18de Fevereiro,2018

Geopt.org - Portugal Geocaching and Adventure Portal

Fábio Freitas

Fábio Freitas

Thursday, 01 February 2018 10:00

Pérola do Atlântico #28 by Mendes&Freitas

Olá, sejam muito bem-vindos à vigésima oitava edição da Pérola do Atlântico.

Nesta edição abordarei os Power Trails existente no arquipélago, assim como o evento alusivo à última aventura do Signal. Por fim lembrarei das datas já agendadas de eventos de geocaching que dão direito a souvenir.

Power Trails

Um Power Trail (PT) consiste numa sequência de caches ao longo de um determinado percurso que permite aos geocachers encontrar um grande número de caches em um período de tempo e distancias reduzidos. Geralmente as caches são colocadas com uma distância de 161m entre elas. A dificuldade e os níveis do terreno são mantidos baixos para aumentar a facilidade em encontrar os containers.

Para além dos power trails comuns, há as chamadas geoarts que tem o objetivo também de formar um desenho no mapa do geocaching.

No arquipélago da Madeira neste momento existem 14 Power Trails para todos os gostos, pois todos eles têm conceitos diferentes: ora seja de bicicleta, de carro, a pé, drive-in, fáceis, difíceis, geoart, entre outros.

Em baixo faço uma pequena descrição dos power trails da região. O nome que dei ao power trail tem uma hiperligação para a primeira cache de cada percurso.

Âncora

Owner: Carolina_Silva

São um total de 34 caches enigma formando uma bonita geoart: uma âncora. O powertrail fica situado no Caniçal (concelho de Machico), e a cache bónus é sem dúvida a “cereja no topo do bolo”.

Caniçal Trail

Owner: cnxgeocaching

Este power trail é composto por 10 caches (8 Tradicionais e 1 Enigma), e está localizado também no Caniçal. Tem início na levada do Caniçal passando por trilhos com excelentes paisagens. Por fim, o percurso regressa a levada onde é necessário fazer alguns cálculos para aceder a cache final. Os containers são extremamente bem trabalhados.

Caniço Trail

Owner: Nature Trail

Um conjunto de 17 caches dispersas por um percurso de trail no Caniço (Concelho de Santa Cruz), com o objetivo do geocacher praticar este desporto que está cada vez mais na moda.

Casa de Santana

Owner: João Marçal, CarlaSousa87, jp 400

Bonita geoart alusiva a algo tradicional do nosso arquipélago. O power trail está localizado no Paul da Serra (concelho da Ponta do Sol) e é formado por 24 caches tradicionais, 2 multi caches e 3 caches enigma. O percurso é em locais com trilho pouco definido. O percurso é circular.

Funduras

Owner: MC_Quad_TT

Conjunto de 7 caches tradicionais que se encontram num percurso pedonal das Funduras (Machico).

KM Vertical

Owner: temtemnunes

Percurso com 1000 metros de desnível, concebido para ser realizado a subir. As caches encontram-se na levada da Negra (Concelho do Funchal). Inicialmente era composto por 7 caches tradicionais e uma enigma que entretanto foi arquivada.

Meses do Ano

Owner: ricardomariagoncas

Power trail com nome alusivo aos meses do ano. Originalmente composto por 12 caches tradicionais e uma enigma, que posteriormente foi arquivada. O power trail está localizado na Fonte do Bispo (Concelho do Porto Moniz) e conta com geocaches bem camufladas. O percurso é circular.

Power Bike Trail

Owner: luisftas e johnsbar

Power trail idealizado para ser realizado de bicicleta com um total de 17 caches e cerca de 27km de distância. É composto por 16 cache tradicionais e 1 enigma.

Puzzle

Owner: KITKERO

Mais uma geort na zona do Paul da serra. É composto por 14 caches enigma que nos ensina um pouco como descodificar enigmas.

Reis Magos

Owner: Phyllypsyus & TaniAndrade

Este power trail conta uma aventura dos 3 Reis Magos, passando pelo Percurso Recomendado nº13 - Vereda do Fanal (Concelho do Porto Moniz). Outra particularidade é que foi publicado na Noite de Reis do ano 2013.

Smile

Owner: Mendes&Freitas (Adopted from jp 400)

Mais uma geoart no Paul da serra, bem junto à Casa de Santana. Composto por 25 caches tradicionais e 2 enigmas. O percurso é feito em trilho pouco definido. O percurso é circular.

T.AM.I.

Owner: T.A.M.I. Team / Cidinho & Lia

Este power trail não consiste em caches consecutivas, mas sim em caches espalhadas por toda a ilha, privilegiando boas vistas para as freguesias. São um conjunto de 45 caches (44 tradicionais e 1 enigma).

