Cantos & Recantos - Geopt.org - Portugal Geocaching and Adventure Portal - Geopt.org - Portugal Geocaching and Adventure Portal http://www.geopt.org Wed, 18 Jul 2018 07:21:07 +0100 Joomla! - Open Source Content Management en-gb Cantos & Recantos #12 Edição do 1º Aniversário http://www.geopt.org/index.php/artigos/outros-artigos/cantos-recantos/item/3689-cantos-recantos-12-edicao-do-1-aniversario http://www.geopt.org/index.php/artigos/outros-artigos/cantos-recantos/item/3689-cantos-recantos-12-edicao-do-1-aniversario Cantos & Recantos #12 Edição do 1º Aniversário

Cantos & Recantos #12 Feliz Aniversário 

Em formato edição do 1º Aniversário, desta Rubrica que pretende dar a saber/conhecer ou relembrar alguns desses Cantos & Recantos que por aqui foram colocados nas últimas 11 edições.

Ao longo desta pequena caminhada de 1 ano publicamos 11 Cantos & Recantos de Norte a Sul e de Oeste a Este de Portugal, seguramente por muitos mais passamos e não os publicamos mas que seguramente aqui poderão aparecer em publicações futuras.

Agradecemos ao GeoPt nos nos ter convidado/desafiado a escrever esta rubrica e um especial agradecimento a todos os leitores que nos vão seguindo e deixando alguns comentários de incentivo, assim prometemos continuar a dar-vos a conhecer mais Cantos & Recantos!

 

EDIÇÃO #1 Para primeira rubrica, habitando eu por terras de D. João V (Mafra) não podia deixar de iniciar esta rubrica com um Recanto do Concelho de Mafra mais precisamente na freguesia da Ericeira com a GeoCache  Fonte da Margarida GC4JFHJ. É mais um daqueles tesouros recondidos e que infelizmente tendem a desaparecer devido ao seu estado de degradação! 

 

EDIÇÃO #2 Fomos até à Zona Oeste de Portugal começando a viagem na localidade de Serra do Bouro, foi uma viagem em viatura ligeira, que entre desafios e tempo de deslocação teve uma duração de cerca de 3 horas mas que vale a pena, vale, e que nos leva a visitar alguns Cantos & Recantos de beleza natural e não só que hoje vos dou a saber! A nossa viagem deu-nos a conhecer alguns factos históricos sobre o S.S.Roumania.  

 

EDIÇÃO #3 Aqui andamos por terras de Sintra e de entre outras visitadas neste dia os NENÚFARES, foi a GeoCache escolhida, estamos no que resta da Quinta do Nobre cujos edifícios principais ficavam junto à estrada frente ao restaurante da Tala.

 

EDIÇÃO #4 A caminhada continua por terras do Oeste mas desta vez pelo Cadaval, nas terras altas da Serra de Montejunto e com o objectivo bem traçado! Encontrar a Lapa da Boavista. Para quem não conhece, a Serra de Montejunto é a serra mais a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, localiza-se nos concelhos de Alenquer e Cadaval, na região Oeste de Portugal e está classificada como Paisagem Protegida desde 1999.

 

EDIÇÃO #5 Nova aventura por terras da mais alta Serra de Portugal Continental, o objectivo era chegar à Lagoa do Covão dos Conchos  O dia estava óptimo para uma caminhada, temperatura amena com algumas nuvens cinzentas, sem vento e visibilidade perfeita para a nossa aventura, cachemobil estacionado junto à Lagoa Comprida, tempo ainda para 2 dedos de conversa enquanto fazíamos provas de queijos e presunto na loja ali existente, depois material devidamente verificado e cá vamos nós iniciando a caminhada que começa na maior lagoa da Serra da Estrela e termina numa das mais surpreendentes numa aventura de cerca de 3 Horas (caminhada em modo passeio ida/volta).

 

EDIÇÃO #6 Desta vez passamos a ponte 25 de Abril e rumamos até Palmela no Distrito de Setúbal  a RE-Conhecer  uma Geocache do tipo tradicional com data de Publicação de 24 de Fevereiro de 2010 O Tesouro do Aladino II um espaço com uma arquitectura fora do vulgar, fazendo-nos lembrar as histórias das mil e uma noites.

 

EDIÇÃO #7 Voltamos ao Oeste e desta Vez a Terras dos Dinossauros com uma Geocache do tipo LetterBox localizada no Concelho da Lourinhã com data de Publicação de 09 de Julho de 2015 de nome Philosophia Naturalis   (Está nomeada para os prémios GPS 2015). Excelente trabalho do Professor Fgande nada foi deixado ao acaso, é uma GeoCache muito interessante do ponto de vista das experiências de Física que nos proporciona, pela parte educativa o que a torna muito cativante para os mais novos e Não Só, cada ponto é uma surpresa e um desafio ao mesmo tempo!

 

EDIÇÃO #8 Desta vez atravessamos o Atlântico e fomos até à Ilha Terceira, esta rubrica foi publicada em dia da Gala de Entrega dos Prémios GPS 2015 e este mês deu-vos a saber de uma Geocache do tipo LetterBox localizada na Ilha Terceira com data de Publicação de 23 de Abril de 2015 de nome River Dreams   e   Está nomeada para os prémios GPS 2015. e foi a GeoCache Vencedora dos Açores!

 

EDIÇÃO #9 Mais uma viagem até ao distrito de Beja mais precisamente a uma GeoCache localizada Junto a Praia das Furnas na freguesia de Vila Nova de Milfontes, Concelho de Odemira com data de Publicação de 01 de Agosto de 2004 de nome J-ATBASH-te Banho? A Praia das Furnas pertence à foz do Rio Mira pela margem Sul, adquiriu o seu nome devido às micro enseadas formadas durante a maré baixa. O areal é muito extenso e contorna toda a ponta terrestre que perfaz a parte Sul da barra natural do rio, está exposto a águas de rio e mar.

 

EDIÇÃO #10 Caminhando mais para Norte fomos ao distrito de Braga  fomos visitar uma Geocache do tipo LetterBox localizada na Freguesia de Ribeirão Concelho de Vila Nova de Famalicão, com data de Publicação de 04 de Setembro de 2016 de nome 7 Sombras  é uma GeoCache muito interessante para testar a tua capacidade de resolver problemas que são valorizados em um ou mais ambientes culturais ou comunitários que ocorrem durante a nossa vida, pela parte educativa o que a torna muito cativante e Não Só, cada ponto é uma surpresa e um desafio ao mesmo tempo!

