67WG6] "O Menino mija?" II (1/1,5)   Angra Do Heroísmo
    [GC67VHN] Tea and Cookies II (1/1)   Povoação
    [GC67EMX] Reservatório de Santa Barbára (2/1,5)   Angra Do Heroísmo
    [GC67JT4] GeoBreakfast III - Addio 2015 (1/1)   Angra Do Heroísmo
    [GC67JV4] Benvenuto 2016 (2/2)   Angra Do Heroísmo
    [GC669WW] Ralis na Terceira - Fonte Faneca / Veredas (2,5/2)   Angra Do Heroísmo
    [GC65ZZJ] Lagoa das Sete Cidades (1,5/1,5)   Ponta Delgada
    [GC67CJZ] Igreja da Boa Hora [Santo Amaro] (1,5/1,5)   Velas
    [GC67F3B] Lavoura (1,5/1,5)   Ponta Delgada
    [GC67NWG] O Presépio de Natal (1,5/1,5)   Ribeira Grande
    [GC5Y0JT] BUSTED (2/1,5)   Ponta Delgada
    [GC67JC9] CrAzY ChIcKeN !! (2,5/2)   Ponta Delgada
    [GC670X1] Subversão de Vila Franca (1,5/1,5)   Vila Franca Do Campo
    [GC67BPP] De 4 em 4 (1/1)   Ponta Delgada
    [GC6718D] Igreja de Santo Amaro [Santo Amaro] (1,5/1,5)   Velas
    [GC6718A] Igreja da Urzelina [Urzelina] (1,5/1,5)   Velas
    [GC67BFF] Moinhos de São Jorge [Urzelina] (1,5/1,5)   Velas
    [GC67CK6] Fajã de Santo Amaro [Santo Amaro] (1,5/2,5)   Velas
    [GC6717M] Vigia da Baleia [Rosais] (2/2,5)   Velas
    [GC6717A] Parque Florestal das 7 Fontes [Rosais] (2/1,5)   Velas
    [GC65CZF] Faina Piscatória nos Açores / Fishing in Azores (1,5/1,5)   Lagoa
    [GC64PPC] O VULCANISMO DA CALDEIRA VELHA (2/2)   Ribeira Grande
    [GC67D98] Zona Balnear Da Preguiça (São Jorge) (1,5/1,5)   Velas
    [GC67DEB] Marina de Vila Franca (1,5/1,5)   Vila Franca Do Campo
    [GC67E5Q] Doce Típico Graciosense (1,5/2)   Santa Cruz Da Graciosa
    [GC67E4R] Geo-Terceira Awards 2015 (1/1,5)   Angra Do Heroísmo
    [GC679Y2] Gruta do Pico da Cruz (2,5/4,5)   Ponta Delgada
    [GC60H4G] Fonte da Carcereira (1/2)   Vila Do Porto
    [GC67AQY] Raça Asinina Autóctone (1/1,5)   Santa Cruz Da Graciosa
    [GC6717E] Igreja de Rosais [Rosais] (1,5/1,5)   Velas
    [GC5P9CK] Herança (5/1)   Ponta Delgada
    [GC65CG0] O Fruto Rei / King Fruit (1,5/1,5)   Ponta Delgada
    [GC676ER] Os deuses devem estar loucos II (3/1,5)   Angra Do Heroísmo
    [GC66W8F] EXPLORAÇÃO ESPACIAL do sistema solar aos exoplanet (1/1)   Ribeira Grande
    [GC66JEC] Batalha Naval de V. F. C. a 26-07-1582 (2,5/1,5)   Vila Franca Do Campo
    [GC671P0] Uma volta de bike... (2/2)   Angra Do Heroísmo
    [GC6776M] Oh!!! Beautiful place... (1,5/4)   Ponta Delgada
    [GC38BQM] Godofredo, El Tosco (2,5/2)   Angra Do Heroísmo
    [GC613FX] Beautiful Beach [Açores - Santa Maria] (2,5/1,5)   Vila Do Porto
    [GC66EZZ] ALGAR DOS DIABRETES [Graciosa - Azores] (2/2)   Santa Cruz Da Graciosa
    [GC61DB5] Suspenso no Tempo... | Suspended in Time... (1,5/2)   Lajes Das Flores
    [GC66MR9] As Termas do Carapacho (1/1,5)   Santa Cruz Da Graciosa
    [GC66P7R] O outro lado da Rocha dos Bordões (1/1,5)   Lajes Das Flores
    [GC6676P] Os geocachers não sabem nadar #3 (1/1)   Ponta Delgada
    [GC66VGW] ADEUS 2015 ! OLÁ 2016! (1/1)   Povoação
    [GC66GMW] O Tesouro Corvino/ Corvino's Treasure (1,5/2)   Corvo
    [GC66RPE] Os deuses devem estar loucos (3/1,5)   Praia Da Vitória
    [GC668MM] O GEOCACHING NA CIÊNCIA - "NOITES DE CIÊNCIA" (1/1)   Lagoa
Page 1 of 14
Geocaching Authorized Developer

Powered by Geocaching HQ
Geocaching Cache Type Icons © Groundspeak, Inc.
DBA Geocaching HQ.
All rights reserved. Used with permission.

Connect

Newsletter