Todo Terreno

Owner: Phyllypsyus

Este power trail percorre algumas estradas de terra do Porto Moniz, sendo que o objetivo era os geocachers realizarem o percurso de veiculo 4x4. Inicialmente o PT era composto por 16 caches, mas por falta de manutenção, encontra-se reduzido a 9 caches.

Vamos até o Curral

Owner: PatrulhaFalcaodaN8

Conjunto de 41 caches tradicionais quase todas drive-in, que “ligam” o Pico do Arieiro ao Curral das Freiras.

Where in the World is Signal the Frog

Foi no último fim de semana que o Signal visitou a Austrália, dando a possibilidade a muitos geocachers de ganhar o souvenir do dia da Austrália de 2018. Em baixo fica a foto do souvenir e algumas fotos do evento realizado na Ilha.

Próximos Eventos

Já foram divulgadas as datas das semanas CITO deste ano: de 21 a 29 de Abril e de 15 a 23 de Setembro.

Esperemos que no Arquipélago da Madeira se realize pelo menos um CITO nestas datas, como de costume.

Este ano o GIFF torna-se… roxo.

- Os filmes para o GIFF podem ser submetidos até dia 1 de Agosto.

- No dia 1 de Setembro serão anunciados os 16 finalistas.

- Entre 8 e 12 de Novembro serão exibidos os filmes nos eventos.

Caches publicadas durante o mês de Janeiro no arquipélago da Madeira:

Arte Urbana - Funchal I by Cidinho & Lia

Igreja de Santo António by Cidinho & Lia

Atributos na Madeira by GEOESTEGANG

F.C Barcelona by paulocasca

Ania & Piotrek Wedding Cache by ost_mohikanin

Catedral do Funchal by Mendes&Freitas

Dijunçao do Caniço de baixo by GEOESTEGANG

Arte Urbana - Ponta do Sol I by Cidinho & Lia

Próximos Eventos

 Meet & Greet at Rabaçal by -Kobold- (07/02/2018 - 10h)

Carnaval - Enterro do Osso by Cidinho & Lia (16/02/2018 - 22h30)

A Swede in Funchal by yxza (20/02/2018 - 18h)

Encontro fora de horas - Zona Velha IV by Cidinho & Lia (02/03/2018 - 23h59)

Sunday, 31 December 2017 16:20

Pérola do Atlantico #27 by Mendes&Freitas

Antes de mais, desejo um FELIZ ANO NOVO a todos os geocachers e famílias. Que todos continuem a zelar pelo bom funcionamento deste hobbie levando-nos a visitar lugares excelentes e a descobrir caches diferentes e divertidas.

O ano terminou, e começa muito bem para o geocaching, dando a possibilidade de angariar mais 2 souvenirs para o perfil.

Sejam muito bem-vindos à vigésima sétima edição da Pérola do Atlântico, a rubrica que aborda o geocaching no arquipélago da Madeira.

Nesta edição farei uma abordagem sobre estatísticas das caches publicadas no ano de 2017.

Destacarei um artigo de uma revista de Geocaching alemã que aborda algumas caches da Ilha da Madeira; falarei sobre a novidade do “Where in the World is Signal the Frog”;  e finalmente farei uma breve abordagem sobre o “Extraordinário” João Abreu (Jaleco), geocacher madeirense.

Estatísticas 2017

As estatísticas e imagens que se seguem foram obtidas no dia 28 de Dezembro de 2017 nos sites GeoPT e Project-GC. Podem haver alguns erros nas estatísticas devido ao tempo de atualização dos sites, e outros fatores.

Abaixo podemos visualizar a evolução de caches publicadas no Arquipélago da Madeira ao longo dos anos, assim como a evolução no ano de 2017 em forma de gráfico.

Nestes valores não estão incluídas as caches arquivadas. Podemos observar que o ano com mais caches publicadas que ainda se encontram ativas, foi o de 2013, tendo vindo a decrescer nos três anos seguintes, e voltando a aumentar em 2017.

Neste momento o arquipélago da Madeira conta com um total de 1319 caches ativas, incluindo alguns eventos que ainda não foram arquivados ou ainda se irão realizar.

Já relativamente ao ano de 2017, foram publicadas um total de 234 caches (149 se não forem contabilizados os eventos). O mês com menos caches publicadas foi o de Janeiro, com apenas 2.

Já no mês de Outubro há um pico de caches publicadas (52), coincidente com o Power trail “Vamos até o Curral”.

Neste ano de 2017, foram publicadas 108 caches tradicionais. É de salientar o grande número de eventos publicados, perfazendo um total de mais do dobro dos restantes tipos de cache (exceto as tradicionais).