 

EDIÇÃO #11 Fomos até ao distrito do Porto desta vez visitamos uma Geocache do tipo MultiCache localizada na Freguesia de Águas Santas no Concelho da Maia, com data de Publicação de 26 de Outubro de 2015 de nome Halloween Todo o Ano. A data comemorativa do Halloween tem mais de 2500 anos, surgiu entre o povo celta, que acreditavam que no último dia do verão (31 de Outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objectos assustadores como por exemplo: caveiras, ossos decorados e abóboras enfeitadas.

 

Estas GeoCaches  fazem parte da nossa lista de Favoritos e Não Só!

Desejo a todos um Bom Ano 2017, boas Cachadas e fica o desafio para que venham procurar estas GeoCaches e se divirtam tanto quanto nós nos divertimos a descobri-las.

A Todos os owners,  o nosso muito obrigada por GeoReferenciarem este Locais.

Até já com um outro Canto & Recanto perto de ti,

javs&family

]]>
no-reply@geopt.org (javs&family) Cantos & Recantos Sat, 07 Jan 2017 10:00:00 +0000
Cantos & Recantos #11 Halloween o ano inteiro http://www.geopt.org/index.php/artigos/outros-artigos/cantos-recantos/item/3663-cantos-recantos-11-halloween-o-ano-inteiro http://www.geopt.org/index.php/artigos/outros-artigos/cantos-recantos/item/3663-cantos-recantos-11-halloween-o-ano-inteiro Cantos & Recantos #11 Halloween o ano inteiro

O Cantos & Recantos deste mês dá-vos a saber de uma Geocache do tipo MultiCache localizada na Freguesia de Águas Santas no Concelho da Maia, com data de Publicação de 26 de Outubro de 2015 de nome Halloween Todo o Ano

Mais um Excelente trabalho de Os Covinhas onde tudo foi pensado para que tenhamos Halloween Todo o Ano!

A data comemorativa do Halloween tem mais de 2500 anos, surgiu entre o povo celta, que acreditavam que no último dia do verão (31 de Outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objectos assustadores como por exemplo: caveiras, ossos decorados e abóboras enfeitadas.

 

Inserido num local que nós nunca imaginaríamos e claro está, propicio ao tema onde os amantes das Noites de Bruxas e outros que tais vão gostar de procurar esta GeoCache onde cada ponto é uma surpresa e um desafio ao mesmo tempo!

Antes de partires para o Halloween deves ter em conta que não tens algumas fobias, toma atenção da dificuldade do terreno bem como os respectivos atributos, e quando te sentires preparado forma a tua equipa e podem partir em busca do Halloween. Como alguém já escreveu “esta é uma Aventura Assustadoramente recomendável  mas atenção a quem for impressionável  não se meta pelo caminho das trevas sozinho”!

Cada desafio tem instruções próprias e devem ser analisadas antes de iniciares a tarefa. 

Depois de estacionado o CacheMobile, nas redondezas e formado que estava o grupo de "caçadores de bruxas" confirmação do material necessário para os desafios/provas e iniciamos a procura desta Multi pelas 19h00.

Chegamos ao primeiro “obstáculo” acesso à primeira pista e tomamos o rumo para o segundo ponto, a primeira surpresa pois desconhecíamos completamente este local e não imaginávamos que esta estrutura aqui estaria WoW, aqui o enredo fazia juz à noite; e lá continuamos de ponto em ponto todos muito bem elaborados em spots muito bem conseguidos, um urbex sem paralelo, sem grandes dificuldades chegamos ao fim onde deparamos com uma pequena grande surpresa, o contentor final, mais um GRANDE WoW, muito bem concebido e original!

Este owner já nos habituou a um nivel de GeoCaching onde se denota o seu Carinho e Dedicação a esta actividade que todos gostamos...fantasmagóricamente fantástico!

Isto é GeoCaching!

Esta MultiGeoCache faz parte da minha lista de Favoritos e Não Só!

Desejo a todos Boas Cachadas e lanço o desafio para que venham procurar esta MultiGeoCache e se divirtam tanto quanto nós nos divertimos a descobri-la.

Aos owners, Os Covinhas o nosso muito obrigada por GeoReferenciarem este Local.

Até já com um outro Canto & Recanto perto de ti,

javs&family

]]>
no-reply@geopt.org (javs&family) Cantos & Recantos Sat, 03 Dec 2016 10:00:00 +0000
Cantos & Recantos #10 7 Sombras http://www.geopt.org/index.php/artigos/outros-artigos/cantos-recantos/item/3646-cantos-recantos-10-7-sombras http://www.geopt.org/index.php/artigos/outros-artigos/cantos-recantos/item/3646-cantos-recantos-10-7-sombras Cantos & Recantos #10  7 Sombras

O Cantos & Recantos deste mês dá-vos a saber de uma Geocache do tipo LetterBox localizada na Freguesia de Ribeirão Concelho de Vila Nova de Famalicão, com data de Publicação de 04 de Setembro de 2016 de nome 7 Sombras

Mais um Excelente trabalho das InvisibleCatchers e do Miguel_arq onde nada foi deixado ao acaso, é uma GeoCache muito interessante para testar a tua capacidade de resolver problemas que são valorizados em um ou mais ambientes culturais ou comunitários que ocorrem durante a nossa vida, pela parte educativa o que a torna muito cativante e Não Só, cada ponto é uma surpresa e um desafio ao mesmo tempo!

Estás disposto/a a submeter-te a este processo de recrutamento e descobrires quais são os teus pontos fortes e quais os pontos a serem melhorados? Se a resposta é SIM, analisa muito bem as informações que te colocam em cada desafio!

No recrutamento os candidatos são submetidos a várias e diversificadas provas, cuja superação deve ser confirmada On-Site!

Cada desafio tem instruções próprias e devem ser analisadas minuciosamente antes de iniciares a tarefa.

O trabalho de equipa é uma das chaves para o sucesso, pelo que são necessárias no mínimo 2, idealmente 4 e no máximo 6 pessoas para superar este missão!

Os conteúdos das provas não serão divulgados, mas podemos adiantar que são 7 as áreas de competência em análise.

