26de Janeiro,2022

Geopt.org - Portugal Geocaching and Adventure Portal

20 January 2013 Written by  Cacheight

Cacheight found Castelo Novo (Gardunha)

Found itCacheight found Castelo Novo (Gardunha)

Durante o feriado do Ano Novo, e apesar deste, em princípio, se manter durante os próximos tempos, fomos dar um já rotineiro passeio na Serra da Gardunha! Com os estômagos aconchegados, partimos logo depois de almoço uma vez que o Sol ainda se põe bastante cedo, e queríamos aproveitar ao máximo o bonito dia que se fazia sentir, com temperaturas bastante agradáveis para esta altura do ano, principalmente na região beirã!

A subida rumo ao topo fez-se por S. Fiel, com o cachemobile 4x4 a ultrapassar sem qualquer problema as dificuldades de um caminho de terra batida exposto aos elementos serranos! Num instante chegámos ao miradouro/cruzamento para Castelo Novo... Este troço está uma doçura para se fazer de carro! Já quando cá venho de bicicleta o pio é outro... Como o destino final era o topo da Serra, nas antenas, seguimos por essa direcção. Já no caminho asfaltado cruzámo-nos com um carro cheio de muggles, que também foram aproveitar o primeiro dia do ano para a Gardunha!

Numa pequena paragem para admirar algumas diacláses, verificámos que esta cache não estava longe "deve ser ali, naquele cabeço"! Decidimos então juntar o útil ao agradável e empreender alguns esforços na procura de mais uma, o que também ia ajudar a consumir as calorias resultantes das sobremesas destes dias! A primeira abordagem no terreno serviu principalmente para verificar qual seria o caminho mais adequado a seguir. Identificado o percurso mais simples, a equipa dividiu-se em dois. As meninas decidiram ficar de olho nos muggles e em nós cá de cima com uns binóculos (que bela desculpa) ao passo que coube aos "cavalheiros" ir até ao GZ!

A caminhada até à cache foi francamente agradável e apenas nos últimos metros foi necessária alguma cautela. O sinal do GPSr indicava-me que ela estaria alguns metros mais à frente e já me preparava para a procurar numa outra rocha quando o meu pai a encontrou! Estava em bom estado, num local com uma vista muitíssimo interessante! Após as "chapas" do costume foi altura de voltar ao cachemobile, já que o derradeiro objectivo, (re)visitar as antenas, ainda não tinha sido atingido! Claro que antes tivemos de explorar aquela área, cheia de rochedos. Mas as raparigas, lá em cima, atentas, indicavam-nos por gestos que já estava na hora de voltar! Acabámos mesmo por regressar por onde viemos, com mais uma cache feita e um sorriso nos lábios graças à caminhada e vista que esta nos proporcionou!

Obrigado ao owner por ter juntado ao nosso mapa pessoal e identitário uma cache num dos vários bonitos locais desta Serra que nos é muito querida! OPC!!

1 comment

• Comment Link Gonçalo Caetano 20 January 2013 Cacheight

Agradável surpresa, vir até ao geopt e encontrar por aqui um log que fiz numa cache num local que me diz bastante!! :lol:

Login to post comments
Geocaching Authorized Developer

Powered by Geocaching HQ
Geocaching Cache Type Icons © Groundspeak, Inc.
DBA Geocaching HQ.
All rights reserved. Used with permission.