Felizmente foram publicadas 2 caches Wherigo, mas à semelhança do ano anterior, não foi publicada nenhuma letterbox hybrid.

Nas estatísticas das caches com mais visitas de sempre, destaca-se a cache Caniçal com quase 3500 founds.

Em cima podemos observar o TOP 30 de caches favoritas do arquipélago da Madeira, sendo que a Multicache Funchal Centrum 11-11-11 [TB Hotel] está quase a atingir os 500 favoritos.

Relativamente ao número de favoritos em caches publicadas em 2017, salienta-se a Wherigo Praça do Povo com 37 favoritos.

Ainda é possível observar o rácio de favoritos das publicadas em 2017.

A cache Water Sawmill conta com um excelente rácio, mas infelizmente já se encontra arquivada.

Porém destaco 3 erros: a cache Vamos até o Curral (41/41) conta com um rácio de 43%, a earthcache The Machico Eggs conta com um rácio de 89%, e a cache Poço das Pulgas tem um rácio de 80%. Estas caches não aparecem na lista pois, uma delas apesar de ter sido publicada em 2017, a sua data da listing é de 2016, sendo que o filtro do site não o reconhece como sendo de 2017. As outras caches não se encontram na lista, possivelmente por falta de atualização do site e algum erro.

Para terminar, em cima encontra-se o TOP 30 dos geocachers com founds no arquipélago da Madeira. Neste gráfico também é possível observar a quantidade de founds por ano.

Madeira na Alemanha

Recentemente, o geocacher alemão vanWeyden esteve na Madeira, sendo que aproveitou para escrever dois artigos para a Geocaching Magazin.

Nos artigos, são destacadas varias geocaches e fotos da ilha da Madeira.

Podes ver os artigos no seguinte link pertencente ao blog de geocaching na Madeira: http://madeirageocaching.blogspot.pt/2017/12/madeira-na-geocaching-magazin.html?m=1

Infelizmente os artigos encontram-se apenas em alemão.

Where in the World is Signal the Frog

Continuando com as celebrações de 2017, a Groundspeak decidiu dar contituidade às viagens da nossa rã favorita, sendo que desta vez vamos conhecer um pouco mais da Austrália.

Podes fazer parte desta celebração, participando em um evento entre os dias 26 e 28 de Janeiro, ganhando assim o souvenir do dia da Austrália 2018.

Na Madeira é possível obter o souvenir participado em qualquer um dos seguintes eventos: Encontro fora de horas - Zona Velha III (26 de Janeiro) e "Signal" visits Australia (28 de Janeiro).

Não quero fazer qualquer publicidade de programas televisivos, mas visto que um geocacher madeirense participou no programa, passa a ser um tema a destacar entre a comuninade de geocachers.

João Abreu (Nickname Jaleco) com 19 anos, é natural da Ribeira Brava, ilha da Madeira. O Jaleco participou no programa "Os Extraordinários" da RTP, realizando uma prova extremamente difícil, demonstrando as suas excelentes capacidades. Resolveu 4 cubos de Rubik em apneia, dentro de um poço com água. Com esta prova, o Jaleco ficou aprovado para a final.

Podes ver a prova do Jaleco no seguinte link: https://youtu.be/kCYcWDMLnv4

Caches publicadas durante o mês de Dezembro no arquipélago da Madeira:

CQ CQ CQ CT3/CQ0ODX Calling CQ WW by GEOESTEGANG

O aqueduto de Machico by s@lmon

Quem é Quem? by Carolina_Silva

The Machico Eggs by GEOESTEGANG

O último Dragoeiro by JP_BC

Arte Urbana - Funchal II (Santo António) by Cidinho & Lia

Sou uma Pérola, onde estou eu ??... by GEOESTEGANG

Garachico - Arredores by Cidinho & Lia

Próximos Eventos

Happy New Year 2018 by Cidinho & Lia (01/01/2018 - 15h)

Cantar os Reis by Cidinho & Lia (05/01/2018 - 19h)

Curral das Freiras - Presépio by Cidinho & Lia (06/01/2018 - 10h30)

Lapinha do Porto Moniz by Carolina_Silva (06/01/2018 - 13h)

Dia de Reis by PatrulhaFalcaodaN8 (06/01/2018 - 15h30)

Meet & Greet during our cruise by MSMaryann (12/01/2018 - 16h)

Azul by Carolina_Silva (13/01/2018 - 14h30)

My 5 years of Geocaching in Madeira by RamsPadge (23/01/2018 - 12h30)

Encontro fora de horas - Zona Velha III by Cidinho & Lia (26/01/2018 - 23h59)

"Signal" visits Australia by Cidinho & Lia (28/01/2018 - 10h30)

Friday, 01 December 2017 10:00

Pérola do Atlântico #26 by Mendes&Freitas

Olá, sejam muito bem-vindos à vigésima sexta edição da Pérola do Atlântico.