São 7 os tipos de inteligência que podem ser desenvolvidos e, habitualmente, os comuns mortais conseguem desenvolver 1 de forma aprofundada e ao nível de um especialista.

Antes de partires a aventura que tal ficares a saber um pouco sobre a Teoria das Inteligências Múltiplas.

 

A Teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner

A inteligência

Os dicionários definem inteligência, numa primeira acepção, como a faculdade que o indivíduo possui de conhecer e apreender.

Mas o dicionário Houaiss vai ainda mais longe e define inteligência como “o conjunto de funções psíquicas e psicofisiológicas que contribuem para o conhecimento, para a compreensão da natureza das coisas e de significado dos fatos” e adiciona que inteligência é a “capacidade de resolver problemas”.

Também para Howard Gardner a inteligência é mais ainda, e define-a como “a capacidade de resolver problemas ou de elaborar produtos que sejam valorizados em um ou mais ambientes culturais ou comunitários”.

Gardner identifica pelo menos sete dessas áreas, sugere que não existe uma capacidades intelectual geral, e estabelece a dúvida sobre a possibilidade de medição da inteligência através de testes de papel e lápis.

Para Gardner são de grande importância as diferentes actuações, valorizadas diferentemente em culturas e contextos diversas. E daqui decorre a sua definição de inteligência que já visitámos.

Neste contexto, não há uma competência intelectual mais importante do que outra, e todos (a não ser por uma anomalia) têm a capacidade de desenvolver todas as inteligências.

Gardner afirma que os indivíduos dispõem de graus variados de cada uma das inteligências e que há maneiras diferentes de elas se organizarem e se combinarem.

Cada ser humano utiliza essas capacidades intelectuais para resolver um determinado conjunto de problemas, entre os que se lhe deparam, e eventualmente criar produtos, mais ou menos valorizados pela cultura em que se insere.

 

A GeoCache e o Local

7 Sombras em 13 de Agosto de 2016

 

 

                                                     Não havia melhor dia do que este para testar algumas das minhas capacidades e Não Só!



A Shadow Intelligence Unit 7 (SIU7), com sede em Vila Nova de Famalicão, convidou-me a participar no recrutamento de agentes de alto nível.

Fui informado que tinha uma missão (quase) impossível, sendo imprescindível a garantia de que trabalham com os melhores, assim alguns dos melhores foram convidados a testar estas provas multifacetadas para avaliação de diversas competências aos futuros agentes.

Depois de estacionado o CacheMobile, às 17h00 foi eefectuadoum pequeno briefing no local.

Fomos informados que pretendem que no recrutamento os candidatos sejam submetidos a várias e diversificadas provas, cuja superação ou não deve ser confirmada, através de carimbo, em formulário próprio.

7 foi a quantidade de desafios/provas, 7 são as areas de competência, 7 os tipos de inteligência que podem ser desenvolvidos e, habitualmente, os comuns dos mortais conseguem desenvolver 1 de forma aprofundada e ao nível de um especialista. É necessário trabalho em equipa!

Depois de responder afirmativamente a submeter-me a este processo de recrutamento e descobrir quais são os meus pontos fortes e quais os pontos a serem melhorados, juntei-me a mais 5 recrutas que também aceitaram o desafio, confirmação do material necessário para os desafios/provas e lá iniciamos o

1ª prova, ler as instruções e que da primeira vez foram lidas sem se dar muita atenção, ERRADO estas devem ser lidas e analisadas minuciosamente antes de se iniciar o desafio/prova. Só assim conseguimos superar este primeiro desafio perante o ar atento de um dos membros do corpo de instrução!

2ª prova, depois de lermos as instruções agora sim minuciosamente mas mesmo assim...neste ponto se fosse sozinho não o superaria, de todo não tenho esta capacidade e não sei se alguma vez a terei! Esta capacidade não é para todos, aqui precisava de um Amigo das Caldas que é expert neste "Tipo de Inteligência" e que seguramente têm esta capacidade bem afinada! Mas como é necessário trabalho de equipa, lá estava de entre outros o naim&familia para nos ajudar a superar este desafio.

3ª prova, esta a que mais gostei de superar, esta, caros instruendos é fascinante quantas vezes estás tu frente a frente com alguém e não percebes nada do que o outro interveniente está a dizer?! Pois é mas daqui não consegues sair sem o perceberes na integra.

4ª prova, mais um quebra-cabeças ou talvez não, aqui não ligues o complicómetro tem calma e relaxa pois vais perceber que afinal esta capacidade até é a tua praia. Eu que não gosto nada de enigmas até superei este com relativa facilidade.

5ª prova, uma parede em branco com dois símbolos de operações matemáticas (+-) e agora querem testar-nos a capacidade da matemática? Não, nada disso aqui o desafio é pura fisica! Não percebes nada de fisica? Não te preocupes algum dos membros da tua equipa seguramente conseguirá concluir com exito este desafio!

6ª prova, esta é uma questão de pericia e não só! Nada que alguém não consiga superar eu diria que todos sabemos que para fazer crochet são precisas 2 agulhas, Certo?

7ª prova, para esta prova superar com exito aqui até te podes ver a duplicar ou não, será que bebeste bebidas aalcoólicas Aqui não vês nada nem com a luz do dia nem com a luz da noite, a luz certa terás de utilizar, para este enigma decifrar!

8ª prova, agora vamos lá usar de mais uma capacidade, qual? Eu diria a paciência e não só! Mas esta também é necessária para aqueles momentos em que tens que estar ali a observar e não podes fazer nada!

Atenção estas provas podem não estar por ordem. Porquê? Porque esta é uma das capacidades que os agentes têm que ter, sabes qual é?

Bem em suma terminamos a missão tivemos o devido reconhecimento e resultado da avaliação, onde não tive a capacidade em uma delas! E tu terás a capacidade de reconheceres se tens ou não todas as capacidades apresentadas nesta missão?

Agora já faço parte da base de dados da SIU7 e terei a igual oportunidade de participar em missões da vida real, com base nas minhas capacidades!



Mas que grande aventura, gratos pelo convite para testar os desafios e as minhas capacidades, por todo o trabalho desenvolvido aqui e não só.

Isto é GeoCaching!

Seguramente uma das que voltaremos a ouvir falar e onde voltarei de certeza para mais aventuras.

Esta GeoCache faz parte da minha lista de Favoritos e Não Só!

Desejo a todos Boas Cachadas e lanço o desafio para que venham procurar esta GeoCache e se divirtam tanto quanto nós nos divertimos.

Aos owners, InvisibleCatchers e Miguel_arq o nosso muito obrigada por GeoReferenciarem este Local.

Até já com um outro Canto & Recanto perto de ti,

javs&family

Curiosidades sobre o meu registo nesta LetterBox:

7º Registo de Encontrado, 7 Sombras, 7 Desafios, 7º Favorito

]]>
no-reply@geopt.org (javs&family) Cantos & Recantos Sat, 05 Nov 2016 10:00:00 +0000
Cantos & Recantos #9 J-ATBASH-te Banho? http://www.geopt.org/index.php/artigos/outros-artigos/cantos-recantos/item/3617-cantos-recantos-8-j-atbash-te-banho http://www.geopt.org/index.php/artigos/outros-artigos/cantos-recantos/item/3617-cantos-recantos-8-j-atbash-te-banho Cantos & Recantos #9 J-ATBASH-te Banho?

O Cantos & Recantos deste mês dá-vos a saber de uma Geocache do tipo Tradicional localizada Junto a Praia das Furnas na freguesia de Vila Nova de Milfontes, Concelho de Odemira com data de Publicação de 01 de Agosto de 2004 de nome J-ATBASH-te Banho?

A Praia das Furnas pertence à foz do Rio Mira pela margem Sul, adquiriu o seu nome devido às micro enseadas formadas durante a maré baixa.

O areal é muito extenso e contorna toda a ponta terrestre que perfaz a parte Sul da barra natural do rio, está exposto a águas de rio e mar.

Para Norte, é possível avistar Vila Nova de Milfontes.

No meio da densa vegetação por de trás da Praia das Furnas encontra-se um Oásis denominado “Cascata das Furnas”  (será este o seu nome?) partimos à descoberta da cascata, algures pelo vale… será ela uma das mil fontes ou será ainda mais uma a acrescentar às mil?

Vamos lá à aventura deste mês, depois de umas amigas almeidaselma e a amartins terem procurado e visitado esta GeoCache em Agosto e com a colocação de algumas fotografias que vi numa rede social, deixaram-me com a pulga aos saltos atrás da orelha para a procurar!

Depois de uma conversa com ambas no passado dia 18 de Setembro, durante um evento em Setúbal Bocage ConVida...GeoJantar, esta GeoCache tinha que ser procurada o mais breve possível e assim foi, juntar a família, almoço em Setúbal para um rodízio de peixe e depois rumar para Vila Nova de MilFontes mais precisamente até à Praia das Furnas.

CacheMobil estacionado junto às ruínas e vamos lá seguir as dicas contidas na descrição (devem ler a descrição antes de partirem à aventura);

Assim o fizemos seguindo a estrada de terra batida para Sul, onde encontramos a cancela mas aberta, seguimos então por um "carril" entre vegetação densa até uma enorme clareira onde se encontrava um Pastor na sua actividade rotineira "pastorando" sentado numa pedra, debruçado sobre o seu cajado com o seu rebanho de Cabras. Boa tarde. Dissemos nós a que ele respondeu: Boa Tarde, então vão até à Cascata? a que nós respondemos: Sim vamos! Acabamos a conversa com o pastor a nos desejar um bom passeio.  

Depois de deixarmos a clareira continuamos por um "carril" e mais uns 100 metros deparamos com uma "bacia" de agua bem como uma cascata, mas o carril continua para cima pela margem esquerda, subindo mais um pouco encontramos  a segunda cascata nas coordenadas indicadas na descrição da GeoCache.

O certo é que ainda lá está! Escondidinha no meio do arvoredo, qual vegetação do Gerês à espera de um mergulho, com a diferença de que as águas aqui não são frias, impressionante como a agua aqui têm uma temperatura tépida!

Mais um excelente spot que a natureza nos oferece fazendo-se à descoberta do paraíso perdido, ali, a escassos metros do rio e do mar.

Não esquecer nunca a palavra preservação, deixa este local conforme o encontraste!

Em suma nesta GeoCache temos tudo para ser uma excelente escolha para se desfrutar numa manhã ou numa tarde, temos aventura e temos uma paisagem espectacular em todo o percurso.

Esta GeoCache faz parte da minha lista de Favoritos e Não Só!

Desejo a todos Boas Cachadas e deixo o desafio para que venham procurar esta GeoCache e se divirtam tanto quanto nós nos divertimos.

Isto é GeoCaching!

Aos owners, 2 Cotas & Friends (adopted by paulohercules) o meu muito obrigada por GeoReferenciarem este Local.

Até já com um outro Canto & Recanto perto de ti,

javs&family

]]>
no-reply@geopt.org (javs&family) Cantos & Recantos Sat, 01 Oct 2016 10:00:00 +0100
Cantos & Recantos #8 River Dreams http://www.geopt.org/index.php/artigos/outros-artigos/cantos-recantos/item/3606-cantos-recantos-8 http://www.geopt.org/index.php/artigos/outros-artigos/cantos-recantos/item/3606-cantos-recantos-8 Cantos & Recantos #8 River Dreams

O Cantos & Recantos deste mês é publicado em dia da Gala de Entrega dos Prémios GPS 2015 e este mês dá-vos a saber de uma Geocache do tipo LetterBox localizada na Ilha Terceira com data de Publicação de 23 de Abril de 2015 de nome River Dreams   e   Está nomeada para os prémios GPS 2015.

Com uma ida em trabalho até à Ilha por um período de apenas 24 horas, pouco tempo tinha para procurar GeoCaches, assim coloquei um tópico no Grupo do Facebook GeoCaching Ilha Terceira informando que eu estaria na Ilha e logo o Pedro Silva – ordep 81  se disponibilizou para fazer de Cicerone na Ilha, mas que Cicerone, este rapaz deve ter só “inimigos” na ilha e Não Só! Estas gentes são SUPER Hospitaleiras!

River Dreams é uma GeoCache muito interessante do ponto de vista “LOCAL” onde esta se insere e que nos proporciona uma pequena caminhada de ida e volta pelo mesmo caminho sempre junto ao Ribeiro.