Nesta rubrica iremos abordar o evento GIFF que ocorreu no início de mês, assim como, algumas geocaches do arquipélago que já se encontram arquivadas, e que no nosso ponto de vista merecem destaque para que não sejam esquecidas. Atenção, esta rubrica contém spoilers de caches que já foram arquivadas.

Iremos fazer também uma pequena abordagem sobre os dois novos souvenirs que a Groundspeak acabou de anunciar.

GIFF 2017 @ Madeira

Este evento realizou-se no dia 5 de Novembro, que contou com a participação de cerca de 20 geocachers. Houve ainda espaço para exposição de trackables, comes e bebes, e o  sorteio de um trackable.

Ficam algumas fotos:

 

Geocaches Arquivadas

Infelizmente tem-se notado no arquipélago da Madeira, que um grande número de geocachers encontra-se offline, deixando assim as suas caches criadas ao abandono e com necessidade de manutenção.

No caso das caches se encontrarem desactivadas o owner tem 4 opções:

1. Efectuar a manutenção necessária e reactivar a geocache, o que terá de ocorrer o mais brevemente possível;

2. Colocar uma nota na geocache com o plano de manutenção, caso esta não possa ocorrer num curto espaço de tempo. Nessa nota deve constar:

- O prazo em que pretende efectuar a manutenção,

- O argumento pelo qual o prazo indicado abaixo terá de ser ultrapassado para que fique novamente activa;

3. Caso não consiga assegurar a manutenção da mesma, pode considerar o processo de adopção por um geocacher local;

4. Arquivar a geocache se não tiver disponibilidade para assegurar o estado pleno da mesma. Por favor, tenha em consideração que nesta opção é necessário remover a geocache ou os conteúdos da mesma para evitar que se tornem lixo (*geolitter*).

Infelizmente na grande maioria dos casos. Não ocorre qualquer intervenção por parte do owner, e as geocaches acabam por ser arquivadas pelos revisores.

Em outros casos as geocaches são arquivadas pelo owner, por ter desaparecido o container original, ou pelo local já não se encontrar propício para a realização de geocaching.

Em baixo ficam algumas fotos de containers / locais de geocaches que já se encontram arquivadas e que na nossa opinião merecem destaque:

Celebra o Ano Novo com dois Souvenirs

2017 foi um ano grandioso para o Geocaching. Celebramos as 3 milhões de geocaches ativas; andamos à volta do mundo com as visitas do Signal the Frog; e embarcamos na aventura de verão à procura do tesouro perdido de Mary Hyde.

Assim, a Groundspeak deseja terminar o ano e iniciar o próximo em grande, com a possibilidade de ganhar 2 souvenirs.

Para isso, basta logar uma cache ou participar em um evento nos dias 31 de Dezembro e 1 de Janeiro.

Para quem já não tem muitas caches para fazer no Arquipélago, aqui ficam 2 eventos nos dias mencionados: Adeus 2017 e Happy New Year 2018.

Caches publicadas durante o mês de Novembro no arquipélago da Madeira:

003 - Duque's Legatum by FranciscoDuque

Meet and Greet in Canical by LIANA25

Good Morning Funchal -- Meet and Great by SiHei

Meet & Greet at Funchal by A J Pombo

Dingo79 and TEMBO! on tour / nós decolamos by TEMBO!

Azul by Carolina_Silva

FELIZ NATAL - MERRY CHRISTMAS 2017 by Cidinho & Lia

Quem é quem? by Carolina_Silva

Levada Nova - gavião by CACHE WAHN-BTJM

Levada Nova - falcão by CACHE WAHN-BTJM

Levada Nova - Pato das verrugas by CACHE WAHN-BTJM

Adeus 2017 by Mendes&Freitas

Capela Nª Sra Fátima - Ribeira da Tabua by Cidinho & Lia

Local de lazer da penteada by teamf2 & Lucas_cruz

PAPYRUS by keper | Carolina_Silva 

Levada Nova - Cafes by CACHE WAHN-BTJM

Passeando os cães by teamf2 & Lucas_cruz

Pyroclastics 101 - DP/EC one-o-one by danieloliveira

Organ pipes - DP/EC one-o-three by danieloliveira

Weathering vs. Erosion - DP/EC one-o-two by danieloliveira

Pág. 1 de 10

Newsletter