Descobre o teu ritmo, demora o tempo que quiseres,  contempla e aprecia a beleza natural e aprecia-a com todos os teus sentidos.

Todo o trabalho bem elaborado em cada um dos 4 pontos que vamos descobrindo ao longo de uma pequena caminhada de cerca de 500 metros. Terás de resolver alguns desafios, de modo a determinar as coordenadas do ponto final. 

Felizmente no dia anterior tinha chovido na Ilha e a sugestão na descrição de a procurar  “depois de um dia de chuva” foi cumprida na Integra! 

As rochas molhadas são muito escorregadias, como tal sugiro que tenhas algum cuidado, se levares crianças deves ter cuidados redobrados.

Necessitas de cerca de 50 minutos para completar a GeoCache, ou talvez mais!

Estacionado o CacheMobile, coordenadas do ponto inicial no GPS e iniciamos a caminhada para o 1º Ponto, efectuadas as buscas, lá apareceu contentor.

Conseguimos obter as coordenadas, vamos continuar a nossa caminhada para o 2º ponto, mas que beleza até parece que estamos numa floresta encantada de Cedros, aí chegados mais um desafio, este demorou um pouco a ser resolvido...

Existem mais 2 pontos mas não me vou alongar mais, deixando a surpresa para quem os procurar e Não Só! 

Em suma nesta GeoCache temos tudo para ser uma excelente escolha para se desfrutar numa manhã ou numa tarde, temos aventura e temos uma paisagem espectacular em todo o percurso.

Esta GeoCache faz parte da minha lista de Favoritos e Não Só!

Desejo a todos Boas Cachadas e deixo o desafio para que venham procurar esta GeoCache e se divirtam tanto quanto nós nos divertimos. E já agora Boa Sorte para os Prémios GPS 2015.

Isto é GeoCaching!

Ao Pedro Silva = ordep_81 o meu Grande Agradecimento por toda a tua disponibilidade e companhia nestas minhas 24 horas na Ilha Terceira és TOP! 

Até já com um outro Canto & Recanto perto de ti, 

javs&family

 

]]>
no-reply@geopt.org (javs&family) Cantos & Recantos Sat, 10 Sep 2016 17:00:00 +0100
Cantos & Recantos #7 Philosophia Naturalis http://www.geopt.org/index.php/artigos/outros-artigos/cantos-recantos/item/3578-cantos-reacantos-7-philosophia-naturalis http://www.geopt.org/index.php/artigos/outros-artigos/cantos-recantos/item/3578-cantos-reacantos-7-philosophia-naturalis Cantos & Recantos #7 Philosophia Naturalis

O Cantos & Recantos deste mês da-vos a saber de uma Geocache do tipo LetterBox localizada no Concelho da Lourinhã com data de Publicação de 09 de Julho de 2015 de nome Philosophia Naturalis   (Está nomeada para os prémios GPS 2015).

Excelente trabalho do Professor Fgande nada foi deixado ao acaso, é uma GeoCache muito interessante do ponto de vista das experiências de Física que nos proporciona, pela parte educativa o que a torna muito cativante para os mais novos e Não Só, cada ponto é uma surpresa e um desafio ao mesmo tempo!

Todo o trabalho muito bem elaborado em cada um dos pontos que vamos descobrindo ao longo de uma pequena caminhada de cerca de 1km numa crista com algumas vistas espectaculares. 

Não sabes nada de Física ? Não gostas de Coisas Complexas? Não te preocupes com esses pormenores, repara que o nome desta GeoCache é Philosophia Naturalix e não Philosophia Complexus , lê a descrição, lê as dicas, toma atenção ao nível de dificuldade da GeaCache e Terreno, apetrecha-te dos artefactos que precisas e vai para o terreno. Se precisares de ajuda podes recorrer no local às mesmas mas precisas de dados/internet no smartphone e acesso ao teu e-mail, para saber como usá-lo, deves ler atentamente as informações no GeoCheck e/ou no ponto inicial.

O Professor Fgande desaconselha que seja procurada com chuva (por experiência própria reforço esta nota). As rochas molhadas são muito escorregadias. Não arrisques! A tua vida vale mais do que uma GeoCache! Se levares crianças deves ter cuidados redobrados.

Necessitas de cerca de 3 horas para completar a cache, ou tavez não!

Tínhamos, com outros companheiros iniciado a visita a esta GeoCache em Novembro de 2015 mas devido a um imprevisto no 2º Ponto, tivemos que abandonar o local.

Depois disso já tinha sido agendada nova visita mas que por motivos... voltou a ser adiada mas no dia 24 de Julho de 2016 na companhia de Cisco 73, GeoCacheter, Marcelinos Team e ainda com a presença quase no final do Professor Fgande foi procurada e encontrada com êxito.

 

Estacionados os CacheMobiles e depois de meio dedo de conversa, coordenadas do ponto inicial no GPS e partimos por um estradão que nos leva quase até ao 1º Ponto que já conhecia, efectuadas as buscas e lá apareceram os primeiros artefactos e lá vêm a primeira lição de física!

Conseguimos obter as coordenadas, vamos continuar a nossa caminhada para o 2º ponto, aí chegados mais uma novidade mais um excelente desafio, este demorou a ser resolvido...depois de obtermos as coordenadas para o próximo ponto todos quisemos dar mais uma olhadela na “gigante bolha de nível” e entender a seu funcionamento.

Chegados ao próximo ponto e encontramos um “compressor!?” uma “bomba!?” e agora vamos para ali... vamos lá... afastando os ramos denota-se uma caixa com uns T....S pois deve ser para por o“compressor!?” ou para a  “bomba!?”...e agora? Agora vamos soltar a criança que há em nós e brincar com isto... e ficámos ali a ver a dança de uma “valsa” e assim conseguimos mais umas coordenadas.

Existem mais alguns pontos pelo meio....

Todos estávamos extasiados e até que nos estávamos a safar bem. chegamos ao penúltimo ponto  e mais uma caixa, mais uma surpresa mais um desafio! Será que isto Sobe? Desce? Ou...Roda?Lá agarramos uma peça e olhando para a mesma conseguimos perceber de que materiais era composto. Ora então vamos lá experimentar a fazer assim...e não é que aquilo fez accionar o mecanismo! Mas qual mecanismo? Pois é, é uma força invisível que pôs o mecanismo a se movimentar...Espectáculo, coisa tão simples...! E desta forma obtemos as coordenadas para o ponto final ou talvez ainda Não!

Pois isto têm muitos pontos e mais desafios e já estamos perto do final mas ainda não é o fiml!

Calhou-me a mim ir buscar o contentor final, UaUuuUUuuU, mas que excelente trabalho de Bricolage, Relojoaria e Não Só, juntámo-nos todos em circulo a contemplar a obra de arte. Meus amigos não vos vou contar o que ali está, porque cada peça é para ser apreciada in loco e contestem a dedicação, o carinho e outros que tais que o Owner ali colocou e disponibiliza para todos nós.   

Em suma nesta GeoCache temos tudo para ser uma excelente escolha para se desfrutar numa manhã ou numa tarde, temos aventura, temos paisagens espectaculares, temos pontos originais bem como um excelente trabalho final e tudo isto bem inserido dentro da temática desta Letterbox.

Por tudo isto e não só, onde os pequenos pormenores que interligam os vários pontos desta viagem e onde se misturam pequenos pormenores de FÍSICA é que esta GeoCache é digna de ser VISITADA por todos os GeoCachers, denota-se um grande trabalho de pesquisa, bem estruturada criando um elo de ligação entre todos os pontos e criando em cada um desafios que requerem muita atenção, perspicácia e não só! 

Em suma esta GeoCache faz parte da minha lista de Favoritos e Não Só!

Desejo a todos Boas Cachadas e deixo o desafio para que venham procurar esta GeoCache e se divirtam tanto quanto nós nos divertimos.

Agradecimentos aos Amigos Cisco 73 e GeoCacheter pelas fotografias desta rubrica.

Isto é GeoCaching!

Aos owners, o meu muito obrigada pela partilha do local!

Até já com um outro Canto & Recanto perto de ti,

javs&family

]]>
no-reply@geopt.org (javs&family) Cantos & Recantos Sat, 06 Aug 2016 10:00:00 +0100
Cantos & Recantos #6 O Tesouro do Aladino II http://www.geopt.org/index.php/artigos/outros-artigos/cantos-recantos/item/3512-cantos-recantos-6 http://www.geopt.org/index.php/artigos/outros-artigos/cantos-recantos/item/3512-cantos-recantos-6 Cantos & Recantos #6 O Tesouro do Aladino II

No fim de semana de 10-11-12 de Junho todos os caminhos apontavam para Palmela, para o Evento GEOCONQUISTA PALMELA 2016 e na companhia dos amigos Cisco 73naim&família - _PoPeYe_ por lá passamos e convivemos em mais um excelente evento com organização dos amigos LosCabanerosGeoMafia & Friends .

O Cantos & Recantos deste mês pretende dar-vos a RE-Conhecer  uma Geocache do tipo tradicional com data de Publicação de 24 de Fevereiro de 2010 O Tesouro do Aladino II um espaço com uma arquitectura fora do vulgar, fazendo-nos lembrar as histórias das mil e uma noites. 

Tínhamos uma Pocket com GeoCaches da zona mas nenhum de nós tinha feito trabalho de casa no sentido de escolher quais as que iríamos procurar, assim as que aparecessem no caminho seriam procuradas!

Quase a chegarmos ao destino, avistamos a primeira GeoCache O Brinde e mais a frente estava o O Tesouro do Aladino II resolveu-se estacionar o CacheMobil no parque do Cemitério, coordenadas no GPS, atravessamos a estrada em direcção a um pequeno carreiro e em breves minutos estamos com o Contentor nas mãos, efectuar o registo e eis que avistamos uma torre de vigia, uma escadaria e...WoauW...mas onde estamos? Nenhum de nós conhecia o local e como tal rapidamente resolvemos efectuar uma expedição.

Será que o local está abandonado?

Será que podemos entrar? 

  

Deparamos com algumas portadas com rede mas todas abertas, decidimos entrar por um caminho bem largo, passamos por um pequeno túnel e deparamos com uns pequenos lagos, com alguns patos e cisnes, com alimentação para os mesmos, isto indica que alguém pelo menos aqui vêm para os alimentar!

Depois deste local rumamos a sul, subindo por um caminho de cimento serpenteado por entre Romãzeiras carregadas de Flor...Deparamos com mais um muro e uma passagem para o outro lado, também este com uma portada escancarada como a dizer "entrem"...daqui chegamos ao moinho já em ruínas mas com um spot fotográfico e não só, atenção ao cão de grande porte que por ali estava deitado...Não se levantou, apenas deu umas latidas como a dizer " eu estou aqui, mas não me chateiem nem me façam correr" e assim foi.

Bem, deste ponto só voltando para trás, pois ali existem umas escadas com uma porta em chapa de zinco fechada.

Voltamos ao principio, agora foi hora de explorar o lado mais a Sudoeste, e deparamos com uma entrada com cerca de 2 metros de altura em forma de arco, espreitamos e é escuro como o breu, mas o naim&família deu conta de um interruptor...Um interruptor aqui!? Pressionou e fez-se luz como se fosse dia...Aqui tínhamos mais um indicio que este local não está de todo abandonado.

Fomos entrando e aqui deparamos com um túnel todo iluminado com uma extensão de cerca de 20 metros, ao longo do túnel diversos nichos vazios nas paredes e uma zona de construção recente como se fosse uma escavação arqueológica romana... espectacular...Chegados ao fim deparamos com uma sala redonda com um diâmetro de 10 metros com tecto em forma de abobada com uma cruz de madeira...Aqui meus amigos está no meu entender o TESOURO do Aladino.  

Quantos de vocês já visitaram esta parte da "quinta"? Alguém viu e carregou no interruptor? 

Infelizmente depois de alguma pesquisa na Internet não encontrei qualquer informação sobre o local a não ser em diversas Imobiliárias que anunciam a venda desta “quinta”.

É mais um daqueles tesouros recondidos e que infelizmente tendem a desaparecer devido ao seu estado de degradação, ou talvez não por aqui andamos cerca de 1 hora e com muitas fotos para recordar o local! 

Aqui está uma cachada diferente do que eu esperava encontrar não só pela descrição desta GeoCache bem como dos registos anteriores efectuados! 

Em suma esta GeoCache faz parte da minha lista de Favoritos e Não Só!

Desejo a todos Boas Cachadas e deixo o desafio a quem já visitou este local e não carregou no interruptor que o revisite que vale a pena!

Isto é GeoCaching!

Aos owners, o meu muito obrigada pela partilha do local!

Até já com um outro Canto & Recanto perto de ti,

javs&family

]]>
no-reply@geopt.org (javs&family) Cantos & Recantos Sun, 03 Jul 2016 10:00:00 +0100
Cantos & Recantos #5 Lagoa do Covão dos Conchos http://www.geopt.org/index.php/artigos/outros-artigos/cantos-recantos/item/3513-cantos-recantos-5-lagoa-do-covao-dos-conchos http://www.geopt.org/index.php/artigos/outros-artigos/cantos-recantos/item/3513-cantos-recantos-5-lagoa-do-covao-dos-conchos Cantos & Recantos #5 Lagoa do Covão dos Conchos

Nova aventura e mais um Cantos & Recantos por terras da mais alta Serra de Portugal, o objectivo, chegar à Lagoa do Covão dos Conchos  

O dia estava óptimo para uma caminhada, temperatura amena com algumas nuvens cinzentas, sem vento e visibilidade perfeita para a nossa aventura, cachemobil estacionado junto à Lagoa Comprida, tempo ainda para 2 dedos de conversa enquanto fazíamos provas de queijos e presunto na loja ali existente, depois material devidamente verificado e cá vamos nós iniciando a caminhada que começa na maior lagoa da Serra da Estrela e termina numa das mais surpreendentes numa aventura de cerca de 3 Horas (caminhada em modo passeio ida/volta).

O caminho acompanha o lado esquerdo da lagoa que, nesta altura do ano (Maio), está cheia, como não havia vento estava um espelho de água maravilhoso, no inicio do caminho encontramos a primeira GeoCache [VR01] Geocaching Trail - Vale do Rossim de um percurso linear de dificuldade média/alta com cerca de 25 Kilometros, onde poderão encontrar 63 GeoCaches tradicionais, no nosso caso passamos por 11 GeoCaches deste percurso.

Seguimos sempre por um caminho de terra batida e em alguns locais com bastantes pedras soltas e ainda com água que se infiltra pelas pedras e nos faz pensar que estamos dentro de um ribeiro. A vegetação durante todo o percurso é rasteira e com a existência de grandes fragas graníticas tais como a Fraga da Pena Ruiva e de onde temos uma vista privilegiada sobre 3 Lagoas, a Comprida, a do Covão do Forno e a do Covão do Curral e mais a frente temos mais uma GeoCache que têm mais uma com Vista Sobre as Lagoas continuando a maioria do trajecto plano, havendo algumas subidas pouco acentuadas mas nada que demova um GeoCacher de atingir o seu objectivo.  

Após 2 horas de caminho e percorridos cerca de 5 Kilometros, chegamos ao Covão dos Conchos que, à primeira vista, parece uma lagoa comum mas, na verdade, é uma pequena barragem que desvia as águas da Ribeira das Naves. É necessário continuar a caminhada contornando pelo lado direito da barragem e atingir o outro extremo onde então se avista um circulo em forma de funil no meio da água, este têm no seu interior uma tubagem com cerca de 2 Kilometros de comprimento que desvia o excesso de água desta Barragem para a Barragem da Lagoa Comprida. 

Depois de efectuar o registo sentamos-nos e apreciamos a beleza em todo o redor, que bem que soube sentir a frescura do local e que nos ajudou a recuperar o folgo para o retorno e a paisagem a limpar a alma, aos nossos pés o funil com alguma flora ao seu redor que o torna de uma beleza ímpar e de onde se escuta o deslizar das águas que escorrem suavemente para o seu interior. Fotografias para a posterioridade e chega a hora de voltar ao inicio pelo mesmo percurso.

Em suma esta GeoCache faz parte da minha lista de Favoritos e Não Só!

Desejo a todos Boas Cachadas e um até já com um outro Canto & Recanto perto de ti,

javs&family

E como nota de rodapé que, segundo o Plano de Ordenamento do Parque Natural da Serra da Estrela, esta área está inserida na Área de Protecção Parcial Tipo I, ou seja, interdita a qualquer actividade motorizada, com excepção de actividades ligadas a veículos de emergência e vigilância. Quer o SEPNA da GNR, quer as brigadas de montanha da GNR podem autuar.

]]>
no-reply@geopt.org (javs&family) Cantos & Recantos Sat, 04 Jun 2016 10:00:00 +0100
Cantos & Recantos #4 Lapa da Boavista http://www.geopt.org/index.php/artigos/outros-artigos/cantos-recantos/item/3475-cantos-recantos-4-lapa-da-boavista http://www.geopt.org/index.php/artigos/outros-artigos/cantos-recantos/item/3475-cantos-recantos-4-lapa-da-boavista Cantos & Recantos #4 Lapa da Boavista

Por Cantos & Recantos a caminhada continua, desta vez nas terras altas da Serra de Montejunto e com o objectivo bem traçado! Encontrar a Lapa da Boavista.

Chegamos cedo à serra de cima, o dia estava óptimo, temperatura amena, vento suave de noroeste e visibilidade perfeita para a nossa aventura, cachemobil estacionado junto do casario do Arieiro, material devidamente verificado e cá vamos serra a cima.

Para quem não conhece, a Serra de Montejunto é a serra mais a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, localiza-se nos concelhos de Alenquer e Cadaval, na região Oeste de Portugal e está classificada como Paisagem Protegida desde 1999.

Marca indelével da paisagem que a envolve a Serra de Montejunto caracteriza-se por ser um grande maciço calcário, que se eleva a 666 metros,  dividindo a planura da Lezíria da rugosidade do Oeste.

A proximidade do Atlântico molda-lhe o clima, a litologia e o clima impõem-lhe a vegetação e a ancestral presença humana deixara-lhe, os monumentos, os achados arqueológicos e as lendas e agora o Geocaching  apresentou-a ao Mundo.

Enquanto observava o casario do Arieiro e caminhava no estradão de terra batida, distraidamente, rumo ao objectivo deixamos uma Geocache para trás “A Casa”, mas como o caminho de volta não era o mesmo voltamos  uns metros para trás para a logar, valeu a pena estes passos para trás porque esta casa em ruína é um belíssimo exemplar da Arquitectura tradicional serrana que merecia melhor sorte.

Logada “A Casa”, seguimos em direcção à "Penha do Meio Dia" depois ao "Tiro aos Pratos" e posto mais um sorriso no mapa seguimos no caminho do "Moloiço", à esquerda, onde o velho pinhal persiste de pé e moldado pelo tempo que o tempo tem.

"Moloiço" à vista, mas que nome é este que ninguém tem memória do que quer dizer? Só sei que este é o nome do único moinho do Oeste onde se avista em porções iguais a Terra e o Mar.

 

Chegou a altura de deixar o caminho do Moloiço e virar à direita pelo caminho da Coitada até chegar à escarpa da falha de "Pragança", pelo caminho a vegetação sempre verde dos matagais mediterrânicos bordam a nossa passagem de cheiros e chegados ao fim do caminho é o Mundo que a nossa vista alcança que nos acolhe e nos espanta, cheguei ao penhasco da Coitada.

Segundo a lenda local, neste penhasco, bem por cima da Lapa da Boavista, de superfície aplanada, andava uma pastora a guardar o seu rebanho quando subitamente desceu uma densa nuvem sobre o local, a pastora assustada e sem visibilidade avançou na direcção dos sons dos chocalhos dos animais e caiu do penhasco abaixo, sendo ali encontrada morta. Então o povo dizia coitada da pastora que no meio do nevoeiro se desorientou e ali encontrou a morte, ficando para sempre este penhasco conhecido como o Penhasco da Coitada.

Descemos pelos degraus naturais talhados na escarpa da falha de Pragança e cheguei à Lapa da Boavista, nem queria acreditar, estava perante uma grande dobra anticlinal com uma lapa talhada nas camadas do seu núcleo, virei-me e lá estava outra vez o Mundo todo que a nossa vista alcança, olhei em meu redor e na pequena rechã fronteira à Lapa da Boavista as Rosas Albardeiras dominavam e já espreitavam a luz do Sol, estão quase em flor, vantagens da Primavera.

Sentei-me dentro da Lapa, a frescura do local ajudou-me a recuperar o folgo e a paisagem a limpar a alma, a meus pés abre-se o anfiteatro de Pragança, dominado pela Penha do Meio-Dia à direita e a Falha da Tojeira à esquerda, o puzzle rural de verdes e vermelhos mesclados com o casario branco  fazem a Terra, o azul e prata fazem o Mar, o silêncio dos sons da natureza e a frescura da brisa fazem o Ar e tudo em nós muda, os sentidos não têm mãos a medir e queremos absorver todo o momento sem perder um segundo que seja e quando um lugar só por si, nos oferece tanto sem cobrar nada em troca e nos reforça de felicidade, então esse é o nosso Lugar e a Lapa da Boavista é um dos meus Lugares. 

A Lapa da Boavista quando publicada será uma Earth Cache do Pedro = GeoCadaval.

Um especial agradecimento ao Rui Henriques = americo.vespucio pela informação contida neste texto! 

Desejo a todos Boas Cachadas e até já com um outro Canto & Recanto perto de ti,

javs&family

]]>
no-reply@geopt.org (javs&family) Cantos & Recantos Sat, 07 May 2016 10:00:00 +0100
Cantos & Recantos #3 NENÚFARES http://www.geopt.org/index.php/artigos/outros-artigos/cantos-recantos/item/3440-cantos-recantos-3-nenufares http://www.geopt.org/index.php/artigos/outros-artigos/cantos-recantos/item/3440-cantos-recantos-3-nenufares Cantos & Recantos #3 NENÚFARES

Cantos & Recantos #3 NENÚFARES 

Então pensavam que não havia Cantos & Recantos em Abril?  Como diz o Actor José Raposo este atraso deveu-se a “motivos...motivos...” mas aqui está a 3ª rubrica, aproveito para informar que  a partir de Maio esta passa a ser publicada no primeiro sábado de cada mês.

Mas deixemos-nos de lamurias e vamos lá ao que interessa. Eu e o naim&familia resolvemos fazer o que faltava fazer no Concelho de Sintra mais precisamente nas localidades da Tala e Meleças.  

Começamos pela GeoCache denominada NENÚFARES, estacionamos o CacheMobil no parque da estação de comboios de Meleças, coordenadas no GPS, atravessamos a estrada em direcção aos pinheiros aí avista-se um pequeno carreiro que nos levará até ao nosso Recanto. 

Estamos no que resta da Quinta do Nobre cujos edifícios principais ficavam junto à estrada frente ao restaurante da Tala, vamos caminhar cerca de 200 metros entre alguns pinheiros, chegados ao local deparamos com um tanque com cerca de 25x25 metros com água e no topo Este um muro com uma porta de madeira que se encontra fechada.

Pelas suas características este seria um tanque de lazer e não para depósito de águas para regas de agricultura ou outros que tais. Se não vejamos: ...a profundidade é mínima, ...em 2 dos muros existem várias conversadeiras, ...restam indícios de uma estrutura de pérgola nos muros das conversadeiras ...e finalmente ainda é visível nas paredes interiores do tanque  decorações  com motivos geométricos bem característicos de uma época.

No topo Este o muro também com cerca de 25 metros, onde ainda também existem várias conversadeiras e a meio a tal porta de madeira fechada que depois de aberta ficamos a perceber que o muro para Norte é um túnel, aqui está a entrada para uma mina de água onde as paredes no seu interior estão decoradas com bonitos motivos florais, resultantes da incrustação de pedras de cor escura e de cascas de diversos bivalves. Na parede Este e Sul ainda se podem observar  molduras rectangulares com a incrustação de diversos pratos de porcelana com ilustrações florais. 

É mais um daqueles tesouros recondidos e que infelizmente tendem a desaparecer devido ao seu estado de degradação! 

Fiquei deveras surpreendido com o que aqui encontrei, aqui está uma cachada diferente do que eu esperava encontrar, não só pela descrição desta GeoCache bem como dos registos anteriores efectuados! 

Em suma esta GeoCache faz parte da minha lista de Favoritos e Não Só!

Agradeço ao amigo shogundai por alguma da informação contida neste texto! 

Desejo a todos Boas Cachadas e até já com um outro Canto & Recanto perto de ti,

javs&family

 

]]>
no-reply@geopt.org (javs&family) Cantos & Recantos Sat, 09 Apr 2016 10:00:00 +0100